Indicadores de Qualidade nos Processos da Hemodinâmica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÉCNICAS E FASES DA VENDA
Advertisements

IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Algumas definições Organização Sistema Atividade Processo
DISCIPLINA: LOGÍSTICA
Iniciativa Gaúcha para Padronização de Indicadores de Qualidade

Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
TRABALHO DE CONCLUSÃO COLÉGIO LUTERANO CONCÓRDIA
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Sistema Hospitalar Integrado SCH Atendimento Financeiro Faturamento Farmácia Enfermagem Almoxarifado Veículos Laboratório RX Agenda Médica.
Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio.
ROTARY INTERNATIONAL DISTRITO 4500 ANO ROTÁRIO
Terceirização de serviços em Planejamento Logístico
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Gestão de Projetos.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES NO CONTROLE DA TUBERCULOSE - TDO
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
A Importância da Educação Continuada
Prof. MSc Dimas A Gonçalves CEA PUC Campinas
Maryline Rébillon COMMENT DIRE, Paris (França).
Sistemas de Informação
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico
Análise de contas Hospitalares
Metodologia de Ensino e Extensão
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Admissão do paciente na unidade
UMC – Universidade Mogi das Cruzes Campus Vila Lobos Disciplina: Tópicos Avançados em Qualidade Prof. Dr. Ricardo Di Bartolomeo
Funções de administração
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Gerenciamento de Processos - PNQ
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Alinhamento do Indicador de Absenteísmo com a Estratégia do Negócio
Faturamento Hospitalar
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Auditoria de Enfermagem nas Operadoras de Planos de Saúde
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Auditoria e Análise de contas Hospitalares
Um proposta de acolhimento
INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Teoria Geral da Administração
Medical Systems Soluções / Processos / Indicadores Março/2011.
Ministério da Saúde - MS Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães - CPqAM Departamento de Saúde Coletiva - NESC Laboratório de.
NOÇÕES DE INDICADORES DE DESEMPENHO
Desempenho Organizacional e melhorias
Planejamento do Processo de enfermagem
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
SERVIÇO DE AUDITORIA EM SAÚDE Prof.ª DENIELLE CUCOLLO
Qualidade e Segurança do Paciente nos Hospitais do Paraná
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
sistemas de informação
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
Balanced Scorecard A estratégia em ação. 2 O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
INDICADORES DE DESEMPENHO
Auditoria de Enfermagem nas Operadoras de Planos de Saúde Atualmente as intituições tem investido no setor de auditoria para que todas as contas sejam.
CUIDADO DOMICILIAR: O PAPEL DO ENFERMEIRO
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
O que é Planejamento Estratégico? É o processo que procura ordenar ideias de forma que possa criar uma visão do caminho que se deve seguir, orientando.

ADMINISTRAÇÃO INDICADORES.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Levantamento das ações e projetos de tecnologia realizadas pelo órgão – Nesta etapa devem ser levantados os projetos de TI concluídos ou em andamento.
20 de abril de 2016 CT de Gestão Pauta: Lançamento da discussão sobre indicadores de desempenho e de monitoramento das ações desenvolvidas na EPSJV.
INDICADORES DE DESEMPENHO
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
UNINASSAU Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

Indicadores de Qualidade nos Processos da Hemodinâmica Fernanda Diniz Neves Cruz Enf. Especialista em Cardiologia Coordenadora de Enfermagem Hemodinâmica Angitech Hospital Vera Cruz

Abordagem O que é o setor de Hemodinâmica? É o setor que realiza exames diagnósticos e intervenções terapêuticas por meio de radiologia cardiovascular. Qual a importância da Hemodinâmica? A hemodinâmica é um setor capaz de diagnosticar e intervir com alta precisão as necessidades apresentadas pelos pacientes. Setor em expansão abrangendo diversas áreas. Como alcançar os objetivos estratégicos da Hemodinâmica? Medindo, acompanhando, planejando e atuando nos processos. Então o obj desta aula é apresentar o quanto é importante medir os processos da HDM. O que é um processo?

Conjunto de Atividades interligadas Conceito de Processo Normas Processo Conjunto de Atividades interligadas Entradas Produto Final Indicadores ENTRADAS: Solic do proced/ Termo assinad/ Equipamentos disponiveis NORMAS: Diretrizes/ Rotinas/ Protocolos RESULTADOS: Pac assistido/Pac diag e tratado/ Pac satisf “Cerca de 85 a 95% dos problemas são resultados de falhas nos processos e não falhas das pessoas, portanto o controle dos processos é fundamental” Prof. W.E. Deming

Indicadores Definição São medidas que representam os resultados alcançados através dos processos desenvolvidos. Tipos de indicadores (perspectivas) Financeiros Clientes Processos Aprendizagem BSC- Balanced Scorecard – FINANCEIRO – lucro/crescimento/reduçao de custo/ melhoria da produtividade CLIENTE: satisf do cliente/ Indicaçao PROCESSO: Operacao/parte interna APRENDIZAGEM: Desenvolvimento de competencia da equipe/ clima QUAL É A RELAÇAO DESTAS PESPECTIVAS?Uma impacta a outra (Pessoas capacitadas, executam os processos adequados, que encantam clientes e proporciona um bom resultado a empresa.

Indicadores Atributos necessários para os indicadores Nome do indicador Definição (eficácia ou eficiência) Objetivo claro Fórmula para cálculo Frequência do acompanhamento Meta – Valor e Prazo Tipo - taxa, coeficiente, índice, percentual, número absoluto Orientação – Maior Melhor/Menor Melhor Responsável pela coleta Responsável pelo indicador Eficácia: Fazer a coisa certa Eficiência: Fazer a coisa certa com um menor recurso (Recurso financeiro, rec. de mão de obra e rec. tempo).

Indicadores dos processos de Hemodinâmica Atendimento de Hemodinâmica Marcação e autorização de exames Admissão do paciente Atendimento multidisciplinar ao paciente de hemodinâmica Elaboração e entrega de laudos Faturamento Acompanhamento pós alta Índice de glosa Consumo de roupas por procedimento Satisfação do cliente externo Satisfação do cliente interno Média do Tempo Porta Balão Taxa de mortalidade por cateterismo Taxa de acompanhamento pós alta Indicadores Taxa de infecção no setor Taxa de reação relacionada ã contraste Número de ablação Índice de entrega de laudos Percentual de adesão ao cronograma de treinamento Perspectivas BSC: Financeiro Clientes Processos Aprendizagem

Média do Tempo Porta Balão: Exemplo: Média do Tempo Porta Balão: - Fórmula de cálculo: Média (Horário do balão insuflado na coronária - Horário que o paciente passou pelo porteiro) - Frequência do Acompanhamento: Mensal - Tipo: Minuto - Meta: 90 min (American Heart Association) - Orientação: Quanto menor melhor Após a compilaçao do RESULTADO DO INDICADOR é realizado ANÁLISE CRÍTICA para verificaçao da TENDENCIA e verificacao da CAUSA RAIZ (PQ?) deste resultado e quais sao as possiveis AÇÕES que devem ser realizadas. PREVENTIVA E CORRETIVA. SE HA NECESSIDADE DE CRIAR UM PLANO DE AÇAO. PORTANTO PODEMOS CONCLUIR QUE………………

Conclusão O uso dos indicadores permite o enfermeiro medir os processos e com base nos resultados, tomar as decisões. Desta forma torna-se possível modificar e aprimorar sua prática, por meio de comparação e troca de informações.

Fernanda Diniz Neves Cruz E-mail: diniznanda@yahoo.com.br Contatos Fernanda Diniz Neves Cruz E-mail: diniznanda@yahoo.com.br

OBRIGADO!