18º ENCONTRO 9 de novembro de 2009 ORTOGRAFIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
Ensaiando um ensaio.
O USO DO R E RR Em início de palavras usa-se apenas um R;
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari
Orientação Técnica Recuperação Paralela Língua Portuguesa
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Rotina na Alfabetização:
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
APRENDER A LER EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
alfabetização INTRODUÇÃO
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
OS ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NAS SÉRIES INICIAS
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Encontro com Professores Coordenadores dos Anos Finais fevereiro de 2014 OBJETIVO: Subsidiar os PCs do Ensino Fundamental - anos finais, quanto a sondagem.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
NOME: ANO: TURMA: PROFESSORA: DATA:
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
14º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
A apropriação do sistema ortográfico
Relatório de Proposta de Projeto
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Alfabetização e Letramento
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Café com Letra 27/10/ º Encontro.
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Organizando o trabalho pedagógico
Alfabetização Níveis da escrita.
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Avaliação da Alfabetização
VOCÊ SABE INTERPRETAR AS HIPÓTESES DE ESCRITA DE SEUS ALUNOS?
Ano 2 Unidade 1.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
Equipe responsável pela produção
Etapas de uma sequência didática
Avaliação Diagnóstica
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa
Secretaria Municipal de educação
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
PROFª. Leila de Souza Ganem
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
Por que o jornal na escola?
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
DISSERTAÇÃO. LEITURA OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E EDUCAÇÃO Professores: Carlos Bahia Simone Trindade.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

18º ENCONTRO 9 de novembro de 2009 ORTOGRAFIA

ANÁLISE DO TEXTO DO ALUNO EMERSON DA PROFESSORA REGINA ERA UMA VEIS UMA MININA GUESISAMAVA BRACADENEVE ELA MORAVAM NIUM PALASIU COU SEU PAIS E A MAE MOREU E O REI SICAZOU COU AMADRASTA DA BRANCADENEVE UM DIA ELA FALOU COU ISPELIO ISPELIO ISPELIO MEU E ZITE AUGUEI MAISBELADOGUE EU SIM A BRACADENEVE GUE MORA NA CASA DOS SETESANÓES QUANDO OS ANÓES SEGARÃO NA SUA CASA ELES VIU A BRANCADENEVE NA SUAS CAMAS ELE FICOU INREDO DAS SUAS CAMA GUADA BRANCADENEVE ACORDO LEVOU UM SUSTO I O DE BARBA FALO GE FICA CONOSCO UM DIA SEGITE AMADRASTA DESFASOU DE FELINHA E FOI PARA A CASA DOS SETE ANOES E A MADRASTA DOUM MA AMÇA ENVENENADA ELA DESMAI E OS ANÓES COLOCARÃO ELA NIUM CAISÃO COBERTO DEO RO E PRISIPE MADOU OS ANÓES A BRI O CAISÃO E O PRISIPE BEIZOU A BRANCADENEVE E ACORDOU SICAZARÃO EFICARÃO FELIZESPARASEMPRE

Conclusão do grupo Escreve como se fala. Não segmenta corretamente o texto. Troca de sons: P/B, F/V (pares mínimos). Omissão de letras. Sons nasais. Inversão de letras. QU/GU.

ATIVIDADES PARA AJUDAR NO TRABALHO DA ORTOGRAFIA Retomar o texto com a leitura. Pesquisar no texto fonte. Pesquisar no dicionário. Entregar o texto digitado com os erros a serem corrigidos.

Ditado (com banco de palavras). Lista de palavras que não se pode errar. Escrita de palavras e regras em cartazes a partir de observações e conclusões dos alunos. Revisão do texto com foco na ortografia.

VÍDEO 1 – O QUE APRENDER DE ORTOGRAFIA? Os erros de ortografia não são da mesma natureza. As dificuldades podem ser divididas em dois grupos: regulares - onde as regras podem ser usadas. Possibilitar situações onde o aluno possa descobrir as regras. b) irregulares - não existe regras. Há necessidade de fazer uso do dicionário e da memorização, treinando as palavras que usam com maior freqüência. ALUNO DEVE: OBSERVAR, REFLETIR E CONSTRUIR.

VÍDEO 2 - PARA QUE ENSINAR ORTOGRAFIA? Um bom começo para o ensino de ortografia é perguntar o que eles pensam, partindo sempre dos erros cometidos por eles, levando-os a produzir as próprias regras e a escrita correta das palavras. Para escrever textos é necessário: Selecionar idéias. Ordenar. Apresentar. Grafar.

VÍDEO 3 - UMA REFLEXÃO SOBRE AS REGRAS ORTOGRÁFICAS Por onde começar o trabalho com as regras ortográficas? As respostas estão nos textos produzidos pelos próprios alunos. DITADO INTERATIVO: Ao invés de usar o ditado tradicional que tem como objetivo verificar os conhecimentos ortográficos faremos o ditado interativo para ensinar ortografia refletindo sobre o que escrever. No ditado interativo escolhemos um texto já conhecido, fazendo determinadas pausas, para que possam discutir sobre as questões ortográficas. No decorrer do ditado o professor fará várias interrupções, onde as dúvidas são sanadas, discutir e verificar hipóteses. Essas pausas devem ser planejadas. O objetivo do ditado interativo é trabalhar as dificuldades regulares.

RELEITURA COM FOCALIZAÇÃO O professor envolve a sala com a releitura de um texto já conhecido e faz interrupções para questionar sobre a grafia de algumas palavras. DIFICULDADES IRREGULARES - selecionar palavras de uso frequente comentando que precisam ser memorizadas, e do papel importante do uso do dicionário no nosso dia a dia.

Beijos, Neusinha

DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO PROFESSORA – DEBORA GIL Neusa Maria Campos Real 2009