a2 1º ANO Provas 2º Bimestre 2012 CADERNO DO PROFESSOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Advertisements

Avaliando a alfabetização
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS.
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
O EGA chega à Escola.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Provas Terceirão Você está recebendo um caderno com um total de 10 questões por disciplina, sendo 9 múltipla escolha e 1 somatória ou aberta Verifique,
Mobilização da Comunidade Escolar
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
CLIMA OS PRINCIPAIS TIPOS DE PRECIPITAÇÕES.
O mundo das letras.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
PROJETO DE LIBRAS.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Orientações Gerais.
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
Instituto Superior de Educação Equipe Fundamentos da Ação Pedagógica em Língua Portuguesa I Aluna Raquel Leão Freitas da Motta.
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Como se escreve… Click para avançar.
Oficina de Apropriação de Resultados
Como se escreve… Click para avançar.
ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
COMO SE ESCREVE ....
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Oficina de Apropriação de Resultados
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Dicas para Apresentações
Projeto: Conta que eu conto
Relatório de Proposta de Projeto
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Sentido de Numeramento
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Equipe responsável pela produção
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
Daniela Santana João Rodrigues Braga
• Manejo – Formação – Professor.
Encontro com professores – Maio /11
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
2º ANO ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
3º ANO ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
Conscientização sobre a importância do SARESP
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

a2 1º ANO Provas 2º Bimestre 2012 CADERNO DO PROFESSOR PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO a2 1º ANO CADERNO DO PROFESSOR

Prezado Professor, Prezada Professora, Este é um momento importante para a escola, para a turma e, principalmente, para você, Professor(a). Trata-se de um momento relevante para a aprendizagem de todos os alunos. Avaliar o desenvolvimento do processo de alfabetização é permitir o replanejamento do trabalho pedagógico, para que, ao final do ano letivo, todos os alunos, sob nossa responsabilidade, tenham êxito em seu processo de alfabetização. Tendo, como objetivo, a preparação cuidadosa deste momento significativo, sugerimos: 1- Converse com os seus alunos sobre esse momento, explicando que cada um deve mostrar o que aprendeu. Consideramos importante dizer a eles que esta é uma atividade especial e que servirá para você, Professor, ajudá-los a aprender cada vez mais. 2- Os responsáveis devem ser avisados, estimulando seus filhos a estarem presentes na escola. 3- No dia da avaliação, acolha seus alunos, como sempre, com muito carinho, e procure manter um clima de serenidade para o bom desenvolvimento dos trabalhos. 4- Antes de iniciar a avaliação, explique aos alunos, com tranquilidade, todo o processo, enfatizando a necessidade de se manterem em silêncio e de prestarem bastante atenção às instruções que serão dadas para cada questão. 5- Incentive-os a responderem e, ao mesmo tempo, a não se preocuparem, caso não consigam resolver determinada questão. A prova de Leitura está constituída de 10 (dez) de múltipla-escolha que será realizada no mesmo dia da prova de Língua Portuguesa-Leitura dos demais anos escolares. Há uma questão inicial apenas para treino. Realize a questão com eles, como se fosse uma questão de prova. Vá de um em um e observe se fizeram corretamente a marcação. Se observou falhas ou dúvidas, explique tudo de novo. Se necessário, exemplifique no quadro de giz. Só inicie a prova quando tiver certeza de que todos os alunos entenderam o processo.

É de fundamental importância que as instruções para cada questão sejam criteriosamente seguidas. O que vem precedido de (são os comandos) deve ser lido DUAS VEZES e PAUSADAMENTE, exceto o que está entre parênteses. Os parênteses contêm instruções relativas, especificamente, aos procedimentos do Professor. No material do ALUNO não há letras nas alternativas de resposta, mas apenas o quadradinho para marcação. O material do PROFESSOR contém as letras, para facilitar a correção e o lançamento na planilha de resultados. O gabarito está na página da própria questão, neste Caderno do Professor. Como sempre, agradecemos a parceria e esperamos que este momento se constitua em mais um apoio significativo para o trabalho pedagógico no cotidiano da sala de aula. Professor Alfabetizador, Professora Alfabetizadora, tenham a certeza absoluta de que acreditamos na sua competência e empenho no processo de alfabetização de todas as crianças sob a nossa responsabilidade, nas 1.069 Unidades Escolares espalhadas na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Respeitosamente, E/SUBE/Coordenadoria de Educação

JOÃO FELIPE DEDÉ PAULO TESTE Veja o palhaço DEDÉ. Marque um X no quadradinho do nome de DEDÉ. (Professor/a: Lembre que em todas as questões os comandos devem ser pronunciados duas vezes.) dicasparafestas.com.br JOÃO FELIPE DEDÉ PAULO

DESCRITOR: b D 13 Estabelecer relação entre unidades sonoras e suas representações gráficas. GABARITO: Letra C QUESTÃO 1 Veja as figuras abaixo. O nome de todas elas começa com a mesma letra. Marque um X no quadradinho que corresponde a esta letra. gartic.uol.com.br br.freepik.com sitededicas.ne10.uol.com.br/cliparts.htm free-clipart-pictures.net A P B A C B D L

A COMA B CAMA C CAPA D CANA QUESTÃO 2 DESCRITOR: b D 4 Ler palavras. GABARITO: Letra B QUESTÃO 2 Faça um X no quadradinho onde está escrito o nome do desenho. sitededicas.ne10.uol.com.br/cliparts.htm A COMA B CAMA C CAPA D CANA

DEDO MEDO DADO MALA A DEDO B MEDO C DADO D MALA QUESTÃO 3 DESCRITOR: b D 2 Reconhecer sílabas. GABARITO: Letra D QUESTÃO 3 Ouça as palavras que eu vou ler. Marque um X no quadradinho da palavra que termina com a sílaba (pedacinho) diferente. (Professor/ Professora use a expressão que os alunos conhecem para tratar das sílabas.) DEDO MEDO DADO MALA A DEDO B MEDO C DADO D MALA

A BANANA B LEÃO C COCADA D PIPOCA QUESTÃO 4 Veja a figura abaixo. DESCRITOR: b D 13 Estabelecer relação entre unidades sonoras e suas representações gráficas. GABARITO: Letra B QUESTÃO 4 Veja a figura abaixo. Faça um X no quadradinho da palavra que termina igual a BALÃO. festabox.com.br A BANANA B LEÃO C COCADA D PIPOCA

DESCRITOR: b D 4 Ler palavras. GABARITO: Letra C QUESTÃO 5 Leia o nome do animal escrito na caixinha abaixo. Marque um X no quadradinho do animal que tem o nome que você leu. CAVALO ecolorir.com A B http://www.agox.net/imagens_Gatinhos.htm C smartkids.com.br D sitededicas.ne10.uol.com.br/cliparts.htm

A GALINHA B JACARÉ C GATO D ARARA QUESTÃO 6 DESCRITOR: b D 4 Ler palavras. GABARITO: Letra A QUESTÃO 6 Faça um X no quadradinho onde está escrito GALINHA. palavrasiluminadas.com A GALINHA B JACARÉ C GATO D ARARA

A O MENINO BEBE SUCO. B PAPAI BEBE SUCO. C A MENINA BEBE SUCO. D DESCRITOR: b D 5 Ler frases. GABARITO: Letra B QUESTÃO 7 Observe o desenho com atenção. Faça um X no quadradinho da frase que conta o que você viu na figura . imagensparaarte.blogspot.com A O MENINO BEBE SUCO. B PAPAI BEBE SUCO. C A MENINA BEBE SUCO. D A MENINA VÊ O SUCO.

A ARANHA SOBE PELA PAREDE. DESCRITOR: b D 5 Localizar informação explícita. GABARITO: Letra C QUESTÃO 8 Preste atenção na frase que eu vou ler. Faça um X no quadradinho que diz o que a aranha faz. A ARANHA SOBE PELA PAREDE. A CAI NO CHÃO. B SOBE NA JARRA. C SOBE PELA PAREDE. D FICOU NA TEIA.

A O MENINO LÊ. B O MENINO PULA. C O MENINO JOGA BOLA. D DESCRITOR: b D 6 Localizar informações explícitas em texto imagético. GABARITO: Letra C QUESTÃO 9 Veja a figura. Faça um X no quadradinho da frase que conta o que você viu na figura. escolaelisapaiva.blogspot.com A O MENINO LÊ. B O MENINO PULA. C O MENINO JOGA BOLA. D O MENINO CORRE.

CONVIDAR PARA UMA FESTA DESCRITOR: b D 8 Identificar a finalidade do texto. GABARITO: Letra B QUESTÃO 10 Ouça a leitura do texto que vou fazer. kipasa.com Para que serve este tipo de texto. (Professor / Professora: Leia as opções somente uma vez.) A ANUNCIAR UM PRODUTO B CONVIDAR PARA UMA FESTA C ENSINAR UMA RECEITA D DAR UMA NOTÍCIA