Como resolver problemas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Advertisements

Resolução de Problemas
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Matemática para todos Educação Básica
Metodologia de Investigação
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Liliani Lecco Dettogni
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Sistemas Baseados em Conhecimento
Lógica de Programação Módulo II
O Aluno a Distância.
APRENDER A APRENDER Juan Delval
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Resolução de Problemas
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Como Desenvolver Sistemas de Informação
TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
MATEMÁTICA Prof. Carlos Alexandre.
Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Desenvolvimento do Raciocínio em Geometria
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
MATEMÁTICA Análise das Questões.
Resolução de Problemas
Percepção do Espaço Pela Criança
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Análise e Projeto de Sistemas
Informática Teórica Engenharia da Computação
Aulas 9,10 Fábio Nakano.
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Sistemas Especialistas

Tópicos Avançados em Inteligência Artificial
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
Recrutamento e Seleção de Talentos Testes de Seleção
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Organização: Estrutura Organizacional e Serviços de uma Agência
TEMA E PROBLEMA.
Capítulo 1 A administração hoje.
Docência do Ensino Superior
Como elaborar um plano de aula
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Formulários.
Por que o jornal na escola?
Introdução à Inteligência Artificial
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
AULA 03 – A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL – PARTE I Introdução à Engenharia Professor Marcelo Silva, M. Sc.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
W ORKSHOP MAPAS MENTAIS Marcelo Leite. INTRODUÇÃO 1. O que é um Mapa Mental ? São um método de armazenar, organizar e priorizar informações, usando palavras-chave.
Aprendizagem da matemática
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
Transcrição da apresentação:

Como resolver problemas George Polya, 1957.

Etapas para a solução de problemas Entenda o problema Construa uma estratégia de resolução Execute a estratégia Revise.

Como Resolver um Problema É preciso compreender o problema. Qual é a incógnita? Quais são os dados? Qual é a condicionante? Trace uma figura. Adote uma notação adequada. Separe as diversas partes da condicionante. É possível anotá-las?

Encontre a conexão entre os dados e a incógnita. ESTABELECIMENTO DE UM PLANO Já o viu antes? Ou já viu o mesmo problema apresentado sob uma forma ligeiramente diferente? Conhece um problema correlato? Conhece um problema que lhe poderia ser útil? Considere a incógnita! E procure pensar em um problema conhecido que tenha a mesma incógnita ou outra semelhante.

É preciso chegar afinal a um plano para a resolução. Se não puder resolver o problema proposto, procure antes resolver algum problema correlato. É possível resolver uma parte do problema? Utilizou todos os dados? Utilizou toda a condicionante? Levou em conta todas as noções essenciais implicadas no problema?

Execute o seu plano Ao executar o seu plano de resolução, verifique cada passo. É possível verificar claramente que o passo está correto? É possível demonstrar que ele está correto?

RETROSPECTO É possível verificar o resultado? É possível verificar o argumento? É possível chegar ao resultado por um caminho diferente? É possível utilizar o resultado, ou o método, em algum outro problema?

“Heurísticas na sala de aula” Heurística: sugestão ou estratégia geral, independente de algum tópico particular ou do assunto em questão, que ajude os resolvedores de problemas a abordar e entender um problema e a dirigir eficientemente seus recursos para resolvê-lo.

Algumas heurísticas importantes na resolução de problemas Desenhe um diagrama, se for possível. Examine casos particulares para: a) exemplificar o problema; b) explorar as várias possibilidades, através de casos com limitações; c) encontrar padrões de indução Tente simplificar.

Algumas heurísticas importantes na resolução de problemas Planeje as soluções hierarquicamente. Seja capaz de explicar, em qualquer momento da resolução, o que você está fazendo e por quê; o que você fará com o resultado dessa operação.

Habilidades, competências e hábitos em matemática Contribuições de Márcia Brito.

Revendo: Habilidade para aprender matemática, segundo Krutestsky é um domínio rápido, fácil e meticuloso dos conhecimentos, capacidades e hábitos em matemática Competência é um conjunto complexo de habilidades. Hábito é uso, costume.

Obtenção da informação matemática Está relacionada com a habilidade para formalizar a percepção do material matemático e para compreender a estrutura formal do problema, sendo o primeiro estágio da atividade mental.

Processamento da informação matemática a. habilidade para pensar logicamente na área das relações espaciais e quantitativas, números e símbolos alfabéticos e a habilidade para pensar em símbolos matemáticos; b. habilidade para generalizar de forma abrangente e rápida os conteúdos matemáticos, as relações e as operações; c. habilidade para “resumir” os processos matemáticos e os sistemas correspondentes de operações, além da habilidade para pensar através de estruturas reduzidas; d. flexibilidade dos processos mentais na atividade matemática; e. inclinação para claridade, simplicidade, economia e racionalidade da solução; f. habilidade para uma rápida e livre reconstrução do processo mental (reversibilidade dos processos mentais no raciocínio matemático).

Retenção da informação matemática Se refere à existência de uma memória matemática (memória generalizada para relações matemáticas, esquemas de argumentos e provas, métodos de resolução de problemas e princípios de abordar os problemas).

Existência de um componente geral sintético, que está ligado à existência de um tipo de “mente” matemática.”