Dificuldades motoras iniciais no SL Jovaed- jun-2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Formação Sala de Leitura e Filosofia
Interface no Ambiente VIAS K
Maria Aparecida C. Balduino. Proposta de Pesquisa 1 - Questão Central: EAD como uma ferramenta de desenvolvimento que proporciona a formação de cidadãos.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ESPECIALIZADO Profa. Dra. Nely Garcia
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
“NOVOS” ESPAÇOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM EAD
Pedagogia da pesquisa-ação
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Avaliação Psicomotora
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
É o processo pelo qual toma-se conhecimento do mundo externo.
Cristiane jonas Francisconi
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Universidade Estadual de Campinas
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Introdução INTRODUÇÃO
UNESP Estudo de caso E Pesquisa ação. Metodologia de Pesquisa em
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Empresas Juniores: prescrições para um contexto de pesquisa
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.
Introdução à Educação à distância
SABERES E PRÁTICAS EM EAD: FORMANDO PROFISSIONAIS ATUANTES Verônica D. L. Araújo FUNDAJ Rita Melo UFPE.
GAME DE SEGURANÇA Carlos Mazoco Fabiano de Albuquerque Abril de 2011.
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
Luiz Pereira da Silva Júnior Monte Dourado - PA
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Conclusões Foram desenvolvidos dois fatores na busca do sucesso da Oficina, a contextualização dos conteúdos.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Software Social na Educação. A utilização de softwares social no cotidiano escolar é indicado para vários níveis de conhecimento, compreensão, aplicação,
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Cooperação em rede – Compartilhando recursos educacionais abertos Ana Cristina da Matta Furniel (ENSP/Fiocruz) Oficina de Gestão da Informação Digital.
Interdisciplinaridade: Relato de Experiência
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Tipos de Produtos Multimídia
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Cristiane Jonas Francisconi
Métodos de treinamento
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
PSICOMOTRICIDADE “A importância da Psicomotricidade na prevenção das
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
Resultado da Pesquisa evolução de carreira Ex-alunos do Aperfeiçoamento e MBA Coordenação de Informação e Apoio a Venda 12/11/2012.
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
Transcrição da apresentação:

Dificuldades motoras iniciais no SL Jovaed- jun-2011

A integração sensorial proporciona modificações: Informação – Formação – Transformação Quem é,do que precisa, como e porque Atividade online Construtivista-Conectivista Novos espaços de Aprendizagem = novas praticas Utilização de ferramentas web2.0 SL é mais livre, os Games são mais estruturados e as simulações são mais rigorosas já que transferem a aprendizagem do virtual para o real.(Clark Aldrich)

Questão 1- Área de atuação- EaD e Ensino superior

Questão 2 – Faixa etária anos

Questao 3- Localização geográfica Sudeste

Questão 4 – Experiência no SL Pouco ativa e através do Jovaed

Questão 5 – Preferências motoras no real Individuais e coletivas

Questão 6 – Via sensorial mais utilizada Visual Motora- exploração de ambientes

Questão 7- Considerações pessoais quanto aos games Mestria e desajeitados

Feedback 1-A atividade ocorreu com problemas de áudio e apresentação do ppt. Situando-se desta forma como desgastante para a autora e sem nexo para com a proposta. 2- O pensamento inicial era de mobilizar durante a primeira parte o analisador auditivo-visual e na segunda parte o analisador cinestésico –tátil. 3- Com a falha no áudio da ferramenta SL, a segunda parte da atividade perdeu totalmente o sentido e ocorrendo uma mudança nos planos. 4- Considerando-se que as atividades no SL são mais livres e espontâneas e que os participantes dividiam-se entre a pericia e a falta de experiência, apesar da exploração espacial ser motivante para o grupo, constatou-se que o tempo de reação para o movimento do Avatar e a orientação espacial são as falhas visíveis na maioria dos participantes com ou sem experiência.

Conclusão A atividade ocorreu de acordo com uma proposta possível para a EaD, possibilitando o uso de ferramentas diferentes, vivencia online englobando – texto, questionário, gráficos e feedback – que são linguagens diversificadas e que contribuem para a eficácia da EaD. Foram apresentadas ferramentas da web2.0 em todas as etapas do processo. Powerpoint Scribd SL- portal Educaçao FreeOnline Surveys