Relatório da atividade MGIME
Identificação da atividade e dos alunos Atividade: Buscar identificar os aspectos positivos e negativos da propaganda e os impactos na vida em sociedade. Alunos: 2º ano Formação de Docentes Integrado
Descrição dos objetivos e do encaminhamento da atividade Objetivos: * Estimular o uso das consciente das mídias na educação e na vida em sociedade * Expor a questão ideológica por meio de discussão e uso de texto do livro didático * Sensibilizar os alunos dos aspectos positivos e negativos que podem ter as propagandas de forma geral * Discutir a influencia no comportamento social que os apelos midiáticos exercem na questão consumista.
Encaminhamento metodológico da atividade: * Diálogo com os alunos sobre a importância do uso de diferentes mídias nas aulas, e a diferença de uma aula com e sem este recurso e os cuidados que devemos ter ao utilizar diferentes recursos – questão ideológica. * Leitura no livro didático, sobre o conceito de ideologia, relacionando com a propaganda televisiva. * Vídeo na TV pen drive: http://www.youtube.com/watch?v=TDVaN6hil8U convertido no formato mpeg através do site: www.onlinevideoconverter.com/?lang=pt * Diálogo sobre o vídeo, discutindo os aspectos positivos e negativos do vídeo e os impactos que a propaganda de forma geral provoca no comportamento das pessoas.
Sequência do encaminhamento metodológico *Leitura do poema : Eu, etiqueta de Carlos Drummond de Andrade *Atividade reflexiva (avaliação), divisão da sala em 4 grupos de 5 alunos; cada grupo deveria escolher uma propaganda e identificar os aspectos positivos e negativos, e os grupos poderiam interagir entre si, de modo a acrescentar a discussão novas observações e ideias. * No final desta atividade foi proposto que cada aluno, de acordo com o seu trajeto diário, produzisse uma fotografia que não estivesse relacionada a nenhuma propaganda, e sim ao seu cotidiano e a natureza, para próxima aula, ( poderia ser realizada ate na câmera do celular, na impossibilidade de realizar uma foto, poderia escolher uma gravura na internet que pudesse ser relacionada ao seu cotidiano)
Sequência do encaminhamento metodológico De acordo com o planejado, seguiram-se as apresentações das fotos produzidas, ao final foi realizado um debate, enfatizando como o tempo, os horários, os estímulos consumistas de nosso sistema capitalista, muitas vezes não nos deixam prestar atenção nos caminhos que passamos todos os dias, naquilo que nos rodeia silenciosamente.
Pontos positivos (receptividade do público-alvo; objetivos de aprendizagem atingidos A receptividade dos alunos contribuiu muito para a realização das atividades propostas, e acabou envolvendo muitas vezes, pessoas da família, vizinhos, pelo fato que o vídeo apresentado despertou a atenção de muitas alunas que comentaram os apelos consumistas principalmente os apelos da indústria consumista e as mesmas repassaram o vídeo, além das troca de ideias da fotos produzidas. Acredito que os objetivos foram atingidos de forma geral, embora acredito que para alguns alunos não ficaram tão claros.
Pontos a serem reorganizados De forma geral o objetivo foi alcançado, mas, acredito que deveria reorganizar as atividades para torna-la mais objetiva, e ampliar para envolver mais pessoas com o tema, talvez a produção de uma entrevista, de um vídeo, ou de depoimentos de o que mudou na maneira de ver os apelos midiáticos. A quantidade de textos também não foi adequada, precisaria se revista.
Análise final: A experiência desta atividade despertou novos olhares, sobre a imagem que fazemos de si mesmo, de como aceitamos os apelos propagandísticos sem questionar, e deixamos de visualizar o que esta ao nosso redor, a natureza, o nosso modo de viver e demonstrar nossos sentimentos, tive essa percepção durante as apresentações dos alunos e nos diálogos estabelecidos.