Vinte anos de políticas públicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
numa perspectiva inclusiva
Retrospectiva sobre a temática da desertificação no Estado do Ceará
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
UFRRJ Mestrado em Educação Profissional Agrícola
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
PNEDH e compromisso do Estado
Educação Permanente em Saúde :
Instituto de Educação Profissional do Estado de Alagoas
PROJETO AS ESCOLAS AJUDANDO A CUIDAR DE PALMEIRA DAS MISSÕES "EDUCAÇÃO CHICO MENDES"
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Projeto Político-Pedagógico
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
Competência Legal da CIEA-BA
Introdução A Escola de Saúde Publica de Mato Grosso (ESPMT), vem atuando na formação de Indígenas a partir de 1987, onde iniciou a execução do Projeto.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro
“Pensar Globalmente... Agir localmente”
Trajetória da Pós-graduação ENSP/Fiocruz 40 ANOS.
Encontro Estadual de Formação
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
Buenos Aires, Argentina Prefeitura Municipal de Campinas
Comissão de EJA de Alagoas
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TERESINA
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Descentralização da política ambiental no Município de São Paulo
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
ATIVIDADE AVALIADA Análise de currículos Realizar a análise das propostas curriculares, considerando-as documentos fundamentais aos quais os professores.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA BAHIA
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
O papel pedagógico do órgão gestor
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

Vinte anos de políticas públicas Educação Ambiental Vinte anos de políticas públicas  

1972 Realização da Conferência Internacional das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Institucionalizou-se o tema MEIO AMBIENTE Criação do Programa Internacional de Educação Ambiental Importância de um trabalho de educação em questões ambientais, sem distinção de idades

Anos de 1970 1970 - Meio Ambiente nova área de atuação dentro das políticas públicas 1973 - criação da Secretaria Especial de Meio Ambiente - Atividades de educação ambiental presentes na atuação dos seus órgãos - forma incipiente e esporádica como a própria política de meio ambiente.

Anos de 1980 Lei da Política Nacional do Meio Ambiente cria Sistema Nacional de Meio Ambiente Defini a educação ambiental dentro dos seus princípios e objetivos Necessidade de promovê-la em todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para a participação ativa na defesa do meio ambiente.

Década de 90 1994 - Aprovação do Programa Nacional de Educação Ambiental – PRONEA 1996 - Criação da Câmara Técnica de Educação Ambiental no Conselho Nacional de Meio Ambiente 1999 - Realização da I Conferência Nacional de Educação Ambiental -Aprovação da Lei da Política Nacional de Educação

Estado de São Paulo Orgaos estaduais de meio ambiente – responsaveis pelas políticas de educação ambiental Décadas de 1970 e 1980 Novo campo de atuação da administração pública Criação da CETESB do Conselho Estadual de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente Institucionaliza-se um setor ambiental e uma política estadual de meio ambiente

- CETESB cria dentro de sua estrutura a 1983 - CETESB cria dentro de sua estrutura a Superintendência de Educação e Divulgação Ambiental responsável pelas modalidades de educação formal e não formal - Elaborado o Programa Conjunto de Educação Ambiental e Participação Comunitária , - Busca a aplicação de propostas concretas de participação da sociedade no processo de recuperação e gerenciamento ambiental e na avaliação dos resultados obtidos.

1989 - a educação ambiental passa a fazer parte da Secretaria do Meio Ambiente - Implementação da política estadual de meio ambiente - são criadas quatro coordenadorias, entre elas a Coordenadoria de Educação Ambiental – CEAM 1993 - Secretaria de Meio Ambiente divulga o documento Diretrizes para a Política Ambiental do Estado de São Paulo 1995 - lançado o documento Implantação da Agenda 21 no Estado de São Paulo onde consta o Programa Estadual de Educação Ambiental

1995 - Secretarias de Meio Ambiente e de Educação - Constituição de Grupo de Trabalho para coordenar os projetos de educação ambiental das duas áreas - Implantação de programas de educação ambiental nas escolas da rede estadual de ensino - Capacitação dos educadores da rede oficial para o tema - Desenvolvimento de metodologias apropriadas ao ensino da educação ambiental - Produção de material didático-pedagógico - Acesso das escolas do sistema estadual de ensino às informações ambientais

2003 - Reestruturação da Secretaria do Meio Ambiente - Tanto as atividades de educação como as de planejamento ambiental são integradas numa única Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental – CPLEA

Conclusão Os marcos constitutivos do desenvolvimento das políticas de educação ambiental, pouco revela do processo de formulação e implementação dessas políticas. Quando trazemos o olhar para períodos determinados, para atores específicos e casos concretos, a diversidade das experiências vividas, os conflitos e contradições enfrentados, as soluções encontradas, enfim, a riqueza da realidade cotidiana situa-se a uma distancia considerável do desenvolvimento linear descrito por qualquer retrospectiva.  

Bibliografia: Educação Ambiental – 20 Anos de Políticas Públicas Secretaria de Estado de Meio Ambiente, CPLEA Secretaria do Meio Ambiente. 2003 Autor do trabalho: Luciano Ramos de Oliveira Professor de Educação Especial Rede Municipal de Ensino de Campinas