Bureau Internacional do Trabalho Projecto STEP Portugal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

Instrumentos Económicos e Financeiros
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Envelhecimento: um desafio ao futuro
Intervenção Social nos
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Motivos mais frequentes de enviesamento de diagnósticos
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Situações de carência socio-económicas
Idosos 1.
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Princípios de acesso á actividade Física
PREPARAÇÃO DO CENSO GERAL DE ANGOLA. 1. Introdução Em Angola, o primeiro recenseamento geral da população teve lugar em 1940 e até 1970 realizou-se um.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Educação e Tecnologias
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Operacionalizacao das liccoes da Conferência AfricaSan+5 Declaração Ministerial e Plano de Acção.
SISTEMA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA
Seminário Igualdade de Género em educação: perspectivas, dificuldades e linhas de intervenção Projecto Sacausef 21 de Novembro 2006.
Trabalho elaborado por Alexandra
Soluções para atenuar as desigualdades
O que é o Projecto Eco-Escolas?
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
Cidadania e profissionalidade CP5 DR3
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
O Mundo da Proteção Social em Língua Portuguesa Guiné Bissau
O Mundo da Protecção Social em Língua Portuguesa Moçambique – 2013.
VI Conferência Nacional de Assistência Social
CONFERÊNCIAS DE ECONOMIA SOCIAL Cooperativa António Sérgio para a Economia Social Lisboa, Fundação Cidade de Lisboa 12 de Setembro de 2011 Conceito(s)
CURSOS EFA – NS.
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
O Pacto Mundial para o Emprego: Uma resposta à crise Escritório da OIT no Brasil Seminário sobre a Elaboração do PNTD e a Participação dos Trabalhadores.
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
Formalização de um novo acordo internacional EUROPEAN COMMISSION FEBRUARY 2009 Alterações climáticas.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Apoio estrutural para os países candidatos à adesão ajuda de pré ‑ adesão a partir de 2000:
A Politica de Assistência Social
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Animação Sociocultural
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Estudo de Caso: EAPN Portugal no distrito de Vila Real Docentes: Artur Cristóvão e José Portela Discentes:
+ 1 José Luís Cacho Presidente da Associação de Portos de Portugal APLOG, 13 Outubro 2011.
Perspectiva Histórica
O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global
Escola Básica Sebastião da Gama
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
1 Exame do CAD à Cooperação Portuguesa 16 Abril, 2010.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.
SOLUÇÕES PARA ATENUAR CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
10ª Reunião Plenária da CNPD
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   Resultados serão compartilhados com os líderes mundiais que definirão a agenda de desenvolvimento.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Economia Social e Solidária Inovação social no mundo do trabalho 27 a 31 de Julho de 2015, Joanesburgo, África do Sul.
RECIFE, 2012 Ações Fundos Especiais, Destinações e Repercussões Fiscais Yélena Monteiro Araújo Promotora de Justiça Coordenadora da Caravana.
Missão Visão Valores Organizacionais A Missão da Cáritas Diocesana de Lisboa, tendo por linhas de orientação fundamentais, a doutrina social da Igreja.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
A Educação e a prestação de outros serviços Autarquias/IPSS Reunião Regional com UDIPSS e IPSS de Aveiro e Porto Cortegaça, aos 2 de Abril de 2011.
PROPOSTA Plano de Desenvolvimento Social Baixo Mondego 2008 | 2010 Grupo Operativo Mealhada | 10|Julho|2008 Plataforma Supraconcelhia do Baixo Mondego.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B Lisboa Tel.: Website:
Trabalho Decente na América Latina. A REDE A Rede Latino-Americana de Pesquisa sobre Empresas Multinacionais (RedLat) é uma iniciativa criada em outubro.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Bureau Internacional do Trabalho Projecto STEP Portugal Orientações estratégicas para um Envelhecimento Digno: Contributos para a reflexão e o debate Bureau Internacional do Trabalho Projecto STEP Portugal

O projecto STEP Portugal é o resultado de uma parceria entre o Governo de Portugal e a OIT, é implementado pelo BIT. STEP promove a extensão da protecção social e o aumento da sua eficácia como instrumento de redução da pobreza e da exclusão social, de desenvolvimento humano e acesso ao trabalho digno. Nos últimos dois anos, o projecto tem vindo a apoiar a instalação do CNPS Centro Nacional de Pensões Sociais, (nomeadamente com o NOSI, a modernização do sistema de informação)e procedeu à analise de viabilidade do seu Fundo Mútuo de Saúde.

O projecto STEP Portugal do BIT, a pedido do Ministério do Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade Social de Cabo Verde elabora uma proposta de Carta de Politica « Para um Envelhecimento Digno » Ao nivel internacional, conta com o conselho técnico do Secretariado Geral das Nações Unidas, Dir Assuntos Sociais – Dra. Rosemary Lane e da Organização Help Age Internacional – Dr. Charles Knox; Ao nivel nacional, o projecto tem o apoio da Consultora nacional, Conceição Fortes. O CNPS e a DGSS , o INPS e o conjunto da sociedade civil são implicados.

Metodologia Nota de Orientação Estratégica Ateliers Praia, 1/10 (Sotavento) e Mindelo 6/10 (Barlavento) Consultas /Entrevistas Focus Group com Idosos Comité técnico nacional Ficha de informação sintética Instituição/Projectos/Programas Compromisso; final Novembro

No plano internacional, o Plano de Acção de Madrid sobre o Envelhecimento (2002), adoptado na Segunda Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento é o primeiro acordo internacional que reconhece especificamente o potencial das pessoas idosas e o seu contributo para a sociedade Compromete os governos em reduzir para metade a pobreza na velhice, em linha com os ODM O Plano fornece pistas concretas para a orientação de uma visão global das intervenções no campo da terceira idade, entre as quais a dimensão da segurança do rendimento é apenas uma No entanto neste campo específico algumas questões do BIT para a reflexão..

Tendo em vista a desejada UNIVERSALIZAÇÃO DA COBERTURA SOCIAL para todos e todas as idades: Todos os idosos beneficiam efectivamente de uma protecção de base digna face aos principais riscos sociais que enfrentam? Outras prestações de Segurança Social, etc… Acesso à saude para todos Crianças têm acesso a escola… Protecção para activos em situação de vulnerabilidade Pensão de base para idosos e invalidos Segurança alimentar…

QUE ARTICULAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS DE PROTECÇÃO SOCIAL?

O Financiamento desse pacote básico está assegurado de forma perene e equitativa? Distribuição relativa da despesa média mensal com a saúde, segundo uma situação de pobreza (valores em %) Bens e serviços de saúde Não Pobre - Alto Não Pobre - Baixo Não Pobre - Médio

O Financiamento desse pacote básico está assegurado de forma perene e equitativa? E necessário manter uma comparticipação do idoso reduzida nas despesas de saúde; haver um misto de fontes de financiamento do pacote de segurança social; Será sempre necessária uma quota parte importante de solidariedade nacional no financiamento da saúde da pessoa idosa - existe e preserva-se espaço fiscal nacional para as políticas para o idoso?

Promove-se o acesso aos direitos e a inclusão social da pessoa idosa na pratica? QUE PROCESSOS, QUE FERRAMENTAS, QUE SERVICOS PARA SIMPLIFICAR/ AUMENTAR O ACESSO AOS DIREITOS? Simplificaçao do acesso aos serviços : Serviços comunitários multi usos: África do Sul, Casa do Cidadão (Portugal) Ligações a sistemas e equipamentos abertos à populaçao em geral (transportes, residência..) – numa perspectiva de inclusão social

Que acções diferenciadas par os diferentes grupos etários?

Em particular, o potencial das TIC esta a ser optimizado em beneficio das pessoas idosas? Fiablilidade Autonomia e dignidade Serviços à distancia

Promove –se um envelhecimento activo através da participação do idoso na vida social e económica, no trabalho digno? Ouve –se a sua voz ao nível das Políticas que lhes dizem respeito? Designadamente na Protecção Social?

Obrigado! Estamos à vossa escuta Luis Frota, BIT frotal@ilo.org