A Importância da Informação

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Transcrição da apresentação:

A Importância da Informação As empresas precisam de informações a respeito de: Ambiente de marketing Concorrência Necessidades dos clientes Os gerentes não precisam de mais informações, eles precisam de melhores informações.

O que é um Sistema de Informação de Marketing (SIM)? “Um SIM consiste de pessoas, equipamentos e procedimentos para reunir, classificar, analisar e distribuir as informações necessárias, precisas e oportunas para tomadores de decisões de Marketing” Marketing Management, Philip Kotler Nota: Todas as empresas possuem dados e informações. O potencial para alavancar vantagem competitiva está no nível de estruturação de seu SIM, em sintonia com as variáveis do negócio.

O que é um Sistema de Informação de Marketing (SIM)? O SIM ajuda os gerentes a: Identificar suas necessidades de informação, Gerar as informações necessárias, Distribuir as informações.

SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO MERCADO Conceitos Básicos & Aplicações DADO É qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz à compreensão de um determinado fato ou situação. Dados Primários São elementos originais levantados com uma finalidade específica EX.: Opinião de um grupo de pessoas sobre um determinado assunto Obtidos através de pesquisa formal - público alvo definido observação, grupo de foco, levantamento & experimentação Dados Secundários São elementos que já existem em algum lugar os primeiros que devem ser analisados podem solucionar o problema total ou parcialmente custo de obtenção baixo e pronta disponibilidade

SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO MERCADO Conceitos Básicos & Aplicações INFORMAÇÃO É o dado trabalhado e que permite concluir e tomar decisões. É recurso vital da empresa, que quando devidamente estruturada, integra as diversas funções, processos e sistemas organizacionais. Tomada de Decisão Refere-se a conversão das informações em ação. Decisão é uma ação tomada com base na análise das informações CLIENTE FORNECEDOR FABRICANTE DISTRIBUIDOR VAREJO MATERIAIS INFORMAÇÕES

Características da Informação Estão em toda parte mas nem sempre são adequadas Toda empresa as usa para sustentar seus negócios Grande esforço para localizá-las, tratá-las e integrá-las Poucas empresas tem sistema estruturado para: utilizá-las na otimização do processo decisório disponibilizá-las de maneira abrangente mantê-las atualizadas Quando importantes: São retidas com exclusividade Geralmente chegam tarde Podem ser distorcidas - pouco confiáveis A perda do controle é implacável

Funções de um SIM: Identificação das Informação Necessárias Informações que os gerentes gostariam de ter Informações que os gerentes realmente precisam

A base – Inteligência de mercado Necessidade da pesquisa de marketing Descrever o mercado; Monitorar as mudanças do mercado; Decidir as atitudes a serem tomadas e avaliá-las.

Dados do mercado obtidos pela equipe de vendas Análise/Comparação/Avaliação Informação de marketing Experiência interna Dados do mercado obtidos pela equipe de vendas Pesquisa de marketing

SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO MERCADO Conceitos Básicos & Aplicações INTELIGÊNCIA Análise INFORMAÇÃO Organização DADOS

EVOLUÇÃO DO MERCADO & INFORMAÇÕES Orientação Para o Produto Década de 40 a 60 Orientação Para o Mercado Década 70 a 90 Orientação Para o Cliente

Determinação ou avaliação de potenciais cursos de ação Testes de marketing; Lançamentos (e desenvolvimentos) de novos produtos; Teste de aceitação de produtos modificados; Comunicação da imagem da companhia; Desenvolver e avaliar as campanhas de propaganda e promoção, bem como as campanhas por correspondência.

Métodos para se obter dados para a pesquisa de mercado Pesquisa de campo: informações obtidas por respostas para um conjunto de perguntas a uma série de entrevistados, através de técnicas estatísticas.

Métodos para se executar a pesquisa de campo Auditorias das vendas a varejo: pesquisas Nielsen de participação de mercado;

Auditorias dos consumidores: painéis, comitês, reuniões, recrutamento, entre outras técnicas.

Pesquisa de mercado com questionários Entrevistas pessoais; Entrevistas telefônicas; Questionários postais.

3.1 Questionários típicos Deve ser desenvolvido de acordo com as exigências particulares para cada necessidade. Os seguintes aspectos devem ser observados:

O questionário deve ser específico à área pesquisada e não deve conter perguntas impertinentes (isso é óbvio, não é mesmo?); A lista de pergunta deve ser idealizada para resultar no maior número possível de informações sem ambiguidades (de preferências perguntas fechadas);

Cada pergunta deve ser simples e relativamente curta; Tente não induzir as respostas; Seja cuidadoso na sequência de perguntas, pois podem influenciar as respostas; Utilize ferramentas estatísticas; Evite questionários exagerados.

Qual a sua opinião sobre o atendimento pessoal do vendedor a sua empresa?     ( )Regular ( )Bom ( )Ótimo Sua empresa já utilizou os serviços da assistência técnica da LOJA X?     ( )Sim ( )Não Em caso de resposta positiva, como foi o atendimento da assistência técnica ao seu cliente? Qual a sua avaliação do atendimento oferecido pela LOJA X em suas diversas áreas? Ex: Faturamento, entrega, cobrança, televendas, etc...  A sua loja trabalha com todo o mix de produtos da LOJA X?  O sr. tem sido informado pelo vendedor sobre as mudanças, lançamentos, ou outras novidades da LOJA X?    

Informações importantes a serem obtidas com os clientes: Fatores de compra que os influenciam; Como eles vêem a companhia e seus concorrentes; O que eles acham dos novos produtos; Qual a abordagem deles aos novos produtos.

Pesquisa de gabinete Estatísticas governamentais; Informações da empresa; Catálogos comerciais; Associações comerciais; Relatórios disponíveis sobre o assunto.

Tipos de dados: Mercado: - tamanho e segmentação; - características: principais clientes, fornecedores, produtos vendidos; - situação: mercado novo, maduro, saturado;

- desempenho das empresas: em relação ao mercado como um todo, em relação umas às outras; - canais de distribuição: identificação; - métodos de comunicação: mídias, promoções de vendas; - financeiras: impostos, taxas, restrições a importação;

- legais: legislação sobre patentes, padrões de produto, legislação relativa aos agentes, marcas registradas e direitos autorais, proteção de propriedades intelectuais; - desenvolvimentos: mudanças de mercado, produto e legislação.

Informações do produto: - clientes potenciais: quem, onde, líderes de mercado e concorrentes; - empresa: satisfação dos clientes, necessidade de desenvolvimento/aperfeiçoamento de produtos, potencial de novos produtos, percepção do mercado.

- concorrentes: quem, comparação em tamanho, localização, setor do mercado, produtos fabricados e vendidos, preços, canais de distribuição e vendas, introdução de novos produtos.

As quatro áreas principais de dados secundários: Relatórios de mercado: história, estrutura, tamanho, principais empresas, tendências, canais de distribuição, desenvolvimentos recentes, futuros desenvolvimentos.

Informações empresariais: Informações de catálogos e anuários; Informações financeiras: relatório e contas da diretoria, lucro anual, evolução dos resultados e dos custos.

Informações estatísticas e de produto - estatísticas governamentais; Informações dos consumidores - Demográficas, psicográficas e comportamentais.l

Planejamento de pesquisa de marketing Objetivos; Informações necessárias e sua obtenção; Coleta de dados; Análise dos dados.

Confira e analise as informações Pesquisa comprada Pesquisa própria Pesquisa de campo Relatórios não destinados a publicação Pesquisa contratada Pesquisa de gabinete