Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL
IV Encuentro Internacional de Redes EUROsociAL “Protección social, informalidad y trabajo decente” A contribuição das Administrações Tributarias à formalização.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
EIXO 2 – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: Desenvolvimento econômico sustentável, com geração de trabalho e renda. Secretarias correspondentes: - Fazenda - Trabalho.
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
07 a 09 de outubro Fortaleza - CE. Painel: Integração, Cooperação Técnica e Ação Integrada. Sueli Bedê Secretária Municipal da Fazenda PREFEITURA DE SÃO.
Apresentação do Projeto
CURSO QUALIDADE EM SERVIÇOS Prof. Ione Cruz.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
ENERGIA COM VIDA.
Prêmios Santander Universidades
Certificação Digital.
Programa Segundo Tempo: Esporte e Cidadania na Universidade
O que é o SIG-ISS ? O que é o SIG-ISS ?
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
O que você pode fazer para reduzir a evasão
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Certificação na Secretaria da Receita Federal
ISENÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES PARA A SEGURIDADE SOCIAL
Grupo: Carlisa Andrade Maria Borges Marina Santos Viviane Bertoldo
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
CURRICULO +.
Secretaria de Estado da Fazenda Subsecretaria de Estado da Receita Subsecretaria de Estado da Receita Gerência de Desenvolvimento Fazendário Subgerência.
Promovendo Soluções Sociais
Universidade Federal de Pernambuco
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Alexandre Rampelotto.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
I Encontro de Empresas Juniores da UEG Prof. ELTON FIALHO DOS REIS Apresentação da Tramitação para Criação e Regulamentação de EJs na UEG.
Grupo Educacional Opet
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Integrando Tecnologia nos Caminhos da Educação
Programa Nacional de Educação Fiscal. Responsável pela Coordenação Geral do PNEF “Desenvolver pessoas para o aperfeiçoamento da gestão das finanças públicas.
INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA NO MERCOSUL CAMINHOS QUE SE CRUZAM NA PROCURA DA EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO SUPERIOR, CONTRIBUINDO DIRETAMENTE PARA DINAMIZAR.
Projeto SIMULAB no UNASP
Observatório da Reforma Tributária Construindo Cenários para os Próximos 10 anos Núcleo de Estudos Fiscais - NEF.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho.
Laboratório de Ensino a Distância
Política Educacional Brasileira
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Empresa Junior.
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
1 Receita Federal do Brasil - RFB Resultados da Fiscalização 2008 Brasília, fevereiro de 2009.
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Siga-nos:
Receita Federal 1 ISENÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES PARA A SEGURIDADE SOCIAL PL 3.021, de certificação e isenção de entidade beneficente de assistência social.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Fazenda Subsecretaria de Administração Geral Diretoria de Gestão de Pessoas Gerência de Desenvolvimento.
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - IEC Curso: Gestão Avançada de RH MUDANÇA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL Profª. AMYRA SARSUR Nov PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Divic-7ªRF Práticas de EDUCAÇÃO FISCAL na RECEITA FEDERAL DO BRASIL.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
NAF: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL 1º Sem DIFUSÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL, APOIO E ATENDIMENTO A CONTRIBUINTES DE BAIXA RENDA.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal NAF Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

O que são os NAF? O projeto dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs) é uma proposta que busca trazer cidadania às comunidades e treinamento diferenciado aos estudantes de contábeis, valorizando e promovendo o conhecimento contábil e fiscal através da prática. 2

Os NAF fazem parte da Receita Federal? Não. Os NAF são criados pelas instituições de ensino e pertencem à estrutura acadêmica. O papel da Receita Federal é dar apoio técnico na formação dos estudantes. 3

NAF com atividades suspensas = 1 no Distrito Federal Quantos NAF existem? NAF ativos = 24 23 no Rio Grande do Sul 1 em Alagoas NAF em implantação = 4 1 em Minas Gerais 1 em São Paulo 1 no Rio Grande do Sul NAF com atividades suspensas = 1 no Distrito Federal 3

Quais os objetivos dos NAF? O NAF possui dois objetivos: (1) dar suporte contábil e fiscal a pessoas de baixa renda ou ao público interno das faculdades/ universidades (2) agir como centro de aprendizagem e produção de conhecimento dos alunos através de discussões, criação de palestras, treinamentos, grupos de estudo, etc. 4

Como surgiu a idéia dos NAF? As universidades normalmente possuem, em suas faculdades de Direito, núcleos de apoio jurídico a pessoas de baixa renda. A idéia dos NAFs resume-se a criar núcleos universitários de prática contábil semelhantes aos de prática jurídica, com o objetivo de promover o estudo e a consciência fiscal entre universitários e orientar contribuintes de baixa renda. Iniciativa semelhante existe no modelo de interação da Receita Federal dos EUA (IRS) com contribuintes de baixa renda (experiência das Low Income Taxpayer Clinics). 5

Uma idéia “ganha-ganha”! A comunidade ganha um atendimento as suas questões mais básicas. Os escritórios ganham, pois podem direcionar casos mais simples (e, muitas vezes, de difícil comunicação com o cliente) para o NAF. O Fisco auxilia na formação de novos contadores através de palestras e treinamentos, estreitando laços com a comunidade e facilitando a relação Fisco x Contribuinte. As Universidades fortalecem sua imagem frente a comunidade e preparam seus alunos de forma integral. Os estudantes, que passam a ter uma formação técnica melhor, baseada na prática fiscal e contábil. 6

Que serviços o NAF pode oferecer? Pessoa Física: Geração e Transmissão da DIRPF Geração e Transmissão da DIRPF retificadora Geração e Transmissão da DITR Consulta e emissão da Situação Cadastral Consulta e emissão Situação Fiscal Emissão da 2° via do CPF Emissão de Certidão Negativa de Débitos – CND Pessoa Jurídica Abertura do Micro Empreendedor Individual – MEI Consulta e emissão da Situação Cadastral Consulta e emissão da Situação Fiscal Emissão de Certidão Negativa de Débitos. PERDCOMP 6

Características dos NAF Composto de alunos de Ciências Contábeis Coordenado por um professor Em algumas instituições, a participação nos NAF valem créditos acadêmicos Em outras, os NAF compõem disciplina opcional Os alunos prestam serviços gratuitamente, sob supervisão de um professor, à comunidade carente como parte da prática acadêmica 6

Sociedade Civil Organizada 7

Construindo Cidadania Universidades e Fisco Gerando Conhecimento Construindo Cidadania 8

Geração de Conhecimento Palestras apresentadas por estudantes 9

Geração de Conhecimento Visitas à Administração Tributária 10

Geração de Conhecimento Palestras técnicas 11

Construindo a Cidadania Orientação e atendimento gratuitos ao cidadão hipossuficiente 12

Obrigado Lilian.andrade@receita.fazenda.gov.br Lilian Rose Vasques Andrade Chefe da Divisão de Educação Fiscal Lilian.andrade@receita.fazenda.gov.br