Conhecimento hoje é a engrenagem da Inovação, Produtividade e Qualidade Os executivos das grandes empresas do mundo preocupam-se hoje com 3 fatores: pessoas,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comitê de Aprendizagem Organizacional Gestão do Conhecimento em Organizações “ Aprender não significa adquirir conhecimento, mas sim expandir a capacidade.
Advertisements

SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO Vs. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Ministério da Fazenda - MF
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
Victor Wolowski Kenski SITE Educacional
A Gestão do Conhecimento como Ferramenta nos Negócios Esportivos
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
DADOS INFORMAÇÕES CONHECIMENTOS
GESTÃO DO CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL
PALESTRA: GESTÃO DO CONHECIMENTO
DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento
Palestrante: Isamir Machado de Carvalho
Anderson Soares André, Dr. Eng.
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO PROCESSO ORGANIZACIONAL:
AUTORES LILIAN FÁTIMA GAIA Especialista em Gestão de Negócios
Memória Organizacional e Gestão de Conteúdo
Alex Sandro Souza de Oliveira BOA NOITE 19/02/2010.
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Mentoring Comunidades de Prática (CoP)
CONHECIMENTO EXPLÍCITO: transmitido por linguagem formal
Quem aprende: as organizações ou as pessoas?
Conhecimento e Aprendizagem Organizacional
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO AULA 2
Mesa dos Presidentes Gestão do Conhecimento. O conhecimento é uma organização sobre fatos e ideias, que podem ser tácitos (aprendizados no dia-a-dia)
Gestão da Informação e do Conhecimento: interseção e especificidades
GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação
Tema Gestão do Conhecimento:.
Flávia Consoni Centro Universitário da FEI.
Inovação Tecnológica Vanilde Manfredi Aula 2. Objetivos da aula 1 - Conhecer as condições que promovem a criação da espiral do conhecimento numa organização.
“Cultura Organizacional e Comunicação Interna“
TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM
GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATUALIDADE
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO.
Inovação Tecnológica Aula 1
Gestão do Conhecimento e da Informação
Gestão do Conhecimento Fernando Pinho Cernach nº
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
Espartaco Madureira Coelho São Paulo, outubro de 2004
Nossa motivação People First Liderança de Mercado Crescimento Quality & Risk Mgmt Excelência Operacional Valores Compartilhados 2.
David A. Korver, MSc, MBA  Conceitos  Estratégias de GC  Modelos  Processos  Integração de GC  Níveis  Sistema de GC.
Gestão do Conhecimento
Gestão do Conhecimento e da Informação
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Quadro de Caracterização dos Métodos, das Práticas e Tecnologias da Gestão do Conhecimento Brian Newman and Kurt W.Conrad  Gestão do Conhecimento (GC)
Gestão do Conhecimento
Administração da informação - Introdução. Dados são a coleção de evidências relevantes sobre um fato observado. Um conjunto de dados constata um fato.
Gestão tecnológica de cadeias produtivas
“Avaliação de aproveitamento” WebQuest – Final GRUPO 06: ANDRE LUIZ BARBATTO DE NOVAES EVERTON AUGUSTO LUCAS LUIZ ALBERTO STEPHAN JUNIOR RENAN NUNES CHIARANDA.
Gestão do Conhecimento
Sejam bem vindos!.
Definições do Conceito de Qualidade
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Atencaobasica.org.br Como potencializar a criação do conhecimento?
Gestão da Tecnologia da Informação Turma 2008 Disciplina Inovação Tecnológica Prof. Ronaldo Barbosa
Gestão do Conhecimento GC
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
Gestão de Pessoas no Setor Público
Gestão Estratégica do Conhecimento
PROJETOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Rodolpho Paggiaro C. de Arruda Estudo Sobre a Utilização de Software para Transferência de Conhecimento nas Organizações.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão do conhecimento e KCS Introdução Estes slides são uma sugestão de conteúdo a ser apresentado como evento de sensibilização inicial e introdução.
AULA 2. Mapa da Aula Componentes básicos à criação de conhecimento; Barreiras à criação do conhecimento; Armadilhas comuns;
Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Conhecimento hoje é a engrenagem da Inovação, Produtividade e Qualidade Os executivos das grandes empresas do mundo preocupam-se hoje com 3 fatores: pessoas, papéis das pessoas na organização e conhecimento. Baseado em - Interview: Carla O´Dell (acesso em 03/08/2008) A Gestão do Conhecimento é parte de uma transformação global na história do mundo: Conectividade, Colaboração e Padrões Comuns que têm permitido às pessoas se comunicarem, partilhar informação e conhecimento como nunca antes fi possível fazer. Gestão de Projetos Disciplina: GESTÃO DO CONHECIMENTO

Conhecimento tácito: difícil de ser articulado, é incorporado à experiência individual (exemplo: crenças pessoais, juízos de valor) Conhecimento Explícito: pode ser facilmente transmitido (exemplo: conteúdo dos livros e manuais) Duas formas de conhecimento complementares: Explícito e Tácito

Indivíduo Interorganizações Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito Interações para Conhecimento Organizacional Grupo Organização GC é um processo interativo de conhecimento organizacional, a capacidade que uma empresa tem de criar conhecimento, disseminá-lo na organização e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas (Nonaka e Takeuchi, 1997) NONAKA, I; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

Cultura Organizacional, Gestão do Conhecimento e Inovação Cultura Organizacional Aprendizado Organizacional e Gestão de Conhecimento Práticas, Métodos e Processos de Inovação Reconhecimento e Mensuração Baseado em – artigo Cultura da Informaçãohttp://

Estratégias para extrair do cliente aquilo que ele precisa