T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Advertisements

Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Projeto - Plano de Negócios
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Diferenciação, Posicionamento e Vantagem Competitiva
Gerenciando o marketing
O que é gestão financeira
Como organizar um, sem esquecer nada
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
POR QUE PLANEJAR!.
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Curso Técnico em Manutenção e Suporte a Informática
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
O Início de um novo negócio
Universidade Federal Fluminense
AULA – 10 CONCEITO DE PLANO DE EMPREENDIMENTO
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Planejamento de Negócios aula 01-PLANO DE NEGÓCIOS
PLANO DE NEGÓCIO.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
EMPREENDEDORISMO Os pilares do ensino empreendedorista são a formação de atitudes e o desenvolvimento de técnicas de planejamento.
UNIVERSIADDE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-EEITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS-INCUBES CURSO DE NIVELAMENTO (MÓDULO V)
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
- Minister (subordinação ou obediência)
PLANO DE NEGÓCIOS – 1ª PARTE
Função da Administração:
Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
Planejamento de Comunicação
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Introdução ao Marketing
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
Gestão de Pequenas e médias empresas de negócio
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
Plano de Negócios Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Planejamento Estratégico de MKT
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Plano de Negócios.
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Balanced Scorecard.
PCE – PROJETO DE CRIAÇÃO DE EMPRESA
Empreendedorismo ENCONTRO EMPREENDEDORISMO  “O Empreendedor é alguém capaz de gerar novos conhecimentos a partir de uma determinada plataforma,
Planejamento e Estratégia
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTURO - PROCESSOS MAPEADOS - ASPECTOS CRÍTICOS ANALISADOS ESTAMOS NA FASE DE REMETER A ORGANIZAÇÃO A REPENSAR O FUTURO, O MERCADO,
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
Planejamento Estratégico
Propaganda no Marketing Prof. Raphael Oliani
Os 10 Mandamentos Para o Empreendedor.
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
COMO ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO Vontade e uma boa ideia não bastam, é preciso planejamento adequado.
ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães. Desenvolvimento de um novo negócio Avaliação de idéias de produto Avaliação da oportunidade de comprar negócios.
Transcrição da apresentação:

T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios AULA 2 20/02/2014

O QUE É PLANO DE NEGÓCIOS? Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

Qual é a importância da elaboração de um Planejamento Estratégico de Negócios? Transformar a sua idéia em um negócio e ainda, fazer deste futuro empreendimento um meio para atender os seus desejos pessoais, profissionais e financeiros, no menor espaço de tempo possível.

Qual é a importância da elaboração de um Planejamento Estratégico de Negócios? Em Resumo: “A importância do planejamento estratégico de negócio está na captação, elaboração e no bom senso em avaliar o conjunto de fatores de viabilidade financeira e mercadológica.”

O planejamento estratégico de negócios pode ser dividido em três fases:

Planejamento Estratégico de Negócios 1º Fase 1. Convencer: fase em que o empreendedor precisa se convencer de que a sua idéia pode se transformar em um negócio promissor; Para ultrapassar esta fase, o conhecimento sobre a atividade empresarial escolhida é vital. Sem esta base, é muito arriscado seguir adiante.

Planejamento Estratégico de Negócios 2º Fase 2. Avaliar: fase da inserção(colocação) da idéia no mercado, avaliando financeira e mercadologicamente o empreendimento e preparando a relação da futura empresa com o ambiente de negócios;

Planejamento Estratégico de Negócios 3º Fase 3. Agir: fase em que a idéia está se transformando em empreendimento.

Planejamento Estratégico de Negócios Neste momento, o planejamento assume também a função de orientar e coordenar a futura empresa, tanto para que o empreendedor siga a cronologia correta das ações, como também para que não ultrapasse os seus limites financeiros e operacionais.

Como desenvolver um cronograma de atividades para implantar o planejamento estratégico de negócios?

Desenvolvendo um Cronograma A pessoa que pretende assumir a roupagem de empreendedor deve, antes de qualquer coisa, acreditar 100% na sua idéia, que será transformada em negócio, pois existirão tentações ao longo do percurso que colocarão à prova suas verdadeiras virtudes e fraquezas.

Cronograma – 4 estágios Utilizando uma analogia com o mundo do teatro, o empreendedor passa por alguns estágios 4 (quatro) na realidade, quando se dirige ao mundo empresarial: Montar; Criar; Estruturar; Determinar.

Desenvolvendo um Cronograma Montar O primeiro é a façanha do empreendedor em montar, a partir de um enorme palco, ainda totalmente vazio e sem platéia, a sua empresa, que estará sujeita aos mais diversos cenários. Ex: Local de funcionamento, fornecedores, produtos.

Desenvolvendo um Cronograma Criar O segundo está na capacidade criativa de adequar estruturas que sustentarão o espaço da montagem teatral à peça idealizada, e ainda, fascinar o público. ENCANTAR. Ex: Atendimento diferenciado, promoções, sair do óbvio. video

Desenvolvendo um Cronograma Estruturar No terceiro estágio, com o palco montado, os cenários elaborados, as peças teatrais definidas, o elenco e o figurino compostos, é chegada a hora da realização dos ensaios, para o treinamento dos profissionais, como também, se necessário, a adequação de toda a estrutura. Ex: reciclagem, treinamentos constantes (operacionais, clientes)

Desenvolvendo um Cronograma Determinar No quarto estágio, acontece a grande estreia, determinante, também, para o sucesso do negócio. De acordo com a analogia apresentada, o empreendedor na verdade é ao mesmo tempo o diretor geral e o principal ator do espetáculo, não teatral, mas sim empresarial. Afinal, um grande artista além de saber o script da peça, também precisa ser criativo e inovador. Somente assim, será reconhecido e admirado pela crítica, e principalmente, pelo público. Ex: marketing pessoal, marca registrada

Roteiro para ajudar na Implantação de um Planejamento Estratégico de Negócios 1. Definir o objetivo e o foco da empresa. 2. Descrever a idéia, através dos produtos e serviços a serem oferecidos ao mercado. 3. Apresentar o diferencial competitivo. 4. Descrever os pontos fracos e fortes, seus e dos concorrentes. 5. Apresentar o segmento de mercado pretendido. 6. Descrever as informações gerais sobre os fornecedores e concorrentes. 7. Descrever a cadeia de suprimentos da futura empresa. 8. Apresentar os requisitos técnicos para os gestores e empregados. 9. Apresentar a análise de viabilidade financeira. 10. Descrever a origem (fontes) e destino (usos) dos recursos financeiros do Empreendimento 11. Apresentar o demonstrativo de resultados contendo a lucratividade e a rentabilidade do negócio, e ainda, o prazo de retorno esperado. 12. Apresentar o fluxo de caixa do empreendimento para no mínimo 3 anos.

Onde buscar informações sobre o negócio que pretendo abrir? Este é o fator de maior importância para o sucesso de qualquer empreendimento: O amplo conhecimento sobre a atividade escolhida, obtida através do contato direto com os mercados (fornecedores, concorrentes e consumidores).

Onde buscar informações sobre o negócio que pretendo abrir? O importante é que esta procura não envolva apenas uma fonte, mas sempre um conjunto delas.

Quais são as formas de avaliar a aceitação de um produto ou serviço por parte do mercado consumidor? Para avaliar a aceitação de um produto no mercado, é necessária a realização de uma pesquisa junto ao seu público-alvo que deve incluir perguntas sobre os principais aspectos de qualidade (design, embalagem, durabilidade, etc.) e desempenho do produto (aplicação, rendimento, etc.), além de uma percepção de valor, para direcionar o preço futuro. xxx