A Verdade (Carlos Drummond de Andrade)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
AVALIAÇÃO: a prova em questão
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Pedagogia da pesquisa-ação
A PROVA OPERATÓRIA NO ENSINO SUPERIOR algumas reflexões
A PROVA OPERATÓRIA No ENSINO SUPERIOR algumas reflexões
Equivalente à média dos países da OCDE
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Concepção Construtivista *Mitos e verdades
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD- NO RIO GRANDE DO NORTE
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria,
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Avaliação Educacional
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Um vilarejo, no coração dos Alpes, na região da Lombardia, Itália A VERDADE A Verdade.
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Instrumentos avaliativos
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Rita Prates e Sueli Araujo
Hermenêutica Jurídica Ana Rosa de Brito Medeiros
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

A Verdade (Carlos Drummond de Andrade) Chegaram ao lugar luminoso Onde a verdade esplendia seus fogos. Era dividida em metades Diferentes uma da outra. Chegou-se a discutir qual a metade mais bela. Nenhuma das duas era totalmente bela E carecia optar. Cada um optou conforme Seu capricho, sua ilusão, sua miopia. A porta da verdade estava aberta, Mas só deixava passar Meia pessoa de cada vez. Assim não era possível atingir toda a verdade, Porque a meia pessoa que entrava Só trazia o perfil de meia verdade, E a sua segunda metade Voltava igualmente com meios perfis E os meios perfis não coincidiam verdade... Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta,

AVALIAÇÃO O termo “avaliar” tem sua origem no latim, provindo da composição a-valere, que quer dizer “dar valor a”. Porém, o conceito avaliação é formulado a partir de determinações da conduta de “atribuir um valor ou qualidade a alguma coisa, ato, ou curso de ação” (LUCKESI, 2006, p. 92)

Coordenadoria de Políticas para Ensino Médio e Educação Profissional

AVALIAÇÃO Ao ouvirmos falar de avaliação o que nos vem à mente? Há diferença entre Avaliar e Examinar? Justifique. Quais critérios devem ser respeitados em uma avaliação?

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A Avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu consequente projeto de ensino. A Avaliação, tanto no geral quanto no caso específico de aprendizagem, não possui uma finalidade em si; ela subsidia um curso de ação que visa construir um resultado previamente definido. (LUCKESI, 2006, p. 85)

A avaliação atravessa o ato de planejar e de executar; por isso, contribui em todo o percurso da ação planificada. A avaliação se faz presente não só na identificação da perspectiva político-social, como também na seleção de meios alternativos e na execução do projeto, tendo em vista a sua construção. Ou seja, avaliação, como crítica de percurso, é uma ferramenta necessária ao ser humano no processo de construção dos resultados que planificou produzir, assim como o é no redimensionamento da direção da ação. (LUCKESI, 2006, p. 118)

ETAPAS DA AÇÃO Avaliação é um procedimento que envolve diferentes aspectos, de acordo com o objeto a ser considerado (produtos, serviços, programas, projetos, pessoas etc.). Por isso é preciso: Definir o foco ou focos (OBJETO) Reconhecer o ambiente (CONTEXTUALIZAÇÃO) Definir objetivos e utilidade (FINALIDADE) Definir a fundamentação (PERSPECTIVA) Definir atores sociais (FONTES DE DADOS) Construção da avaliação (INSTRUMENTO) Planejar aplicação (OPERACIONALIZAÇÃO) Construir indicadores (REFERENCIAL) Utilização dos resultados (OBJETIVO) Divulgar os resultados (COMUNICAÇÃO)

Tomada de decisões

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Pesquisas e apresentação Elaboração de projetos técnicos Relatórios de discussão Relatórios de laboratórios Relatório de trabalho de campo e de visitas Provas: individual/grupo Participação em comunidades virtuais Blogs, sites, wikis Videoconferências e webconferências Estudo de caso Sinopses de consultas bibliográficas Seminários Júri Simulado Simulações através de situações fictícias Portfólios Autoavaliação Mapas conceituais Observação Debates Testes Outros

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Clareza de ideias (oral e escrita) Viabilidade Coerência com a realidade Sequência lógica Senso crítico Organização de ideias Participação Cooperação Interesse Iniciativa Organização Cumprimento de prazos Outros

Você sabe fazer perguntas em provas? Comando Com base nesse fragmento de texto de Gilberto Teixeira, Prof. Doutor ( FEA/USP) e do consenso do grupo, posicionem-se, primeiramente, como árbitro e, posteriormente, como professor de Física e elaborem as duas exposições.

Fonte: O Impacto do PISA na Produção Acadêmica Brasileira COMO EU AVALIO? “Diante da análise de questões do ENEM, do PISA, da Prova Brasil, da área de Língua Portuguesa, muitos professores eram tomados de uma perplexidade produzida pelas evidências claras de descompasso entre o que aprenderam, o que ensinam e o que estava sendo requerido de seus alunos. Isso se traduzia em intervenções como: “Eu ensino esse conteúdo, mas não cobro dessa forma”. Fonte: O Impacto do PISA na Produção Acadêmica Brasileira

Almoço

Exemplo de questão: Comente a frase de Sócrates: conhece-te a ti mesmo. Resposta do estudante: Acho uma frase muito profunda, tão profunda que nem consigo captar seu real significado. Mas acho que Sócrates estava certo quando disse a frase, pois sendo um sábio não teria dito besteira. Assim, mesmo que eu nada entenda do que ele disse, tenho certeza que a frase tem um grande significado em todos os aspectos em que for analisada.

Outra forma de perguntar: No estudo que fizemos em Filosofia da Educação, afirmamos que , para haver o desenvolvimento do indivíduo para a cidadania, é preciso que ele conheça seu contexto social. Além disso, que ele tenha um profundo conhecimento de si mesmo. Nos debates que fizemos em aula, citamos a frase atribuída a Sócrates: “conhece-te a ti mesmo”. Partindo desta frase e das discussões feitas em aula sobre o assunto, explique o significado da frase no contexto da Filosofia da Educação.

Exemplo de questão Dê sua opinião. O que você faria para acabar com a seca no Nordeste? Resposta do estudante(absurda!): Nada, absolutamente nada, pois tenho raiva de nordestino e quero que todo mundo morra.

Outra forma de perguntar Neste mês estudamos quanto nossos irmãos do sertão nordestino sofrem com a seca que os assola. Imagine que você fosse uma autoridade com poderes para resolver, em parte, a questão. Apresente ao menos quatro medidas racionais e humanitárias que você tomaria para resolver o problema.

Outra forma de perguntar Dado o triângulo retângulo, cujas medidas estão na figura, determine o valor da hipotenusa representado pela incógnita “x”.

Avaliação da Aprendizagem: visão geral Cipriano Carlos Luckesi

ESTUDO DE CASOS

1- Por que a escola obteve esse resultado no SAEMS 2012 1- Por que a escola obteve esse resultado no SAEMS 2012? Elenque os pontos fortes e fracos que contribuíram para esse resultado. 2 - Qual a relação entre o processo interno de avaliação da escola com as avaliações externas (SAEMS, ENEM, Prova Brasil)? 3 - Com base em seu plano de intervenção do SAEMS 2011, apresente ações que contribuirão para melhorar tanto os índices atuais quanto os vindouros. 4 - É possível melhorar os instrumentos de avaliação sem fazer mudanças no PPP da escola? Justifique. O que a escola precisa implementar no PPP para contemplar critérios, procedimentos e acompanhamento, visando melhorias no processo avaliativo bimestral?

5 - Como tem sido sua atuação (diretor, diretor-adjunto, coordenador pedagógico, coordenador de Língua Portuguesa, Matemática, Diretor do NTE e SGE) na escola no processo de avaliação e aprendizagem? 6 - Considerando o processo de avaliação e aprendizagem, quais os mecanismos de monitoramento e controle estabelecidos pela escola para acompanhar o desempenho discente? 7 - Leitura e análise de fragmentos do PPP referentes à avaliação, visando identificar critérios, instrumentos e formas de avaliar, de modo a sugerir intervenções para melhorias na prática das avaliações.

Avaliação da oficina Parada do dia 21 de maio Plano de intervenção

REFERÊNCIAS CHIANCA, THOMAZ.; MARINO, EDUARDO.; SCHIESARI, LAURA. Desenvolvendo a cultura de avaliação em organizações da sociedade civil. Coleção Gestão e Sustentabilidade. São Paulo: I - Fonte/Editora Global; 2001. DICKEL, A. O Impacto do PISA na Produção Acadêmica Brasileira. Disponível em < http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/viewFile/4092/3299>. Acessado em 10 de maio de 2012. LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2006. MORETTO, V. P. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 8. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. TAVARES, R.; CARVALHO, C. O mapa conceitual hierárquico e a taxionomia de Bloom modificada. Disponível em <http://www.fisica.ufpb.br/~romero/pdf/2010VIEIASRomeroCristiane.pdf >. Acessado em 14 de maio de 2012. Revista Nova Escola: Calvin e seus amigos. Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/coletaneas/calvin-seus-amigos-428892.shtml> . Acessado em 13 de maio de 2012.

SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul Parque dos Poderes – Avenida do Poeta - Bloco V CEP 79031-900 - Campo Grande-MS Fone (67) 3318-2341 – Fax: 3318-2286 E-mail: ensinomedio.sed@gmail.com