O MUNDO DOS MICRORGANISMOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Micróbios Inofensivos
Advertisements

O que são microrganismos?
REINO FUNGI REPRESENTANTES: os fungos
REINO FUNGI.
O que são Micróbios?.
Professora e enfermeira : Drª Carla Gomes Aula I
Professora Francine Mariotti
Fungos Resumo.
Características e classificações dos fungos.
Reino Fungi.
Capítulo 3 – tema 2: OS FUNGOS
REINO FUNGI Amanita muscarina.
COMPOSIÇÃO DO AR O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases nobres).
Profª: Gleice Cristina
1. História Evolutiva dos Fungos
Reino Fungii Penicillium notatum.
Por que devemos estudar estes seres vivos?
Seres vivos: classificação e cadeia alimentar
M I C R O G A N S.
Profª Marcia Conceição
BIOLOGIA -Reino Fungi-
Vírus: Seres sem organização celular
REINO FUNGI Prof. Edilson Soares
FUNGOS.
Não estudou para a prova, né!?
Os seres procariontes Bactérias e Arqueas.
Prof.: Samuel Bitu.
As bactérias.
Professora Fernanda Landim
INTRODUÇÃO À MICOLOGIA
Fungos.
O reino de seres vivos mais simples da Terra
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
- Apresentam as mais variadas formas.
Fungos REINO FUNGI.
REINO FUNGI.
Professora Maria cecília Monteiro
DIVERSIDADE DE FUNGOS Luciano Garcia.
Fungos e Bactérias.
Acelulares; Bem menores que as bactérias; São vistos apenas ao microscópio eletrônico; Formados por uma capsula de proteína envolvendo o material genético.
Nuno Bouçanova nº20 José Pedro Coelho nº32 11ºF
REVISÃO PROVA MENSAL – (2º Bimestre) 7°ANO
Reino Fungi.
Os Micróbios.
REPRESENTANTES: os fungos
FUNGOS.
FUNGI.
FUNGOS.
REPRODUÇÃO NOS FUNGOS Scheilla Bastos.
Reino Protista - Algas Dinoflagelados
Cap. 8 e 9 – 1º SÉRIE EM Professora: Alexsandra Ribeiro
REINO FUNGI.
Reino Fungi Rosana Moraes.
REINO FUNGI.
Reinos e Domínios . Em 1969 Robert Whittaker agrupou os seres vivos em 5 reinos: Monera Protista Fungi Plantae ou Metaphyta Animalia ou Metazoa . Recentemente.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
Reino Fungi INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, IP DELEGAÇÃO REGIONAL DO NORTE CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE VIANA DO CASTELO.
Bactérias Aula 1 Professora Natália. A célula bacteriana Micro-organismos unicelulares Procariontes Isoladas ou colônias 4 componentes fundamentais.
Fungos META Expor as características gerais dos representantes do Reino Fungi, bem como destacar as justificativas que atestam a importância de se estudar.
Colégio Qui-mimo Fungos Apodrecem Quase Tudo Guanambi/BA.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
REINO FUNGI ZACA/MAUÁ. Características Gerais:  Eucariontes;  Pluricelulares a maioria (hifas dando origem ao micélio);  Exclusivamente heterótrofos.
Ricardo José Lavitschka
Professora Natália 2º ano EM FUNGOS Aula 7. Fungos Reino Fungi 70 mil sp Eucariontes aclorofilados Uni ou pluricelulares Ambientes úmidos ricos em MO.
Reino Fungi Rosana Moraes.
REINO DOS FUNGOS.
REINO FUNGI Amanita muscarina.
Transcrição da apresentação:

O MUNDO DOS MICRORGANISMOS De que maneira os fungos e as bactérias estão presentes na vida do ser humano?

As bactérias, os vírus e alguns tipos de fungos são microorganismos, ou seja, só podem ser vistos com a ajuda de um microscópio. Os microrganismos estão por toda a parte: no solo, na água, no ar, dentro das plantas e dos animais.

Fungos: quem são eles? Não são bactéria, nem vírus muito menos vermes... Quem são eles? Bolor, mofo, cogumelos, leveduras são outro tipo de vida. São conhecidos como fungos. Podemos encontrar um fungo bem grande como os cogumelos ou bem pequenino, e esse só podemos ver ao microscópio, como os bolores e leveduras. Tudo o que eles querem é umidade, pois detestam ambiente seco, e seres mortos para fazerem a decomposição. Eles podem causar doenças de pele como as micoses ou inflamações nas unhas. Na boca é conhecido como sapinho.

Leveduras Bolores Cogumelos Micoses Fungo em queijos

OS FUNGOS NÃO SÃO PLANTAS Às vezes, os fungos são confundidos com as plantas porque eles não se locomovem, e alguns até se parecem com vegetais porém, eles não produzem seu próprio alimento como as plantas fazem. A maioria dos fungos se alimenta de restos de seres vivos como folhas ou animais mortos.

IMPORTÂNCIA PARA O SER HUMANO Os fungos são importantes para o ser humano de diversas formas. Muitos cogumelos são comestíveis como o champignon e o shimeji. Outros fungos podem ser usados na produção de alimentos como pães, bebidas e queijos. Os fungos também servem para produzir remédios como a penicilina. Fertilizam o solo e ajudam as plantas a absorver melhor os nutrientes.

PERIGOS PARA O SER HUMANO Alguns tipos de cogumelos não são comestíveis. São venenosos e se ingeridos, podem até levar à morte. Outros atacam a pele, causando micoses. Os fungos também são responsáveis pelo apodrecimento dos alimentos, pois eles liberam substâncias que o digerem Eles mofam pães, estragam sapatos e tingem paredes com manchas verdes.

Mofo em sapatos de couro Cogumelos Venenosos Micoses na pele Mofo na parede Mofo em sapatos de couro Mofo em pães

UTILIDADES PARA O SER HUMANO São fontes de remédios — sobretudo antibióticos, como a penicilina. As leveduras também são empregadas na fabricação de cerveja, vinhos e fermento para pães e bolos. Alguns fungos são ainda a peça fundamental de queijos finos. São consumidos na forma de pratos nobres, como as raríssimas e caras trufas e o champignon. Dizer que um queijo está embolorado não significa necessariamente que ele esteja estragado. Pelo contrário: o sabor dos queijos roquefort, gorgonzola e camembert dependem do trabalho dos fungos

Fungo para produzir a penicilina Fermento para pães Shimeji Champignon Fungo para produzir a penicilina Queijos Roquefort e Camembert Fermentação da uva para produzir vinho

BACTÉRIAS COMO SÃO E ONDE VIVEM As bactérias são seres vivos minúsculos. Para enxergá-las é preciso usar microscópios. Assim pode se ver e estudar estes microrganismos. Elas estão em praticamente todos os lugares do planeta: no ar, na água, no solo. No corpo humano, por exemplo, vivem milhões de bactérias.

As bactérias se relacionam com outros seres vivos São famosas por causarem doenças: Tubercolose e o tétano são exemplos de doenças provocadas por bactérias. Ingestão de alimentos contaminados por bactérias pode causar dor de cabeça, vomitos e diarréias.

IMPORTÂNCIA PARA O SER HUMANO Elas ajudam o corpo humano a aproveitar os alimentos ingeridos e defendem de outras bactérias causadoras de doenças. Tem papel importante na produção de alimentos e até alguns remédios. Ajudam a fertilizar o solo.