PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão da Produção Just in Time (JIT).
Advertisements

3 - Qualidade em Serviços
Livro: Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Unidade 2
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Gestão da Produção com foco nos processos
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Prof. Miguel Antonio Pelizan
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
VISÃO GERAL DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO
ESTOQUES.
Estoques Timóteo Guimarães - 10/07955 Lucian Alves Ferreira - 08/34947 Maíra Pellicano Botelho - 08/35579 Fernanda Ferreira Passos - 03/77783 Thiago Henrique.
U07 Grupo 19V.
LOGÍSTICA É a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. administra.
Fundamentos de Administração
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Planejamento e Controle da produção
Administração da Produção
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações
Conceitos Básicos de Estoques
U01 Grupo 19X.
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Armazenagem Prof. Eduardo Mangini.
Logística Empresarial UNIDADE 5
Métodos Quantitativos
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
Aula 2 - A Logística .A LOGÍSTICA
“Integrando o país, com logística de resultado.”
Função da Administração:
CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Francielle C. Fenerich Atividades-Chave.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Logística Planejamento e Programação Logística
Alunos: Adelaide Amorim Daniel Oliveira Fillipe Janiques Rafael Figueiredo.
AFO II Administração Financeira e Orçamentária
PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Orçamento de Produção.
Controle de estoque.
MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM
MAM Movimentação e Armazenagem de Materiais
Logística.
Iniciando na logística empresarial
GESTÃO DE OPERAÇÕES II GESTÃO DA CAPACIDADE DE MEDIO PRAZO
COMPONENTES DA GESTÃO DA LOGÍSTICA
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Logística Empresarial
Sistema Integrado SEGMENTUM. O que eh a SEGMENTUM Somos uma Trading que atua no ramo grafico e de confeccao e acessorios. Comprando, intermediando ou.
Gestão de Sistemas de Informação Esta apresentação visa demonstrar a forma como o sistema de gestão de uma empresa (indústria fabricante de parafusos)
Gestao estratégica de logística em produção e serviços
Sistema MRP II - Manufacturing Resources Planning
Logística Empresarial
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
Administração de Materiais
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ADMINISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS Capítulo II 1 Natureza do Planejamento e Controle.
Etapas do processo orçamentário
Profº Adalberto J. Tavares Vieira NÍVEIS HIERÁRQUICOS DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO.
NÍVEIS HIERÁRQUICOS DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO Profº Adalberto J. Tavares Vieira Universidade do Estado de Santa.
Sistemas de Planejamento de Produção
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO HISTÓRICO Atividades que conduzem a transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade, acompanho o homem desde sua.
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC PLANO DE PRODUÇÃO ACADÊMICOS: Diogo Arent Longo Juliana Alves Marcelino Patrícia Strachoski Talita Danieslki.
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Quick Logística Ltda Situada na Rua 01 nº. 70, Chácara Retiro – Goiânia II, Goiânia-GO. Telefone: (0xx62) 3269 – 1800. CNPJ: 03.176.032.0003-00 Seu ramo de atividade é a prestação de serviços em transporte, distribuição e armazenagem.

Definição de PCP PCP envolve geralmente a organização e o planejamento dos processos de fabricação. Especificamente, se constitui no planejamento do seqüenciamento de operações, da programação da movimentação e da coordenação da inspeção, e no controle de materiais, métodos, ferramental e tempos operacionais

Tipos de PCP PCP por ordem; PCP por fluxo; PCP para projetos especiais.

Pré-requisitos do PCP Roteiro da produção Planejamento da capacidade

Funções do PCP Gestão de estoques (abastecimento de matéria prima); Emissão de ordens de produção (providencias para ter andamento todos os itens necessários ao programa); Programação de ordens (verificação de viabilidade do atendimento das ordens de fabricação); Movimentação das ordens de fabricação (Informações do que foi fabricado); Acompanhamento da produção (Correções entre produtos defeituosos).

Funções do sistema de produção As funções vão desde a ideação dos produtos, até o comando dos estoques, convocação e treinamento de colaboradores, aproveitamento dos recursos financeiros, repartição dos produtos entre outros.

Planejamento e controle da produção geralmente as atividades de PCP são desenvolvidas por um setor de apoio a produção, dentro da gerência industrial o PCP é responsável pela organização e aproveitamento das soluções produtivas de forma a acatar na melhor atitude imaginável aos planos impostos em estágios estratégicos, táticos e operacionais.

Classificação dos sistemas de produção Por grau de padronização dos produtos Por tipo de operações, sendo este divido em: Processos contínuos; Processos discretos

Pela natureza do produto (prestação de serviços) Orientação do produto: não pode ser possuído pelo cliente (intangível) é necessário da presença do cliente para produção e consumo do produto. Contato com o cliente: está em contado direto com o cliente tendo por ele maior avaliação ao contrario dos produtos tangíveis. Uniformidade dos fatores produtivos: os serviços estão sujeitos a maior variabilidade de entrada do que a manufatura.

Implicações do planejamento e controle da produção O grau de padronização dos produtos O tipo de operações A natureza do produto

Conciliação de fornecimento e demanda as atividades de planejamento e controle servem para adequar os sistemas, artifícios e desembaraços que harmonizam os recursos da operação e o conjunto de demandas. Acoplam soluções apropriadas para fornecer bens e serviços para a demanda que foi projetada para atender. Todas as atividades de planejamento e controle estão de alguma forma dirigida à conciliação das aptidões de abastecimento de uma operação com as demandas colocadas sobre a mesma.

Tarefa de planejamento e controle O planejamento e controle requer a conciliação do fornecimento e da demanda em termos de volume, em termos de tempo e em termos de qualidade. Para cada um são desempenhadas três atividades distintas: O carregamento; O seqüenciamento; A programação.

Gráfico de Gantt O método de programação mais utilizado é o gráfico de Gantt que representa o tempo com uma barra num gráfico. Os momentos de inicio e fim de atividades pode ser indicado no gráfico e algumas vezes o progresso real do trabalho também é indicado no mesmo gráfico.

O que é planejamento agregado O planejamento agregado é uma metodologia de equilíbrio da produção com a demanda, lançada para espaços de tempo de médio prazo. Previsão de demanda (sazonalidade, regressão, variações, media, etc.).  Seleção das alternativas que serão utilizadas para persuadir a demanda.  Determinar o período que as alternativas serão usadas para influenciar a demanda.

Alternativas para influenciar a produção Contratação e demissão de empregados (enxeridos de acordo com a demanda e a sazonalidade); Horas extras ou redução da jornada de trabalho (enxeridos também de acordo com a demanda e a sazonalidade); Estocagem (produzir os produtos nas épocas de pouca procura para que nos períodos de elevada sazonalidade, o produto fique em abundancia no mercado); Subcontratação (terceirização).

Os custos das alternativas para alterar a produção Os custos fundamentais a serem analisados são: Custo de controle pessoal: Recrutamento, seleção treinamento; Custo de demitir pessoal: Tributos, ponderações; Custo de horas extras: Se cabe na receita da empresa; Custo de deixar estoques: Custo de manutenção; Custo de subcontratações: Custo para terceirizar os serviços; Custo de retardamento de entregas: Perda de vendas por diversos motivos.

Métodos de montagem do planejamento agregado Modelo de tentativa de erro Modelo de programação linear

Objetivos da programação e controle da produção  Permitir que os produtos tenham a qualidade especificada;  Fazer com que maquinas e pessoas operem com os níveis desejados de produtividade;  Reduzir os estoques e os custos operacionais;  Manter ou melhorar o nível de atendimento ao cliente.

Programação para sistemas de volume intermediário Quanto produzir de cada produto? Cada estabelecimento deve possuir dados históricos, estatísticos e sazonais com esses dados à empresa saberá qual será a sua escala de produção. Em que ordem devem ser produzidos os produtos? Através do seqüenciamento, por isso se deve adotar um tipo de seqüência que se firme na empresa e não traga transtornos e prejuízos.

Programação para sistemas de baixos volumes Alocação de carga Seqüenciamento de tarefas Tempo de processamento do trabalho (TP): o tempo gasto no processo; Tempo de espera do trabalho: (TE): a soma de todos os tempos gastos no processo; Tempo de termino do trabalho (TT): soma do tempo total de trabalho; Data devida em um trabalho (DD): a data que o trabalho deveria estar pronto; Arraso de um trabalho (AT): a diferença entre o tempo de termino e a data devida.

Balanceamento de linha A linha de montagem representa a tarefa do balanceamento de linha é a de atribuir as tarefas aos postos de trabalho de forma a uma dada taxa de produção, dividindo o trabalho tão igualmente quanto possível entre os diversos postos.