Reunião de Pais e/ou Responsáveis /2011 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.

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Transcrição da apresentação:

Reunião de Pais e/ou Responsáveis /2011 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER

FAMÍLIA ESCOLA EDUCAR PARA A CIDADANIA COM É na convivência com a família que os princípios de honestidade, respeito e solidariedade são vivenciados e interiorizados. Ensina valores éticos e morais É na convivência com outras crianças e com outros adultos que as regras de convivência são mais intensamente vivenciadas. Ensina as regras sociais e o conhecimento sistematizado Humaniza o alunoSocializa o aluno e lhe dá diversas ferramentas para entender o mundo FAMÍLIA – ESCOLA EXERCEM PAPÉIS DISTINTOS E COMPLEMENTARES. UMA NÃO SUBSTITUI A OUTRA.

Reúne-se com pais porque é importante: estabelecer vínculos estreitar laços divulgar informações de cunho administrativo e pedagógico abrir canais de comunicação explicitar a distinção de papéis

REÚNE-SE COM PAIS QUANDO SUA PRESENÇA AGREGA VALOR À AÇÃO INSTITUCIONAL  Situações agregadoras : de caráter informativo de caráter reflexivo  Momentos mais comuns para a realização de reuniões: início de ano letivo períodos de entrega de resultados finais de etapas de trabalho demandas individuais da escola ou da família  Tipos mais comuns: individual – por demanda da escola – por demanda da família coletiva – competência da escola

Parceria Família X Escola Parceria necessária para o sucesso de nossos alunos. Participação no desenvolvimento das atividades. Participação nos eventos escolares.

5. REGULAMENTO INTERNO - ALUNOS Quanto a alguns dos deveres: – Trazer a agenda escolar diariamente; – Vir uniformizado diariamente; – Trazer todo o material necessário para as atividades; – Zelar pelo patrimônio do Colégio, repondo qualquer dano; – Respeitar todos os alunos, professores e funcionários do Colégio; – Realizar e apresentar todos os trabalhos escolares nos prazos determinados.

Quanto a algumas das proibições: – Trazer para o Colégio qualquer material estranho ao estudo ou que apresentem riscos a outras pessoas; – Sair do Colégio sem autorização; – Fumar nas dependências do Colégio; – Fazer uso de aparelhos celulares nas dependências do estabelecimento; Qualquer dúvida consultar a agenda do aluno ou o Regimento Escolar, bem como a direção e equipe pedagógica;

6. INDISCIPLINA DE ALUNOS X TRABALHO PEDAGÓGICO INDICAÇÃO DE PROFESSORES REPRESENTANTES DE TURMAS; MAPEAMENTO DAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL; ELEIÇÃO DE ALUNOS MONITORES; Sobre a questão da indisciplina dos alunos: – Agenda – ficha de ocorrência; – Orientação pela equipe pedagógica e/ou direção aos alunos individualmente ou na sala; – Chamadas de pais de alunos individualmente, conversas com pai/aluno e professores; – Reuniões de pais por turmas com a direção e equipe pedagógica; – Reuniões com a Patrulha Escolar; – Reuniões com o Conselho Escolar; – Encaminhamentos a outras instâncias: Conseho Tutelar, NRE; Promotoria pública; ministério público.

OBRIGAÇÕES DOS PAIS Acompanhar diariamente a agenda escolar dos filhos e assinar todos os comunicados da escola; Justificar por escrito na agenda as faltas do(a) filho(a) e também quando vir sem o uniforme; Exigir rotina de estudos em casa/Incentivar a leitura; Providenciar todos os material escolares necessários;

Acompanhar assiduidade e pontualidade do filho a escola; Exigir que venha uniformizado diariamente; Comunicar mudança de telefone e endereço; Comparecer à escola sempre que for solicitado e/ou participar sempre das reuniões para entregar de resultados escolares; Respeitar o Colégio, já que o escolheu para o seu filho, zelando para o seu nome;

PROJETO DE LEITURA Será destinado 01h/a na semana para leitura em sala de aula, neste dia o aluno terá que estar com o material de leitura; Cada aluno terá que ler no mínimo 01 livro no trimestre; Será cobrado de cada aluno a apresentação oral de um livro no trimestre – na disciplina de L. Portuguesa

8. Sistema de avaliação Trimestral; A média trimestral é o resultado da soma das notas atingidas pelo aluno dividida pelo número de avaliações realizadas no trimestre. Exemplo: MT: 10,0+7,0+9,0+6,0 = 8,0 4 Todas as avaliações terão valor 10,0. A recuperação paralela é para todos os alunos, sendo obrigatória a oferta aos alunos que não atingiram 60% da nota;

O aluno só terá direito a realizar a fazer 2 ª chamada após apresentar para o professor justificativa dos pais ou responsáveis por escrito na agenda ou atestado médico; A Média Anual: MA: 1º tri + 2º tri + 3º tri 3