AQUISIÇÃO LÉXICO-CULTURAL DO INGLÊS ATRAVÉS DE MÚSICAS: (RE)TOMADAS DE POSIÇÕES PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA Jean Santos PRADO (Bolsista PIBID/CAPES)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PARÁGRAFO Conceito e Estrutura.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Bolsista: Christoph de Freitas Santos Orientador: Eduardo Vergolino
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Proposta Curricular - CBC na prática pedagógica (ensinar e avaliar)
Edna Maria Barbosa Arrebola
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
Estudo de Cunho Etnográfico
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
Específicos: Estrutura agrária e a distribuição de terras no Brasil
Cefet/ RJ Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Curso: Ensino de Línguas Estrangeiras Disciplina: Metodologia do ensino.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Guias ou Fichas de exploração
Linguagem, alfabetização e letramento
CEPRIL Definindo-se como um Centro de Pesquisas, Recursos, Documentação e Apoio, o CEPRIL foi criado e reconhecido pela PUC-SP na década de 1980 e, desde.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Orientação Técnico-Pedagógica
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
INTRODUÇÃO OBJETIVO - Olhar para aquilo que estrutura e materializa a troca (ou não) da palavra entre os sujeitos em sala de aula para que se repense esse.
As discussões desenvolvidas neste pôster têm em vista o eixo temático Currículo e prática pedagógica em espaços formais de educação. Dentro desse contexto,
MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA
Aprendizagem por aconselhamento Communicative Approach
A EXPERIÊNCIA DO GARIMPO TEXTUAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA:
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
A formação integral do cristão
Avaliação da Aprendizagem em Processo
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Programa de Formação Continuada
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
BARROS, L. Curso Básico de Terminologia. São Paulo: Edusp, 2004, págs
O documento histórico como recurso didático
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
Por: Gabriela Ferreira Jessica Olinda
Estrutura do documento:
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
GÊNERO TEXTUAL E SUBJETIVIDADE: EM BUSCA DO ESTILO
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
Uso de material didático lúdico para uma aprendizagem de inglês mais prazerosa Keila Alvarenga Azalim CUNHA - E. E. Professor Antônio Gonçalves Lana Escola.
CIED I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO Grupo de Estudos do Discurso da Universidade de São Paulo Linguística Textual: LINGUÍSTICA TEXTUAL:
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
A Música como Gênero de Discurso: Apostas para a Sala de Aula
Língua Estrangeira Moderna
Etapas de uma sequência didática
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
Instruções para a confecção da coletânea
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Departamento de Orientação e Apoio (DOA) Programa de Adaptação aos Instrutores.
1 HISTÓRICO DO ECLE CAP.2 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt.
Aparecida de Fátima Costa Orientação: Profª. Dra. Maria Antonieta Alba Celani.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

AQUISIÇÃO LÉXICO-CULTURAL DO INGLÊS ATRAVÉS DE MÚSICAS: (RE)TOMADAS DE POSIÇÕES PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA Jean Santos PRADO (Bolsista PIBID/CAPES) Fábio BASTOS (Bolsista IC UESB) Orientação – Profª. Drª. Fernanda COELHO Introdução Este pôster condensa nossas primeiras apostas de pesquisa com vistas à aquisição de léxico e conhecimento linguístico-cultural do inglês através de músicas usadas em sala de aula como gênero de discurso. Uma coletânea de músicas é tomada como corpus e material linguístico para a elaboração de enunciados de atividades didáticas. Das músicas, destacamos expressões linguísticas que remetem a facetas intra e interculturais para o ensino de inglês como língua estrangeira. Music Objetivo Este trabalho tem como objetivo apresentar a música como instrumento de aprendizagem léxico-cultural no que se refere à aquisição de uma língua estrangeira, mais especificamente a língua inglesa e suas culturas, no ambiente de sala de aula. O objetivo não é trabalhar a música como elemento lúdico, mas despertar no aluno a interpretação da letra da música nos âmbitos semântico e cultural, ou seja, acessar por meio da música aspectos culturais e identitários diversos. Read Método Participantes: Discentes e docentes das escolas públicas estaduais e municipais, campo de pesquisa e parceiras PIBID. Procedimentos: Apresenta-se, em sala de aula, uma música cujo texto (letra) atualiza aspectos identitário-culturais a serem (re)conhecidos pelos sujeitos no (per)curso do processo interpretativo sob gerência do bolsista que desempenha a função interacional de professor. A aquisição do léxico de uma música se dá de forma muito mais completa do que a aquisição de vocabulário em atividades centradas em outros textos orais, escrito ou mesmo provenientes de explicações de uma aula tradicional. Isso ocorre porque, primeiro, o estudante tem que compreender o léxico item a item, o que leva a uma ampliação de vocabulário. Depois, ocorre a compreensão da parte semântica, o que leva, em consequência, à terceira etapa da compreensão, que é a dos traços culturais. Como, por exemplo, no enunciado: “I don’t drink coffee, I take tea, my dear.” Quanto ao conteúdo lexical desse enunciado, há palavras, como “coffee”, “tea” e “dear”, que são adicionadas ao vocabulário, essenciais para uma boa comunicação. Há, ainda, a organização gramatical, no caso, o presente simples, nas frases negativa e positiva, respectivamente “I don’t drink coffee” e “ I take tea”. O entendimento da parte semântica ocorre em seguida, que é “Eu não bebo café, eu tomo chá, minha querida.” Então vem a compreensão da parte cultural. O nome da canção é “English man in New York”, e mostra o hábito inglês de tomar chá, e em Nova York, as pessoas tomam café. Uma tradição, herança da forma de protesto dos americanos contra a coroa inglesa. Informações adicionais Referências MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS. Eva Maria. Técnicas de pesquisa, planejamento e execução de pesquisa, amostra e técnicas de pesquisa, elaboração analise e interpretação de dados. 3 ed. São Paulo: atlas 1996 CASTRO, André; NASCIMENTO, Roseane; GUERRA Aurilene de S. The Music on Instrument the Learning on English Language in Fundamental Teaching (2011).