Suy-Mey C. de Mendonça Gonçalves

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dr. Thomé E. Tavares Filho
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Plano de Trabalho Docente
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
MISSÃO: formar professores de educação física
Bacharelado em Sistemas de Informação
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
2009.
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
Profª Maria Cecilia Ziliotto
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Educação Física Perfil do Egresso Objetivos do Curso Objetivo Geral
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Portfólio de Estágio Supervisionado
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Bacharelado em Saúde Coletiva
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
Atividades Complementares Coordenação de Administração
Nutrição AV. MARIA QUITÉRIA, 2116 CENTRO – FEIRA DE SANTANA – BAHIA – TEL.:
Curso de Especialização Gestão em Saúde CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO EM SAUDE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ROMPENDO BARREIRAS DE ACESSO E PROMOVENDO MUDANÇAS.
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
Universidade Federal de Uberlândia
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Ensino Médio e Educação Profissional
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Política Educacional Brasileira
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Introdução ao Serviço Social
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INLUSIVA
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Documentos e Propostas legais
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
Transcrição da apresentação:

Suy-Mey C. de Mendonça Gonçalves Aula Inaugural 2011.1 Iany Cavalcanti da Silva Barros Coordenadora Suy-Mey C. de Mendonça Gonçalves Coordenadora Adjunta

Onde está a psicologia?????

Nosso Curso: Formação generalista Voltado para questões relacionadas com: Políticas Públicas Saúde Mental Direitos Humanos Programas Sócio-Institucionais Inserção desde os primeiros períodos do Aluno em Pesquisa, Extensão e Estágios Básicos Ouvidoria Sustentabilidade Projetos Integradores entre as disciplinas*

Projetos Integradores: - Visam de forma inovadora a Adoção de estratégias de ensino e aprendizagem flexíveis, interdisciplinares, onde o currículo é pensado de forma sistêmica, promovendo a autonomia discente e a integração com a sua área de formação profissional, favorecendo também sua formação pessoal e cidadã; - Possibilitam a Mensuração do desenvolvimento dos discentes através de competências, habilidades e atitudes, mantendo a integração dos componentes curriculares alocados em cada período letivo do curso; - Rompem com a compartimentalização do conhecimento para uma compreensão da totalidade; - Planejados e direcionados a cada período em termos de temáticas, estrutura, metodologia, pontuação extra-disciplina e duração.

É pioneiro no Estado da Paraíba; Possui o maior número de Alunos no Mercado de Trabalho e em Pós-graduações (especializações e mestrado, com média de 3 alunos a cada ano para o Mestrado da UFPB); As atividades da Clínica-Escola de Psicologia possuem reconhecimento da comunidade; Participa de Feiras das Profissões; Realiza sistematicamente Eventos Científicos (Simpósios, Jornadas, Semana do Psicólogo, Congressos e Ações Sociais). Atividades Complementares

Índice Geral de Cursos - IGC 2009 (Triênio 2007, 2008 e 2009)-MEC IES Sigla IGC - Contínuo IGC – Faixas UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB 313 4 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UFCG 297 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PB IFPB 296 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA UNIPÊ 254 3 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB 242

Lutas e Conquistas da profissão: Apoios e ações sobre: reforma psiquiátrica, direitos humanos, políticas públicas, sistema prisional (redução da maioridade penal, medidas sócio-educativas, educação, saúde, democratização da comunicação e do trânsito, inserção do psicólogo no PSF, no ensino médio, na gestão das escolas públicas e nas emergências e desastres naturais; Parcerias com entidades de outras categorias como a OAB em defesa dos direitos humanos; CRAS, ONGS, Tribunais, entre outras. Na saúde suplementar: inserção dos psicólogos no atendimento nos planos de saúde no Brasil (20 sessões ao ano); No Sistema Único de Saúde através dos Núcleos familiares de saúde – NASF’S, UBS, CAPS, Maternidades e Hospitais.

O Curso segue o Modelo Integrado das Diretrizes Curriculares Estágios Básicos e Supervisionados Formação ... seguintes Eixos Estruturantes (Art. 5º): Fundamentos Epistemológicos e históricos Fenômenos e Processos Psicológicos Fundamentos teórico – metodológicos Procedimentos para a pesquisa e intervenção Interfaces com campos afins Práticas Profissionais (Núcleo básico de competências) Conhecimentos, Habilidades e Competências em torno dos Art. 10º e 11º Ênfases Curriculares Art. 6º e 7º - Núcleo Comum

Nossas Ênfases Curriculares: Psicologia e Processos Educativos Psicologia Relações Sociais e de Trabalho Psicologia e Processos Clínicos de Prevenção e Promoção da saúde Ênfases

Estágios Supervisionados Centrado em: Práticas Integrativas das Competências e Habilidades Previstas no Núcleo Comum Rompe com o Modelo tradicional entre primeiro informação depois a prática Supervisionados/ Curriculares Básicos Artigos de 20 a 23 Espaços onde são operadas políticas públicas

Critérios de Efetivação da Ênfase escolhida: Nota do CRE Média das Notas das Disciplinas vinculadas à ênfase escolhida Ênfase/ PROJETO SELECIONADO Opção 2 Opção 1 Opção 3 Opção 4 Opção 5 ETAPAS DA SELEÇÃO Opção 1 2 No ato de inscrição para o Estágio Supervisionado Específico, o aluno deverá optar, em ordem de preferência, por até 5 projetos das ênfases curriculares ofertadas. Após sua opção, a coordenação seguirá os critérios de efetivação de inscrição e, em seguida, divulgará listagem de alunos.

Disciplinas Vinculadas às Ênfases: Ênfase 3 – Proc. Clínicos, de prev. e prom. da saúde Ênfase 1 – Sociais e Trabalho Ênfase 2 – Proc. educativos Neuroanatomofisiologia II Psicologia da Sexualidade Humana Psicologia das Relações Familiares Psiquiatria I Psiquiatria II Psicoterapia da Criança Psicologia e Saúde Psicologia e Políticas Públicas Teorias de Grupo Fatores Sociológicos da Psicologia Introdução à Psicologia Social Psicologia Social Contemporânea Psicologia Institucional Psicologia Organização e Trabalho Psicologia e Relações de Trabalho Psicologia e Políticas Públicas Psicologia da Aprendizagem Psicologia Escolar I Psicologia Escolar II Psicologia e Práticas Inclusivas Psicologia e Políticas Públicas Avaliação psicológica 1, 2 e 3

Disciplinas Vinculadas às Ênfases: Ênfase 3 – Proc. Clínicos, de prev. e prom. da saúde Ênfase 1 – Sociais e Trabalho Ênfase 2 – Proc. educativos Psic. Desenvol. 1, 2 e 3 Aval. Psic. 1, 2 e 3 Teoria Psicanalítica Teoria Cognitivo-Comportamental Teorias Existenciais Humanistas Pesquisa em Psicologia Avaliação Psicológica 1, 2 e 3 Psic. Desenvolvimento 1 e 2

Como critério de desempate deve ser utilizada a nota dos seguintes componentes: Opção 1 Opção 2 Opção 3 Opção 4 Opção 5 Nota do CRE Média das Notas das Disciplinas vinculadas à ênfase escolhida Participação em: Monitoria (P3) Extensão (P2) Pesquisa (P1) Vinculadas à Ênfase escolhida ETAPAS DA SELEÇÃO Opção 1 3 Ênfase/projeto selecionado

X X Sites Interessantes e úteis em psicologia: Site Feedback Home |                                                                                   Site Feedback Home | Help | Log In MORE APA WEB SITES X                                                                                   Site Feedback Home | Help | Log In MORE APA WEB SITES X Sites Interessantes e úteis em psicologia:

Sejam Bem-vindos! Desejamos a vocês, uma boa caminhada.