Recrutamento Pode ser um processo caro devido aos termos de desempenho organizacional e alta rotaçao de mão-de-obra se não identificar as pessoas certas.
Como conduzir um processo de recrutamento Verificação da existência de vaga Perfil da pessoa que procura Posição a ser ocupada Procurar canditados Elaborar uma lista dos que se qualificam
VANTAGENS do recrutamento planejado: Permite-lhe ter certeza de que existe uma vaga a ser preenchida. Oferece a oportunidade de realivaliar o cargo existente (será que ele precisa ser reconfigurado?).
VANTAGENS do recrutamento planejado: Permite-lhe decidir de forma detalhada quem VOCÊ deseja empregar. Assegura que VOCÊ considere todos os locais possíveis para encontrar o profissional.
DESVANTAGENS do processo de recrutamento: É demorado. Pode provocar atraso no preenchimento do cargo.
AÇÕES 1. Decida se VOCÊ tem uma vaga Existe a necessidade de que a atividade seja executada? Outro funcionário não poderia incorporar a função? Um funcionário em tempo integral, meio período ou temporário seria suficiente?
AÇÕES Fornecimento de pessoal através de uma agência ou consultoria; Tercerizar completamente o trabalho.
AÇÕES 2. Consulte o pessoal envolvido Autorização da administração para nomear ou renomear. Cogite outros departamentos da empresa que possam estar interessados na posição.
AÇÕES Converse com o respectivo supervisor e com quem o novo colaborador irá trabalhar. Decida quem deve entrevistar ou fazer parte das várias etapas do processo.
AÇÕES 3. Defina o tipo de pessoa de que VOCÊ precisa Quais: Atribuições Responsabilidades Autoridade Relacionamentos que o cargo envolve
AÇÕES Avalie a necessidade de atualizar as especificações do cargo. Decida que qualificações VOCÊ busca nos canditados. Que espécie e tempo de experiência são exigidos.
AÇÕES Que atributos pessoais são importantes. Com base nas informações (até o momento) VOCÊ poderá atualizar o cargo e os requisitos pesssoais.
AÇÕES Estabeleça uma data de início e verifique que treinamento VOCÊ está preparado para fornecer e em quanto tempo o funcionário deverá estar apto.
AÇÕES 4. Verifique se suas expectativas são razoáveis Há chance de encontrar TODAS as qualidades, qualificações e experiência nos candidatos? Caso SIM, qual salário e benefícios?
AÇÕES Comece a pensar se as pessoas querem entrar para a sua empresa e como atraí-las.
AÇÕES 5. Planeje a procura de canditados Há candidatos adequados disponíveis para essa oportunidade? Caso NÃO, assim mesmo anuncie a vaga internamente, pois o “boca a boca” é um método valioso de recrutamento. Escolas de formação, universidades, feiras de empregos e internet
AÇÕES 6. Decida onde anunciar Jornais de veiculação local ou nacional? Revistas de negócios ou meios especializados? Agências de emprego / Internet R$
AÇÕES 7. Prepare o anúncio O anúncio deve apresentar uma empresa interessante e dinâmica; lembrando que TODOS vêem. Deve informar: Deveres e responsabilidades Experiência e qualificações exigidas Local de trabalho
AÇÕES Deve informar: Indicação de salário ou tipo de salário oferecido Forma de resposta exigida (carta / CV / formulário de solicitação) Informações adicionais
AÇÕES 8. Prepare uma lista de candidatos Quantos candidatos? No máximo 6 pessoas. Ficar atento: Intervalo inexplicado entre empregos Qualidade da apresentação Resposta de acordo a empresa
AÇÕES 9. Responda aos candidatos Os candidatos que VOCÊ não tem intenção de entrevistar devem ser dispensados o quanto antes. Iniciar o quanto antes as entrevistas. Manter um pequeno número de candidatos.