ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos

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Transcrição da apresentação:

ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos Descrição da Ementa do Curso Esse curso capacita os alunos para desenvolver melhorias e inovações de processos de grande impacto e comprovar os resultados gerados. Os alunos serão conduzidos a partir de um case prático a passar por todas as etapas de um projeto de melhoria e inovação bem sucedido e estruturado: 1) Construir Visão de futuro; 2) Entender e Mensurar a Situação Atual; 3) Analisar Processo e Quantificar Ganhos; 4) Redesenhar Processo e Preparar Implantação; e, 5) Implementar Processo e Realizar Operação Assistida. Este curso é recomendado a todos os gestores, analistas e líderes de processos interessados em promover transformações de alto impacto em suas organizações e comprovar o valor gerado. O curso é estruturado em torno de um case prático e dinâmico em que o aluno vivencia os principais desafios existentes na estruturação de um projeto de melhoria e inovação de processos. Ao final do curso, o aluno receberá um manual detalhado e todas as ferramentas necessárias para conduzir seus próprios projetos de melhoria e inovação em sua organização. Reforçamos que este é um curso de caráter prático e voltado para profissionais com nível de proficiência intermediário em gestão por processos. Recomendamos fortemente a participação prévia no Curso de Formação de Gestores de Processo da ELO Group ou em cursos similares. Conteúdo Programático do Curso 1. Planejar e acompanhar projetos de melhoria e inovação de processos O novo paradigma da gestão por processos: Mobilizar pessoas para aumentar o valor de uma organização a partir de ganhos, melhorias e inovações O que é um projeto de melhoria e inovação de processos? Como integrar a gestão de projetos e a gestão de processos? Quem deve participar do planejamento e gestão de um projeto de melhoria e inovação de processos? Como definir o escopo dos processos presentes no projeto priorizado? Quais os atores devem ser envolvidos em projeto de melhoria e inovação? Como utilizar as melhores práticas de gestão de projetos para planejar os custos, riscos, qualidade e prazos de um projeto de melhoria e inovação? Como acompanhar um projeto de melhoria e inovação ao longo de sua execução, em especial após a priorização das melhorias de processos? Quando e como finalizar um projeto de melhoria e inovação? Quais os melhores caminhos para comunicar os resultados obtidos?   2. Construir Visão de Futuro O que é a visão de futuro de um processo? Como relacionar a visão de futuro de um processo com o valor gerado para a organização? Quem deve participar das reuniões de construção de uma visão de futuro? Como preparar uma reunião de visão de futuro? Como definir uma visão de futuro que comunique de forma clara e contagiante como o processo irá funcionar nos próximos anos ? Como definir os ganhos esperados de um projeto de melhoria e inovação para a organização, seus clientes e demais stakeholders? Como estimar e descrever um ganho como uma performance esperada de um processo? Como mobilizar pessoas para criar idéias e oportunidades de melhorias que viabilizem os ganhos esperados? Como lidar com visões de futuro conflitantes, desmotivantes ou utópicas? Como homologar visões de futuro? Como mobilizar uma organização para atingir suas visões de futuro?  3. Entender e Mensurar a Situação Atual O que é necessário para entender a situação atual de um processo? Qual o propósito da modelagem da situação atual? Quais técnicas e notações existentes podem ser utilizadas para otimizar a modelagem de processos? BPMN: Utilizar, adaptar ou não utilizar? Quem deve participar do entendimento e mensuração da situação atual? Como preparar uma reunião de modelagem da situação atual? Como lidar com o envolvimento de múltiplas áreas em uma modelagem de processos? Como utilizar a modelagem de processos para identificar as restrições e dificuldades que limitam o alcance da visão de futuro? Qual o grau de detalhamento necessário para cada tipo de informação? O que é necessário para mensurar a situação atual? Qual o propósito de mensurar a situação atual? Quais as técnicas existentes para otimizar a medição da performance atual dos processos? Como coletar evidências da performance atual do processo? O que fazer quando não existem informações sobre a performance atual do processo? www.elogroup.com.br Rio de Janeiro: +55 (21) 2222-2191 São Paulo: +55 (11) 4063-0228 Brasília :+55 (61) 4063-6441 Belo Horizonte: + 55 (31) 4063-6442 contato@elogroup.com.br treinamentos@elogroup.com.br

ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos 4. Analisar Processo e Quantificar Ganhos O que é uma análise de processos? Como analisar um processo de forma estruturada? Quais as principais técnicas existentes para análise de um processo (análise de agregação de valor, análise quantitativa de prazos e custos, análise de variabilidade com foco em Six Sigma, análise da experiência do cliente, análise de riscos)? Em que situações usar cada técnica de análise de processos? Quem deve participar da análise de processos e quantificação de ganhos? Como preparar reuniões de análise de processo e quantificação de ganhos? Como estruturar, descrever e justificar oportunidades de melhorias de processos de forma a suportar o processo de tomada de decisão? Como quantificar o ganho esperado com as melhorias e inovações propostas? Como estimar o valor que está sendo gerado com o projeto de processo? Quem deve participar da priorização de melhorias e inovações de processos? Como preparar reuniões de priorização de melhorias? Como priorizar oportunidades de melhoria e inovação de processos de forma orientada à criação de valor para a organização, clientes e/ou demais stakeholders? Como lidar com conflitos de interesse ao longo da análise e priorização de melhorias? 5. Redesenhar Processos e Preparar a Implantação O que é o redesenho de processos? Qual o propósito do redesenho dos processos? Qual o escopo do redesenho de processos: melhorias de curto, médio ou longo prazo? Qual o grau de detalhamento esperado do processo redesenhado? O que é um plano de implementação de processos? Qual o propósito deste plano? Como definir o grau de detalhamento necessário associado aos planos de ação? Quem deve participar do redesenho de processos e preparação da implantação? Como preparar uma reunião de redesenho de processo e validação do plano de implementação de processos? Como definir indicadores de controle da implantação do processo? Como preparar a especificação e desenvolvimento de sistemas de informação junto a TI? Como preparar a realização de treinamentos e capacitações junto a RH? Como preparar reestruturações organizacionais junto aos atores envolvidos? Como realizar o dimensionamento da equipe necessária para executar o novo processo? Como analisar e tratar o impacto com a mudança do novo processo? Como definir prazos e tarefas de forma adequada?   6. Implementar Processo e Realizar Operação Assistida O que é uma operação assistida? Qual o propósito da operação assistida? Quem deve participar do acompanhamento da implantação e operação assistida? Como estruturar um acompanhamento inteligente e que efetivamente funcione? Como lidar com os desafios de acompanhar a implantação dos planos de ação? Como atuar neste limiar entre cobrar e promover a mudança? Como definir pontos de controle para dar visibilidade a todos em relação ao status da mudança? Quando usar relatórios, reuniões e gestão à vista? Como estruturar uma operação assistida para acompanhar os primeiros meses de execução do novo processo? Como apurar se o valor esperado com o projeto de processo está de fato sendo alcançado? Carga Horária e Investimento Carga Horária: 16 horas Investimento: R$ 1.730,00 (um mil setecentos e trinta reais) Inscrição: 1. Preencha formulário de inscrição no site www.elogroup.com.br 2. Aguarde confirmação sobre a disponibilidade de vagas. A confirmação de inscrição será enviada pelo ELO Group para seu contato preferencial. www.elogroup.com.br Rio de Janeiro: +55 (21) 2222-2191 São Paulo: +55 (11) 4063-0228 Brasília :+55 (61) 4063-6441 Belo Horizonte: + 55 (31) 4063-6442 contato@elogroup.com.br treinamentos@elogroup.com.br