PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
Contando Histórias… Isto é uma ARTE….
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Modalidades Organizativas
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O COMPROMISSO POLÍTICO DO EDUCADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Construindo o futuro do seu filho!
A importância do ato de Ler
RETRATOS DE FAMÍLIAS: UMA LEITURA ATRAVÉS DOS TEMPOS
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Projeto: Conta que eu conto
Relatório de Proposta de Projeto
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
PROJETO DE LEITURA - ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS - PÓLO “Projeto destinado aos alunos do ensino fundamental, tendo como objetivos incentivar o hábito.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Colégio Estadual Augusto Meyer
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Planejamento da Rotina Semanal
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DO GESTAR
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
LER É UMA VIAGEM FANTÁSTICA!
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Organização e desenvolvimento do HTPC
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 2º Encontro
ALFABETIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande

PROJETO SACOLA VIAJANTE Os benefícios da leitura são amplamente conhecidos, afinal quem lê adquire cultura escreve melhor, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar. Para que esta habilidade seja desenvolvida como um ato de prazer ela deve ser instigada desde a mais tenra idade por pais e professores. De acordo com Adriana Maricato: “Quanto mais cedo histórias orais e escritas entrarem na vida das crianças, maiores as chances de ela gostar de ler”. (MARICATO, 2006,p.18). Considerando que a postura adotada pela escola, referente à pratica da leitura é essencial para a formação de leitores permanentes e com visão critica, a Escola Municipal Professora Irmã Blandina Cisz aposta no Projeto de leitura intitulado “Sacola Viajante”. O principal objetivo dessa proposta é desenvolver as habilidades de leitura e escrita. Através do projeto pretende-se enriquecer o conteúdo interdisciplinar visando o aprendizado global, despertar o prazer pela leitura por meio de diversas fontes bibliográficas, estimular o gosto pelo contar e ouvir historias, bem como registrar os apontamentos sobe a mesma e envolver a família no processo de ensino e aprendizagem.

A cada semana é realizado um sorteio em nível de turma, onde uma criança é comtemplada e leva a sacola para casa. Nela há vários livros os quais deverão ser lidos com ajuda dos pais e é disponibilizado um caderno onde o aluno deverá completar uma ficha literária com informações sobre a obra, tais como: nome do livro, do autor, principais personagens e o enredo deve ser contextualizado. É também sugerido ao educando a produção ao educando a produção de um desenho sobre a historia lida. Com o intuito de tornar a família corresponsável nesse processo, é solicitado aos pais ou responsáveis que escrevam suas considerações relatando a experiência vivenciada em suas casas. Este projeto envolve todos os segmentos da comunidade escolar, ou seja, os alunos do 1º ao 5º ano e seus respectivos professores, é um trabalho idealizado e organizado pela equipe pedagógica e conta com o suporte dos pais e estudantes. Na condição de educadores não podemos deixar de apostar em projetos inovadores como este, pois dessa forma contribuiremos para a formação de leitores assíduos que se apropriem de conhecimentos e tornem-se cidadãos críticos e participativos. Embora este seja um projeto modesto os dados coletados no caderno de registro e em relatos orais apontam que os resultados são positivos e contribuem significativamente no processo de ensino e aprendizagem.