Conhecimento hoje é a engrenagem da Inovação, Produtividade e Qualidade Os executivos das grandes empresas do mundo preocupam-se hoje com 3 fatores: pessoas, papéis das pessoas na organização e conhecimento. Baseado em - Interview: Carla O´Dell (acesso em 03/08/2008) A Gestão do Conhecimento é parte de uma transformação global na história do mundo: Conectividade, Colaboração e Padrões Comuns que têm permitido às pessoas se comunicarem, partilhar informação e conhecimento como nunca antes fi possível fazer. Gestão de Projetos Disciplina: GESTÃO DO CONHECIMENTO
Conhecimento tácito: difícil de ser articulado, é incorporado à experiência individual (exemplo: crenças pessoais, juízos de valor) Conhecimento Explícito: pode ser facilmente transmitido (exemplo: conteúdo dos livros e manuais) Duas formas de conhecimento complementares: Explícito e Tácito
Indivíduo Interorganizações Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito Interações para Conhecimento Organizacional Grupo Organização GC é um processo interativo de conhecimento organizacional, a capacidade que uma empresa tem de criar conhecimento, disseminá-lo na organização e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas (Nonaka e Takeuchi, 1997) NONAKA, I; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
Cultura Organizacional, Gestão do Conhecimento e Inovação Cultura Organizacional Aprendizado Organizacional e Gestão de Conhecimento Práticas, Métodos e Processos de Inovação Reconhecimento e Mensuração Baseado em – artigo Cultura da Informaçãohttp://
Estratégias para extrair do cliente aquilo que ele precisa