Pós Graduação em Reabilitação e Saúde do Idoso Planejamento e Gestão de Centros Gerontológicos Dr.Felipe Toledo Rocha Primavera de 2006
Reconhecimento de mercado Contextualização Demográfica Demanda pelo Serviço Prospecção de Mercado Estudo de Viabilidade (investimento x retorno) Vias de financiamento PDCA – setores e etapas Plano de divulgação e Marketing
Setores Envolvidos Recepção Hotelaria Recursos Humanos Compras Infra estrutura e manutenção Transporte Captação e Fidelização do cliente Administração e Finanças (contabilidade)
Recepção Acessibilidade é fundamental Recepção do cliente ou familiar Acessibilidade é fundamental Orientação (primeira venda) programa de capacitação dos funcionários nas principais patologias e situações a serem vivenciadas. Ficha de admissão banco de dados pensando em conhecer e fidelizar o cliente. Primeiro ponto de hotelaria “ a primeira impressão é a que fica”
Hotelaria Cartão de visita Pode ser terceirizado, no entanto é onde reside a maior parte do lucro Serviço de luxo ou “midscale” Grande justificador do preço (custo aparente) Adequado com as condições locais Processo constante de reavaliação
Principal unidade de custo Capacitação de todos os setores Recursos Humanos Ponto chave do negócio Principal unidade de custo Capacitação de todos os setores Relação direta custo – qualidade Mão de obra especializada e de baixa disponibilidade Grande desgaste laboral Programas de valorização pessoal e profissional Desenvolvimento de Protocolos Terapêuticos Constante atualização acadêmica
Compras Centralização de fornecedores Compra associativa Próprias ou tercerizadas Centralização de fornecedores Compra associativa Controle rigoroso de estoque Pregão/Compra eletrônica Central de custos ( quanto custa seu leito?)
Infraestrutura e Manutenção Normatizada pela RDC Próprio ou terceirizado Manutenção Preventiva Manutenção Corretiva Catálogo de Patrimônio Adequado ao nível funcional da clientela
Plus na captação de clientes Pessoal capacitado para transferência Transporte Adaptado a realidade do cliente Plus na captação de clientes Pessoal capacitado para transferência Normatizado pelas normas de transporte de pessoas ou sanitário
Administração e finanças Profissionalização do setor é indispensável Conhecimento em administração, contabilidade e saúde Pode ser nomeado um gestor e haver um conselho gestor formado por técnicos da área de saúde Ponto racional da empresa Geração de relatório de custo e resultados com posterior socialização com a equipe Grande deficiência nas instituições atuais
PDCA
CASO Temos que elaborar o projeto de um centro dia com capacidade para 20 idosos com grau de dependência III localizado em uma casa antiga no Bairo Cidade Jardim em Belo Horizonte. Em grupos de 4 pessoas devemos escolher um dos setores de funcionamento do centro e uma das atividades e protocolizá-la pela metodologia do PDCA EX: Setor Recursos Humanos Atividade Contratação de RH