 OS DOIS USOS DA RETÓRICA REGÊNCIA III PROFESSORA ESTAGIÁRIA TÂNIA MARTINS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Boa noite!.
Advertisements

Dinâmica e Gênese dos Grupos
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
INTERAÇÕES Argumentar para convencer
ARGUMENTAÇÃO Argumentar é defender uma ideia ou opinião alegando uma série de razões que as apoiem. O propósito de quem argumenta é convencer seus interlocutores.
20/02/2008Curso de Expositor Espírita1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA.
03M1 E 03M2 Gloriosas!!! Prof.: Maria Anna
Origem: Grécia Antiga (séc.V a.C.) Faz parte da arte retórica
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
POSTURA E ÉTICA PROFISSIONAL
LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR” AULA 7 PROFª SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
O que é Argumentar? Argumentar é apresentar argumentos, razões no sentido de suportar uma determinada tese subjacente a um determinado discurso. A argumentação.
Argumentação e Comunicação
PODER Sendo o poder a capacidade ou potencial que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outra, induzindo-a a agir de acordo com a sua vontade,
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
Questões preparação para exame Soluções
Produção de Texto 2º ano EM Profª Andréa
By Roberto Romanelli Maia
Ana Sofia; Diogo Morgado; Fábio Prata; Patrícia Carvalho
Argumentação e Retórica
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
DISSERTAÇÃO.
Professora Camile Baccin
Intencionalidade discursiva
Conteúdo adaptado da obra: Produção de Texto: interlocução e gênero
> > logos; ethos; pathos Retórica na Antiguidade
Teorias da argumentação e discurso jurídico
Escola Secundária Francisco de Holanda
Texto: Maurício Silva Música: Yesterday –Eduardo Lages Formatação: VAL RUAS Arquivo mental.
CELSO HIROSHI IOCOHAMA
Filosofia, retórica e democracia
Teoria e prática da argumentação
TÉCNICAS DE ARGUMENTAÇÃO
HOMILÉTICA Fundamentos da pregação bíblica pentecostal.
ELEMENTOS DO TEXTO PUBLICITÁRIO
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
Profª. Taís Linassi Ruwer
Interpretação Consecutiva
Cordel da Argumentação João Bosco Bezerra Bonfim
COESÃO E COERÊNCIA NO TEXTO
Material de apoio Profª Marisa C. de Almeida
DA INFORMAÇÃO À ARGUMENTAÇÃO Richard Déry
Fiel ao orador: IdadeEntoaçãoAtitudeIdioletoLinguagem “O interprete deverá estar, literalmente, na pele do orador.” “Deverá respeitar a sua opção política,
Introdução à Dissertação e Argumentação
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS
Lojas de Informática & eletrônicos
..  Apresentação:  Racionalista  Modelo de pensamento dedutivo, de inspiração matemática  Método analítico.
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
René Descartes ..
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
Professora: Janine Fernandes
Prof. Ricardo Lima Filosofia
REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
 A Filosofia é fundamentalmente uma disciplina onde argumentas e debates ideias…..  Como participar num debate?
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
PLATÃO Platão tinha 29 anos quando Sócrates foi condenado à morte, o que lhe deixou marcas para toda a vida, como também determinou o rumo de toda a sua.
Psicoeducação sobre Erros Cognitivos Por: Profa. Dra. Mônica Portella
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
ARTIGO DE OPINIÃO OPINIÃO ARGUMENTOS CRÍTICA DEPOIMENTOS TESE
Violência no Namoro Mito ou Realidade?.
TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo
O DEBATE, OS ARGUMENTOS Professora Carolina Macedo.
O modo de organização do discurso argumentativo
Texto expositivo & argumentativo
Laudato Sì. Preliminares  Encíclica - não com assuntos ‘religiosos’, mas ambientais.  Postura - Diálogo (n.3) – 26 vezes  Tudo está interligado (220)
Transcrição da apresentação:

 OS DOIS USOS DA RETÓRICA REGÊNCIA III PROFESSORA ESTAGIÁRIA TÂNIA MARTINS

 Persuasão – levar alguém a aceitar uma posição ou opção. Existe interesse pelos valores e interesses do auditório, respeita os legítimos interesses da pessoa.  Manipulação – levar alguém a aceitar algo recorrendo a meios que não os da razão, como por exemplo a chantagem, total desconsideração do outro. Existe uma não preocupação pelos interesses do auditório, muitas vezes os mesmo nem percebe que esta a ser manipulado.

Manipulação afetiva  Ligado aos interesses do orador, que medidas este deverá adotar para persuadir o auditório.  Podem ser utlizadas diversas técnicas: Sedução pelo estilo – utiliza-se recursos de estilo. Estetização da mensagem – recurso à arte nas suas várias formas de convencer. Recurso ao medo – cria-se uma situação de medo através de abusos de autoridade por parte do orador. Repetição da mensagem – repetição de imagens, expressões linguísticas de modo que a mensagem se torne mais aceitável. Hipnose e sincronização – recursos que o orador assume para convencer o auditório Manipulação cognitiva  Caracterizada pela mentira. Mente-se acerca de fatos de acordo com o que se deseja transmitir.  São de três tipos: Reenquadramento abusivo – deformação da realidade, induzir em erro. Enquadramento coercivo – cria-se uma situação em que o interlocutor vê-se obrigado a aceitar algo que de ouro modo não iria aceitar. Amálgama – mistura e associação da mensagem a elementos que não estão relacionados com a mesma. Recurso ao tacto – manter uma relação de toque, abraços com o auditório.

 RETÓRICA NEGRA – USO ILEGÍTIMO DO DISCURSO, VISA ENGANAR, MANIPULAR, INDUZIR EM ERRO O INTERLOCUTOR.  RETÓRICA BRANCA – DESCONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS QUE SE ADQUIRIU DA PRIMEIRA RETÓRICA, REVELANDO AS SUAS TÉCNICAS E ARTIFICIOS. ATRAVÉS DESTA RETÓRICA É POSSIVEL COMBATER O MAU USO QUE A PRIMEIRA RETÓRICA INCUTIU, BEM COMO A SUA ILEGITIMIDADE.

 Ethos – pessoa enquanto orador, está relacionado com o carácter do orador.  Pathos – a quem é dirigido o discurso, conta a sensibilidade do auditório, é necessário conhecer bem o auditório para centrar os argumentos de forma a persuadir melhor o público e características que o determinam.  Logos – o discurso em si, conteúdo do discurso

 Com os contributos da retórica e do seu uso pretende-se os seguintes objetivos:  As nossas opiniões e as dos outros não são tomadas como verdadeiras.  Existe um conhecimento sobre diferentes perspectivas sobre o mesmo assunto, opondo-se ao carácter definitivo com que muitos apresentam as opiniões  Reconhecimento de que a troca de argumentos é a forma mais saudável de chegar a consensos, pondo de lado o recurso à violência.  Os interlocutores reconhecem o valor das soluções propostas, sem perder a sua individualidade.  As pessoas são convidadas a fazer questões, a exercer o seu direito a aceitar e recusar opiniões dos outros.