T.I. - TECNOLOGIA INFORMÁTICA, S.A.. A evolução e estado actual do software de gestão de P.M.E. em Portugal.

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Transcrição da apresentação:

T.I. - TECNOLOGIA INFORMÁTICA, S.A.

A evolução e estado actual do software de gestão de P.M.E. em Portugal

T.I. - TECNOLOGIA INFORMÁTICA, S.A. Antes era assim...  Pequenos programas para pequenas tarefas.  Desenvolvimento anárquico: um programador / um programa!  Linguagens de programação inadequadas.  Metodologias inexistentes.  Falta de noções de Qualidade de Software.  Limitações do hardware e ferramentas de desenvolvimento.

T.I. - TECNOLOGIA INFORMÁTICA, S.A. E agora ?  Aplicações modulares e integradas  São mais adaptadas às necessidades reais do utilizador, mas...  Exigem maior rigor na análise de processos e necessidades.  São mais complexas de parametrizar. ... Mas fornecem uma automação de tarefas muito superior.  O Desenvolvimento:  Passou a ser feito por equipas especializadas em áreas.  Em camadas permite separação de tarefas.  Em O.O. obriga a planeamento e trabalho de equipa.

T.I. - TECNOLOGIA INFORMÁTICA, S.A. E agora...  Utilização de livrarias gráficas permite:  Apresentar funcionalidades tradicionais de forma amigável.  Ter na ‘ponta do rato’ funcionalidades extra dantes inimagináveis.  Utilização de “Motores” de Bases de Dados Cliente / Servidor  Maior rapidez / distribuição de tarefas de B.D. entre Servidor / Cliente  Maior fiabilidade / o único componente crítico é o servidor.  Maior segurança / Controlo de acessos e processamento de dados num único local.  Melhor qualidade de informação.

T.I. - TECNOLOGIA INFORMÁTICA, S.A. O potencial do software de hoje  Permite uma redução muito grande de custos administrativos.  Disponibiliza dados mais ‘técnicos’.  Se a empresa quiser tirar partido deles, exige pessoal especializado para os utilizar.  Permite ter ‘no computador’ toda história da vida da empresa.  Qualquer informação, Hoje! Agora! Neste Instante!  Que pode ser usado por um qualquer elemento da empresa para as suas tarefas, ou pelos gestores nas suas tomadas de decisão.  Disponibiliza as ‘partes da história’ apenas a quem delas necessita.  E na maioria das vezes, sem o uso do papel...  Papel esse que, se não existir, não vai ter a mãos erradas...

T.I. - TECNOLOGIA INFORMÁTICA, S.A. A qualidade da informação  Se a vida da empresa está toda centralizada no sistema...  É muito importante que este seja ‘a digitalização da realidade’...  Por isso, a qualidade da informação é um dos factores mais críticos para o sucesso de um sistema informático de uma empresa, logo:  Não pode haver perca de dados.  Não deve conter dados redundantes, desactualizados ou incorrectos.  As entidades oficiais já impõem procedimentos que obrigam a ter o sistema com dados actualizados ao dia (inventário permanente, p.ex.).  Devem existir procedimentos de conferência/auditoria interna afim de detectar incorrecções.  Deve existir formação adequada do pessoal.

T.I. - TECNOLOGIA INFORMÁTICA, S.A. A Gestão do Relacionamento  Também faz parte da vida da empresa o relacionamento com o cliente, o fornecedor, o empregado, o prestador de serviços...  Para além da informação financeira e fiscal, o sistema deve conter toda a informação de relacionamento com terceiros.  A gestão do relacionamento é hoje uma das áreas mais importantes da empresa.  Para isso, o sistema deve registar e categorizar / classificar todos os eventos relevantes desse relacionamento.  O sistema deve ainda permitir alertar para a existência de eventos agendados e ainda não concluídos (ex.: eventos de reclamações).

T.I. - TECNOLOGIA INFORMÁTICA, S.A.  Um sistema actual deve permitir expor na Internet dados relevantes, para utilização B2B ou B2C...  Interface WEB para comércio electrónico e gestão de relacionamento:  Encomendas, consulta das mesmas, etc...  Consulta de dados técnicos, catálogos, promoções, preços específicos.  Tratamento de reclamações.  Envio de Curriculums / Candidaturas a emprego e respectiva actualização.  Extractos de Encomendas / Conta Corrente.  Se um cliente tiver acesso ao estado da sua encomenda, é mais um serviço prestado que melhora o relacionamento.  Numa auditoria, um ROC envia muitos pedidos de extractos de conta, que se devidamente autorizados, podem assim ser consultados via Internet.  Emissão de s devidamente classificados e dirigidos.  Envio de ‘Newsletters’, promoções, informações técnicas, etc.

T.I. - TECNOLOGIA INFORMÁTICA, S.A. E o futuro?...  Das empresas:  As micro-empresas irão continuar como até aqui: na zona onde operam, ou são extremamente especializadas, ou não têm concorrência, ou desaparecerão tão depressa como nasceram.  As P.M.E. que se especializarem em determinada zona ou nicho de mercado, criarem alianças/parcerias estratégicas e mantiverem a sua gestão com o rigor próximo de uma grande empresa, irão continuar de boa saúde.  As G.E.s continuarão a fundir-se, desmembrar-se, deslocalizar-se, e a manter a sua excelência de gestão uns pontos abaixo do R.O.I. (!)

T.I. - TECNOLOGIA INFORMÁTICA, S.A. E o futuro?...  Do software:  A maioria das micro-empresas que resistirem, continuarão a usar o software mínimo possível.  As P.M.E. que se souberem adaptar, irão exigir software que lhes permita uma gestão com o mesmo rigor de uma G.E.. Todas as produtoras de software que se souberem adaptar mais às exigências do cliente que às modas da informática irão resistir. As outras vão morrendo ao mesmo ritmo dos seus clientes que não se adaptaram...  As G.E.s continuarão a gastar inexoráveis verbas em software extremamente complexo, mas que para os gestores, é psicologicamente muito simples: Enquanto pagar estas licenças está convencido de que é o melhor para a sua empresa!