UTILITARISMO – cap 20. pag 254. “FAZ AQUILO QUE BENEFICIA, FUNDAMENTALMENTE, OS OUTROS, OU O MAIOR NÚMERO DE HOMENS”. JEREMY BENTHAM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte, o Pai do Positivismo
Advertisements

O positivismo O método geral do positivismo de Auguste Comte consiste na observação dos fenômenos, opondo-se ao racionalismo e ao idealismo, por meio da.
O QUE É ÉTICA?.
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Professora: Karina Oliveira Bezerra
GRANDES MESTRES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
UTILITARISMO.
ÉTICA Ηθική.
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
Alguns teóricos e seus conceitos.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
Contexto histórico do surgimento da Sociologia
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
A Necessidade de Fundamentação da Moral
O Positivismo.
A análise do capitalismo por Karl Marx
CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Educação.
O QUE É ÉTICA? Ética vem do grego ethiké, e que abarca dois ramos de definição. Filosoficamente quer dizer costume (um bom costume). O verbete ethíké.
Introdução à Sociologia
Conhecimento Vulgar e Conhecimento Científico
Fases: Pré- Crítica – Inserido na tradição do sistema metafísico;
A ética utilitarista de Stuart Mill
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Então vamos para a prova final!
A Ética, suas divisões, Kant e Mill
Somos realmente livres? Cap 19 – pág 236 a 245
Capítulo 17 , UNIDADE 4 Entre o bem e o mal Páginas 212 – 216 ;
Ética e Responsabilidade Social
BARÃO DE MONTESQUIEU – A DIVISÃO TRIPARTITE DO PODER ( ) França
A proposta de um pensamento positivo
Profª. Taís Linassi Ruwer
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
IDADE ANTIGA : ÉTICA GREGA IDADE MÉDIA : ÉTICA CRISTÃ
A busca do contentamento por meio da razão
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Augusto Comte e o Positivismo
Disc. Sociologia das Organizações
Sociologia Por quê?.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
IDEAL CIENTÍFICO Distinção entre sujeito e objeto – objetividade científica Método: definir ou construir o objeto, controlar a invetigação Análise e síntese.
O Positivismo.
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
O DIREITO COMO CIÊNCIA (epistemologia jurídica).
POSITIVISMO AUGUSTO COMTE
A TEORIA ÉTICA UTILITARISTA DE MILL
O que é Ciência.
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
POSITIVISMO. Isidore Auguste Marie François Xavier Comte. Pioneiro Rebelde –participou de um motim dos alunos. Pouco de medicina. Filosofia Positiva.
ANTROPOLOGIA.
Sociologia : Sobre o Positivismo  BREVE NOÇÕES SOBRE O POSITIVISMO A fundamentação da Filosofia Positiva de Auguste Conte encontra-se na sua célebre Teoria.
As idéias básicas do Positivismo:
A Crise do Positivismo Suderlan Tozo Binda. O POSITIVISMO Iniciemos com uma citação de Marcuse: – “ Desde a primeira vez em que foi usado, provavelmente.
Max Weber.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Max Weber Luciano Mendes.
Transcrição da apresentação:

UTILITARISMO – cap 20. pag 254. “FAZ AQUILO QUE BENEFICIA, FUNDAMENTALMENTE, OS OUTROS, OU O MAIOR NÚMERO DE HOMENS”. JEREMY BENTHAM

A RELAÇÃO ENTRE O BOM E O ÚTIL, LEVA-NOS A DUAS QUESTÕES FUNDAMENTAIS: O BOM COMO ÚTIL A RELAÇÃO ENTRE O BOM E O ÚTIL, LEVA-NOS A DUAS QUESTÕES FUNDAMENTAIS: ÚTIL PARA QUEM? EM QUE CONSISTE O ÚTIL? APESAR DE MUITOS CONSIDERAREM, ERRADAMENTE, ESTA CORRENTE UM REFORÇO AO EGOÍSMO HUMANO, OS SEUS IDEALIZADORES NÃO A CRIARAM PARA TAL FIM. O ÚTIL PARA ELES NÃO REPRESENTAVA “O QUE É ÚTIL PARA MIM, MAIS VANTAJOSO, INDEPENDENTEMENTE DE QUE SEJA OU NÃO PARA OS OUTROS”, O QUE SERIA INCONCEBÍVEL. ASSIM ELABORADO, O UTILITARISMO SERIA UMA FORMA DE EGOÍSMO ÉTICO. ELIMINADA TAL SIGINIFICAÇÃO, SERIA POSSÍVEL INTERPRETÁ-LO NO SENTUDO OPOSTO, OU SEJA, CONCEBENDO O BOM COMO ÚTIL PARA OS OUTROS, INDEPENDENTEMENTE DE COINCIDIR OU NÃO COM O NOSSO PRÓPRIO BEM-ESTAR PESSOAL. TAL POSSIBILIDADE FARIA DO UTILITARISMO UM ALTRUÍSMO ÉTICO.

O BOM COMO ÚTIL NA REALIDADE, O UTILITARISMO PRETENDE SER A SUPERAÇÃO DAS DUAS POSIÇÕES ANTERIORES, EXTREMAS E UNILATERAIS. O UTILITARISMO SUSTENTARÁ, ENTÃO, QUE O BOM É O ÚTIL E O VANTAJOSO PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS, CUJO INTERESSE INCLUI TAMBÉM O MEU PESSOAL. MAS COMO CONCILIAR DIVERSOS INTERESSES – O DOS OUTROS E O MEU – QUANDO ENTRAREM EM CONFLITO? A RESPOSTA DADA PELOS UTILITARISTAS DIZ QUE O BOM E O ÚTIL DEPENDERÁ DAS CONSEQUÊNCIAS DO ATO MORAL. O ATO SERÁ BOM OU ÚTIL QUANDO TROUXER BOAS CONSEQUÊNCIAS, INDEPENDENTE DO MOTIVO QUE O LEVOU A PRATICÁ-LO OU ATÉ MESMO DA INTENÇÃO. RESPONDE, ASSIM , A PERGUNTA “ÚTIL PARA QUEM?” PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS E QUE TRAGA BOAS CONSEQUÊNCIAS.

O BOM COMO ÚTIL 2. EM QUE CONSISTE O ÚTIL? JEREMY BENTHAM  É O BEM OU O ÚTIL, O QUE POSSIBILITA A FELICIDADE E REDUZ A DOR E O SOFRIMENTO. STUART MILL  A MÁXIMA FELICIDADE , PRAZER E AUSÊNCIA DE DOR.

UTILITARISMO NORMA  AGIR DE ACORDO A GARANTIR O MAIOR BEM PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS, SEJA EM UMA SOCIEDADE, COMUNIDADE PARTICULAR OU PARTE DE UMA SOCIEDADE. MUITO ACEITO NO SÉCULO XIX DEU MARGEM À MUITAS CONTROVÉRSIAS SOBRE QUAIS SERIA O “MÁXIMO BEM” PARA O “MAIOR NÚMERO’, EM VIRTUDE DE TENTAR CONCILIAR O INTERESSE PESSOAL E O COLETIVO. DIFICULDADES / CRÍTICAS : COMO CONFERIR O “O MÁXIMO BEM” AO “MAIOR NÚMERO” EM UMA SOCIEDADE, POR EXEMPLO, DIVIDIDA EM CLASSES SOCIAIS, O QUE SERÁ ÚTIL PARA UMA CLASSE MAIS RICA SERIA IGUALMENTE PARA OUTRA MENOS FAVORECIDA? O BOM OU O ÚTIL É COLOCADO EM UMA RELAÇÃO ONDE O HOMEM PROCURE CONCILIAR SEU INTERESSE PESSOAL COM O DA SOCIEDADE, O PARTICULAR COM O GERAL E PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS. DESCONSIDERA A NATUREZA HUMANA E AS CONDIÇÕES HISTÓRICO-SOCIAIS CONCRETAS, OU SEJA,O MUNDO REAL É MUITO DIFERENTE, POIS CADA PESSOA, EM CADA CLASSE, TEM UMA VISÃO DO ÚTIL DIFERENTE E QUE VARIA COM O TEMPO.

UTILITARISMO CONCLUSÃO NA ÉPOCA ATUAL, O BOM OU O ÚTIL SÓ PODE OCORRER NA SUPERAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A COMUNIDADE, OU NA HARMONIZAÇÃO ENTRE OS INTERESSES PESSOAIS COM OS VERDADEIRAMENTE COMUNS OU UNIVERSAIS E ,AINDA, DE ACORDO COM AS CONSEQUÊNCIAS.

AULA 4 – O POSITIVISMO AUGUSTO COMTE CAP 15, PAG 186

POSITIVISMO DOUTRINA CRIADA POR AUGUSTO COMTE BASEADA NA EXTREMA VALORIZAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO DAS CIÊNCIAS POSITIVAS (BASEADAS NOS FATOS E NA EXPERIÊNCIA) E NA RECUSA DAS DISCUSSÕES METAFÍSICAS. O TERMO POSITIVISMO , ADOTADO POR COMTE, DEFINE A SUA FILOSOFIA DE CULTO À CIÊNCIA E DA SACRALIZAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO.

POSITIVISMO O POSITIVISMO MANIFESTOU-SE DE FORMA DIFERENCIADA EM DIVERSOS PAÍSES OCIDENTAIS A PARTIR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX. EMBORA CRITICADO NO PLANO TEÓRICO É UMA DOUTRINA MUITO INFLUENTE NO PLANO PRÁTICO ATÉ NOSSOS DIAS.

1. ESTADO TEOLÓGICO OU FICTÍCIO POSITIVISMO E A LEI DOS 3 ESTADOS 1. ESTADO TEOLÓGICO OU FICTÍCIO ESTÁGIO QUE REPRESENTA O PONTO DE PARTIDA DA INTELIGÊNCIA HUMANA NO QUAL OS FENÔMENOS DO MUNDO SÃO VISTOS COMO PRODUZIDOS POR SERES SOBRENATURAIS. O PONTO CULMINANTE DESSE ESTÁGIO OCORREU QUANDO O HOMEM SUBSTITUIU O POLITEÍSMO PELO MONOTEÍSMO.

2. ESTADO METAFÍSICO OU ABSTRATO POSITIVISMO E A LEI DOS 3 ESTADOS 2. ESTADO METAFÍSICO OU ABSTRATO A INFLUÊNCIA DOS SERES SOBRENATURAIS DO ESTÁGIO TEOLÓGICO FOI SUBSTITUÍDA PELA AÇÃO DE FORÇAS ABASTRATAS CONSIDERADAS COMO REPRESENTANTES DOS SERES DO MUNDO.

3. ESTADO CIENTÍFICO OU POSITIVO POSITIVISMO E A LEI DOS 3 ESTADOS 3. ESTADO CIENTÍFICO OU POSITIVO ESTÁGIO DEFINITIVO DA EVOLUÇÃO RACIONAL DA HUMANIDADE EM QUE PELO USO COMBINADO DO RACIOCÍNIO E DA OBSERVAÇÃO, O SER HUMANO PASSOU A ENTENDER OS FENÔMENOS DO MUNDO, ORGANIZANDO A SOCIEDADE EM BASES RACIONAIS E CIENTÍFICAS OU POSITIVAS. Corresponde à maturidade do espírito humano, objetivo de toda educação para a elaboração de leis racionais e universais.

CONCLUSÃO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO TORNOU-SE UM INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE, DE DOMÍNIO DO SER HUMANO SOBRE A NATUREZA. AS TRANSFORMAÇÕES PROMOVIDAS PELA CIÊNCIA VISAM O PROGRESSO, O QUAL, PORÉM, DEVE ESTAR SUBORDINADO À ORDEM.

CONCLUSÃO 3. A FILOSOFIA DE COMTE FOI ACEITA NÃO APENAS NA EUROPA, MAS E PRINCIPALMENTE NO BRASIL INFLUENCIANDO A FORMAÇÃO DO IDEAL REPUBLICANO A PARTIR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX.

Orientações para estudo O estudo para as provas não pode abranger apenas este esquema de aula. O aluno deve associar as presentes informações ao seu próprio resumo do capítulo e, quando for o caso, frequentar as aulas do plantão de dúvidas do Colégio para uma melhor preparação para as avaliações.