Convergência Jornalística COM 126 – Oficina Jornalismo Digital.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

Sociedade em Redes e Mídias Sociais X Humanidade
1 RODA DOS GÊNEROS DA TV DIGITAL 1- Background e apresentação Autoria, criação e coordenação do projeto: José Carlos Aronchi – Radialista e Jornalista.
Ciberjornalismo 2.0: o impacto das ferramentas de mídia social
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
O impacto da internet sobre o jornalismo investigativo (o recorte formativo diante das necessidades empresariais) Abraji 2007.
Plano Básico de Comunicação Interna
47,7% dos internautas disseram se informar pela web e 6,5% consideram as informações da Internet o meio de comunicação mais confiável de todas as mídias.
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
O futuro da publicidade no jornal
Mídias digitais Audiência fragmentada
A SOCIEDADE EM REDE CULTURA, ECONOMIA E MERCADO DE TRABALHO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 04
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
de jornal, rádio, TV ou mídia online?
Impacto das novas tecnologias
Webwriting Aline Cristina M. de Moura Alline Oliveira de Abreu
Aula 7: Portais de Noticias
Aula 8: Portais de Noticias. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade.
Curso EFA – Nível Secundário
As características de um jornal on-line
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Renovação do Jornalismo nas Novas Mídias Digitais
D igita l Estilo de vida Janeiro 2004 vem aí o....
LIVRO – TRADICIONAL X ELETRÔNICO
QR Code Leia o QR Code com o seu celular, acesse nosso mundo.
Redes Sociais e Mídias na Educação
O que é o pré-projeto (ou anteprojeto) em Jornalismo?
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
__________________________________________
COM 126 – Oficina de Jornalismo Digital Profª Suzana Barbosa
Gestão de Conteúdos com Aplicações Baseadas na Web
Grande desafios Mercadoria notícia passa da lógica de oferta para a lógica da demanda Dificuldade em preservar a independência da narração jornalística.
Com126 Oficina de Jornalismo Digital Grupo 01 “Jornalismo em plataformas móveis. Tendências, perspectivas e modelos” Expositores: Marília Moreira Lucas.
Jornalismo digital de qualidade e a relação entre conteúdo pago e a gratuidade pelo acesso à informação Agnes Cajaiba e Tais Bichara.
Como funciona a imprensa
Mídia Kit Algar Mídia. Mídia Kit Algar Mídia Quem Somos A Algar Mídia oferece soluções transmídia que aumentam a visibilidade da marca do cliente,
Ferramentas de comunicação
CC8 Comunicação e colaboração
Princípios de Sistemas de Informação
Ferramentas de comunicação
A SOCIEDADE EM REDE CULTURA, ECONOMIA E MERCADO DE TRABALHO
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
Redes, redes, redes... Empresas e Redes sociais. Redes, redes, redes...? Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, e REDES
J O R N A L I S M O M Ó V E L. Circulação de jornais - No mundo, a circulação global dos jornais aumentou 1,1% em 2011, graças aos smartphones e tablets.
A Internet & As Redes Sociais Marcos Cardoso
Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Bahia, 27 de novembro de 2012 Educação Digital.
Diretora editorial do núcleo Lifestyle
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
C U L T U R A D I G I T A L nos Pontos de Cultura ? SECRETARIA DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Assessoria de Cultura Digital Superintendência.
__________________________________________. Jornalismo on-line Gerações e Principais características.
PLANO DE NEGÓCIOS.
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
Relatório de Comunicação Digital da Afeevas FEVEREIRO.
Relatório de Comunicação Digital da Afeevas ABRIL.
Disciplina de Jornalismo e redes Digitais MBA Jornalismo Empresarial.
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
Componentes do Jornalismo Online
Convergência e Mobilidade Dielson Hohenfeld ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO  Mapa Conceitual – Um Ambiente  Trabalho Colaborativo, Mídias Digitais Multimodalidade, Web 3.0 e o.
Uma Estratégia Integrada Agenda de Convergência: Plano de Comunicação Convergente.
Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12.
Parar de estudar? Jamais! Cenários digitais na academia Cenários digitais no mercado Práticas.
Pbh.gov Por dentro do portal da Prefeitura A Experiência Bhtrans PREFEITURA BELO HORIZONTE Eduardo Amorim - Gerente de Informação Bhtrans.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

Convergência Jornalística COM 126 – Oficina Jornalismo Digital

Histórico Convergência relacionada a sociedades e culturas Casamento entre computadores e telecomunicações Multiplicação das referências Convergência aplicada ao desenvolvimento tecnológico digital

Ithiel de Sola Pool: O 'Profeta da Convergência‘ Nicholas Negroponte: Bits X Átomos e O Conceito de Multimídia

Autores JENKINS, Henry NEGROPONTE, Nicholas AVILÉS, José Alberto Garcia SALAVERRIA, Ramon CANAVILHAS, João MICÓ, Sanz PALACIOS, Marcos SAAD, Beth Autores

INFORMÁTICA+TELECOMUNICAÇÕES+MICROELETRÔNICA (Criação de dispositivos com múltiplas funções) Novas Tecnologias de Informação e Comunicação

Características Convergência Jornalística Integração entre Meios Produção Contínua de Informação Reorganização das Redações Jornalistas multiplataformas e multitarefas Modelo Pró-Am (audiência ativa – profissionais em parceria com amadores) Interatividade Recursos de Hipertexto e Hipermídia Características Convergência Jornalística

CONVERGÊNCIA JORNALÍSTICA TECNOLÓGICAEMPRESARIAL PROFISSIONAL EDITORIAL / CONTEÚDO TECNOLÓGICA Gestão de Conteúdos Produção Difusão Cross-Media Recepção Redação Integrada EDITORIAL / CONTEÚDO Hibridização dos Gêneros Jornalísticos Linguagem Multimídia Participação Ativa (Interatividade) EMPRESARIAL Grupos Alianças PROFISSIONAL Redação Unificada Distribuição Multiplataforma Produção Integrada Jornalistas Polivalentes

VELOCIDADE X PROFUNDIDADE Alertas Plataformas móveis, E mail Artigo / Pacote de Conteúdo Publicação ou meios eletrônicos Contexto Hipertexto, Portal Análise / Reflexão Impresso, Eletrônico, Blog e Podcast Interatividade Reportagem Multimídia, Fóruns e Wikis Customização Banco de Dados

“Temos que narrar o fato tal como o conhecemos, por meio da melhor plataforma, a mais adequada e instantânea” JUAN SENIOR

Foi um dos primeiros jornais a aderirem a convergência. Nov 2009 O Globo Redação: Online + impresso numa única redação; Conteúdo: Não muda, o que muda é o formato em que é apresentado ao leitor – a notícia vai ao encontro do leitor

Os Jornalistas: Repórteres 3G - Vão atuar em todas as áreas; Vão poder interagir com os leitores em tempo real. Redes Sociais: Twitter, facebook Versão online dos jornais, tablet, smartphones. O Globo O jornal O Globo lançou no dia 4 de Abril de 2010 uma versão para o tablet da apple

Exemplos FOLHA: O jornal a Folha criou uma seção – Folhaleaks, permitindo que os leitores possam enviar documentos que mereçam investigação; DIÁRIO DE PERNAMBUCO: O jornal Diário de Pernambuco elaborou um projecto gráfico e editorial assim como o lançamento da plataforma do “novo” Ipod; CORREIO: O jornal Correio 24 horas inovou e levou a cabo a produção das suas notícias em mais de 250 plataformas digitais espalhadas em pontos estratégicos da Bahia, desde shoppings e hotéis entre outros, o objectivo do jornal é tornar-se o líder de informação.

Segundo Salaverria, o mercado nacional ainda se encontra em expansão o que constitui um ótimo mercado de investimento e introdução das novas tecnologias.