Robson Ricardo de Araujo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pontos notáveis em um triângulo
Advertisements

TRAPÉZIO ISÓSCELES Trapézio cujos lados não paralelos são congruentes. Neste caso, existem dois ângulos congruentes e dois lados congruentes. Este quadrilátero.
Paralelogramos.
A soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°
Estudo dos triângulos.
Estudo dos quadriláteros
COLÉGIO MARISTA SÃO LUÍS
1) OPERAÇÃO COM ÂNGULOS 38o 29’ 51’’ + 15o 45’ 24’’ 38o 29’ 51’’
TRIÂNGULOS Professora: Gislene Colman.
DESENHO GEOMÉTRICO PROFª. Sabrina Varjão
O paralelogramo ABCD da figura tem 18cm de perímetro e os segmentos CM e DM estão contidos nas bissetrizes dos ângulos Ĉ e Ď. A medida de AD é a) 3cm b)
Baricentro.
Áreas de Figuras Planas
TRIÂNGULOS Classificação de triângulos
Circunferência E Polígonos Matemática.
CIRCUNFERÊNCIAS E ÂNGULOS
Triângulos Prof. Ilizete
Geometria plana Índice Polígonos Triângulos Congruência de triângulos
GEOMETRIA PLANA QUADRILÁTEROS.
GEOMETRIA.
Observe o quadrilátero ABCD:
Geometria Plana – Pontos Notáveis do Triângulo
Geometria Plana - Introdução
T E M A Â N G U L O S E T R I Â N G U L O S.
Elaborado por Mirian Batista
Professor Clemilton Cunha
CONSTRUÇÃO DE TRIÂNGULOS
Geometria Plana - Retas Paralelas e ângulos no triângulo Unidade 1
Triângulos Construções elementares
ESTUDO DOS TRIÂNGULOS.
Geometria Euclidiana revisitada
O paralelogramo ABCD da figura tem 18cm de perímetro e os segmentos CM e DM estão contidos nas bissetrizes dos ângulos Ĉ e Ď. A medida de AD é a) 3cm b)
Matemática Aplicada – 07/04/14
Congruência de Triângulos
Geometria
Áreas de Figuras Planas
ELEMENTOS DE UM TRIÂNGULO
SEGMENTOS NOTÁVEIS NO TRIÂNGULO
CONSTRUÇÕES E RELAÇÕES
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
TRIÂNGULOS Triângulo é um polígono de três lados..
Aula de Matemática TRIÂNGULOS Razão de semelhança
MATEMÁTICA GEOMETRIA PLANA PONTOS NOTÁVEIS INCENTRO E CIRCUNCENTRO.
POLÍGONOS Professora Adriane.
ÂNGULOS 1) OPERAÇÃO COM ÂNGULOS 38o 29’ 51’’ + 15o 45’ 24’’
TRIÂNGULOS.
Elementos de um triângulo retângulo
Professor : Neilton Satel
Professor : Neilton Satel
Ângulos opostos pelo vértice
PROPRIEDADES.
Estudo das figuras planas Profª:Jaquicele Costa- Matemática
Prof.ª Regente: Maria Aparecida. Progetec: Júnior.
Professor : Neilton Satel
Pontos notáveis do triângulo Triângulo isósceles e equilátero
Polígonos Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 6º ano
Professor : Neilton Satel
Geometria aula 2.
ESTUDOS DOS TRIÂNGULOS
O triângulo é um polígono de três lados, construída por três segmentos cujas extremidades são pontos não alinhados. É possível classificar os triângulos.
Triângulos e condições de existência
Matemática Triângulos - pontos notáveis, medianas,
GEOMETRIA PLANA QUADRILÁTEROS
GEOMETRIA PLANA: TRIÂNGULOS
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Israel Lopes.
GEOMETRIA PLANA TEOREMA DE TALES
GEOMETRIA PLANA TRIÂNGULOS
Triângulos.
Revisão Matemática ANO 2011
Pontos notáveis em um triângulo
Transcrição da apresentação:

Robson Ricardo de Araujo Geometria Triângulos Robson Ricardo de Araujo robcardo@ig.com.br

Triângulos Triângulos são figuras que possuem três pontos não-colineares ligados por segmentos de reta. Os pontos são chamados de vértices e os segmentos de lados do triângulo. A C B

Condição de existência Para que saibamos se três segmentos de medidas a, b e c podem formar um triângulo é preciso que a soma de quaisquer dois destes segmentos seja maior que a medida do terceiro lado, ou seja, a < b + c b < a + c c < a + b b a c

Ângulos internos Todo triângulo ABC tem três ângulos internos, formados nos vértices A, B e C.

Classificação por ângulos Quanto aos ângulos, podemos classificar os triângulos da seguinte maneira: Retângulo: possui um ângulo interno de 90º. Acutângulo: possui todos os seus ângulos internos menores do que 90º. Obtusângulo: possui um ângulo interno maior do que 90º.

Teorema do Ângulo Interno Soma dos ângulos internos Teorema do Ângulo Interno A soma dos ângulos internos de um triângulo é 180º.

Exemplo Os ângulos internos de um triângulo mede x + 5º, 8x – 10º e 50º. Qual é a medida de cada ângulo?

Ângulos externos Ângulo externo de um triângulo é todo ângulo suplementar aos seus ângulos internos. Na figura acima, os ângulos marcados em vermelho são os ângulos externos do triângulo.

Teorema do Ângulo Externo Soma dos ângulos internos Teorema do Ângulo Externo A medida de um ângulo externo de um triângulo é a soma da medida dos ângulos internos não-adjacentes. Na figura acima, a soma das medidas dos ângulos rosas é igual à medida do ângulo verde.

Exemplo EXEMPLO 10: Determine o valor de x na figura abaixo e classifique o triângulo quanto aos ângulos.

Classificação por lados Quanto aos lados, podemos classificar os triângulos da seguinte maneira: Equilátero: tem os três lados de mesma medida. Isósceles: possui dois lados de mesma medida, sendo que o lado de medida diferente chama-se base. Escaleno: possui os três lados de medidas distintas.

Teorema do Triângulo Isósceles Propriedades importantes Teorema do Triângulo Isósceles Os ângulos da base de um triângulo isósceles têm mesma medida.

Num triângulo equilátero, todos os ângulos medem 60º. Propriedades importantes Num triângulo equilátero, todos os ângulos medem 60º.

Pontos notáveis do triângulo Há três tipos de segmentos e uma reta relacionada com os triângulos que muito nos chamam a atenção. São eles: Mediana, bissetriz, altura e mediatriz. Contribuindo para a magia da Matemática, algumas intersecções relacionadas aos casos acima recebem nomes especiais por serem especiais. Baricentro, incentro, ortocentro e circuncentro.

CM é mediana relativa ao lado AB do triângulo, pois Mediana é o segmento que une um vértice do triângulo com o ponto médio do seu lado oposto. CM é mediana relativa ao lado AB do triângulo, pois AM = MB

Baricentro O encontro das três medianas de um triângulo se dá em um único ponto, chamado baricentro.

Bissetriz Bissetriz é o segmento que une um vértice do triângulo com o seu lado oposto sendo bissetriz (como já definimos na primeira aula) do ângulo do vértice.

I representa o incentro do triângulo acima. O encontro das três bissetrizes de um triângulo se dá em um único ponto, chamado incentro. I representa o incentro do triângulo acima. (repare na circunferência dentro do triângulo. Podemos voltar a esse assunto em outra aula mais oportuna).

h é a altura do triângulo em relação à base b. Altura é o segmento que une um vértice do triângulo com o seu lado oposto sendo perpendicular a ele. h é a altura do triângulo em relação à base b.

Ortocentro O encontro das três alturas de um triângulo se dá em um único ponto, chamado ortocentro.

Mediatriz Mediatriz é a reta que intercepta algum lado do triângulo em seu ponto médio perpendicularmente. mediatriz

Circuncentro O encontro das três mediatrizes de um triângulo se dá em um único ponto, chamado circuncentro. O é o circuncentro do triângulo, cujas mediatrizes estão também indicadas.

Substitua a  acima pela frase “é o único ponto de encontro das” Resumo Baricentro  Medianas Incentro  Bissetrizes Ortocentro  Alturas Circuncentro  Mediatrizes Substitua a  acima pela frase “é o único ponto de encontro das”

Mediatriz Mediatriz é a reta que intercepta algum lado do triângulo em seu ponto médio perpendicularmente. mediatriz

Observações Fique atento!!!

Observação 1 Num triângulo isósceles, a mediana, a bissetriz, a altura e a mediatriz em relação à base coincidem. - PS é mediana, bissetriz, altura e mediatriz em relação ao lado QR. Além disso, já sabiamos que PR = PQ, por definição; Q e R são ângulos congruentes.

Observação 2 Num triângulo equilátero, a mediana, a bissetriz, a altura e a mediatriz em relação ao mesmo lado coincidem. Portanto, o baricentro, o incentro, ortocentro e o circuncentro coincidem - Os segmentos que se interceptam em C são a mediana, a bissetriz, a altura e a mediatriz de cada lado coincidindo-se. C é ponto de encontro do baricentro, do incentro, do ortocentro e do circuncentro. Jà sabíamos que: Seus ângulos internos medem 60º; Seus lados são iguais, por definição. C

Sendo G o baricentro do triângulo acima, temos: Observação 3 O baricentro de um triângulo cria uma proporção de 1:3 sobre cada mediana que a forma. Sendo G o baricentro do triângulo acima, temos: AG = 2.GN; BG = 2.GP; CG = 2.GM;

Robson Ricardo de Araujo Valeu, galera! A Matemática não é algo mágico e ameaçadoramente estranho, mas sim um corpo de conhecimento naturalmente desenvolvido por pessoas durante um período de 5000 anos. Frank Swetz Robson Ricardo de Araujo robcardo@ig.com.br