Relatório da atividade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
Advertisements

ROTEIRO PARA ORGANIZAR O PROJETO DE PESQUISA
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Formação em ação Segundo Semestre..
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Sociologia da Educação
2º encontro – Professores Maio de 2012
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Avaliação Mediadora.
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
PENSANDO OS TRABALHOS ACADÊMICOS
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Projeto aquecimento Global
RETRATOS DE FAMÍLIAS: UMA LEITURA ATRAVÉS DOS TEMPOS
PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO.
A MAGIA ESTÁ EM VOCÊ A MAGIA ESTÁ EM VOCÊ Paulo Araujo Paulo Araujo
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
A ERA DA INFORMAÇÃO A JUVENTUDE ESTÁ CONECTADA NO MUNDO VIRTUAL FACEBOOK E EDUCAÇÃO MÍDIAS SOCIAIS E CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA A EDUCAÇÃO A ESCOLA.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Vírus no ciberespaço. Katylin Nicoli 2PPN.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
A MAGIA ESTÁ EM VOCÊ Paulo Araújo.
Planejamento PNAIC 2014.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Observação da sala de aula
em sistemas escolares e não escolares
A MAGIA ESTÁ EM VOCÊ A MAGIA ESTÁ EM VOCÊ Paulo Araujo Paulo Araujo
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
“Navegar com Segurança é Assunto para Educação”
A MAGIA ESTÁ EM VOCÊ A MAGIA ESTÁ EM VOCÊ Paulo Araujo Paulo Araujo.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
RETRATOS DE FAMÍLIAS: UMA LEITURA ATRAVÉS DOS TEMPOS
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
Relatório de Proposta de Projeto
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Nome: Paulo de Siqueira de Souza Disciplina:Módulo de gestão Integrada de Mídias na educação Atividade:Relatório Tema: Cidadania no Brasil.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
A COPA DO MUNDO É AQUI, E EU COM ISSO?
Relatório do projeto Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Angela Cristina.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
CEEBJA Prof Paschoal Salles Rosa Ponta Grossa – PR
Identificação da atividade e do aluno
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
1. Identificação da atividade e do aluno
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
O computador como Meio e como Fim...
Contar com o coração Cléo Busatto. Por que contar histórias? Desenvolve o interesse pelos livros; Conscientiza sobre a variedade de livros; Possibilita.
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Saúde & Alimentação Saudável:
Formação continuada 2º Encontro
Arte - Física Iane Ohanna de Araújo Labre e Myller Medeiros.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Relatório da atividade MGIME

Identificação da atividade e dos alunos Atividade: Buscar identificar os aspectos positivos e negativos da propaganda e os impactos na vida em sociedade. Alunos: 2º ano Formação de Docentes Integrado

Descrição dos objetivos e do encaminhamento da atividade Objetivos: * Estimular o uso das consciente das mídias na educação e na vida em sociedade * Expor a questão ideológica por meio de discussão e uso de texto do livro didático * Sensibilizar os alunos dos aspectos positivos e negativos que podem ter as propagandas de forma geral * Discutir a influencia no comportamento social que os apelos midiáticos exercem na questão consumista.

Encaminhamento metodológico da atividade: * Diálogo com os alunos sobre a importância do uso de diferentes mídias nas aulas, e a diferença de uma aula com e sem este recurso e os cuidados que devemos ter ao utilizar diferentes recursos – questão ideológica. * Leitura no livro didático, sobre o conceito de ideologia, relacionando com a propaganda televisiva. * Vídeo na TV pen drive: http://www.youtube.com/watch?v=TDVaN6hil8U convertido no formato mpeg através do site: www.onlinevideoconverter.com/?lang=pt * Diálogo sobre o vídeo, discutindo os aspectos positivos e negativos do vídeo e os impactos que a propaganda de forma geral provoca no comportamento das pessoas.

Sequência do encaminhamento metodológico *Leitura do poema : Eu, etiqueta de Carlos Drummond de Andrade *Atividade reflexiva (avaliação), divisão da sala em 4 grupos de 5 alunos; cada grupo deveria escolher uma propaganda e identificar os aspectos positivos e negativos, e os grupos poderiam interagir entre si, de modo a acrescentar a discussão novas observações e ideias. * No final desta atividade foi proposto que cada aluno, de acordo com o seu trajeto diário, produzisse uma fotografia que não estivesse relacionada a nenhuma propaganda, e sim ao seu cotidiano e a natureza, para próxima aula, ( poderia ser realizada ate na câmera do celular, na impossibilidade de realizar uma foto, poderia escolher uma gravura na internet que pudesse ser relacionada ao seu cotidiano)

Sequência do encaminhamento metodológico De acordo com o planejado, seguiram-se as apresentações das fotos produzidas, ao final foi realizado um debate, enfatizando como o tempo, os horários, os estímulos consumistas de nosso sistema capitalista, muitas vezes não nos deixam prestar atenção nos caminhos que passamos todos os dias, naquilo que nos rodeia silenciosamente.

Pontos positivos (receptividade do público-alvo; objetivos de aprendizagem atingidos A receptividade dos alunos contribuiu muito para a realização das atividades propostas, e acabou envolvendo muitas vezes, pessoas da família, vizinhos, pelo fato que o vídeo apresentado despertou a atenção de muitas alunas que comentaram os apelos consumistas principalmente os apelos da indústria consumista e as mesmas repassaram o vídeo, além das troca de ideias da fotos produzidas. Acredito que os objetivos foram atingidos de forma geral, embora acredito que para alguns alunos não ficaram tão claros.

Pontos a serem reorganizados De forma geral o objetivo foi alcançado, mas, acredito que deveria reorganizar as atividades para torna-la mais objetiva, e ampliar para envolver mais pessoas com o tema, talvez a produção de uma entrevista, de um vídeo, ou de depoimentos de o que mudou na maneira de ver os apelos midiáticos. A quantidade de textos também não foi adequada, precisaria se revista.

Análise final: A experiência desta atividade despertou novos olhares, sobre a imagem que fazemos de si mesmo, de como aceitamos os apelos propagandísticos sem questionar, e deixamos de visualizar o que esta ao nosso redor, a natureza, o nosso modo de viver e demonstrar nossos sentimentos, tive essa percepção durante as apresentações dos alunos e nos diálogos estabelecidos.