Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Advertisements

TRAJETÓRIA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL DE 2003 A 2010
Senarc: atribuições institucionais
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
PLANEJAMENTO NO PLANEJAMENTO NO SUAS.
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
VIII Conferência Nacional de Assistência Social
Conferência de Assistência Social – ano 2013
I Encontro Estadual de Secretários de Assistência Social
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Profª Maria Cecilia Ziliotto
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
INCENTIVOS PARA A MUDANÇA DE GESTÃO
VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar os seus Trabalhadores Estratégias para a Estruturação da Gestão do.
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
METAS PARA O ESTADO E A UNIÃO
Reunião da CIT Brasília, 1º/03/2012
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CapacitaSUAS -
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Pacto de Aprimoramento de Gestão da Assistência Social Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina.
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
Proteção Social Básica
Sistema Único de Assistência Social
PROPOSTAS/DELIBERAÇÕES DA VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DIAS / GEPAS Florianópolis 2013.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
IX CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIAS DE RENDA E BENEFÍCIOS Brasília – DF, 08 de maio de 2014.
VI Conferência Nacional de Assistência Social
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
Política de Assistência Social
Uma Escola do Tamanho do Brasil
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2015
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Centro de Referência de Assistência Social
TEMA: CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A
PACTO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO ESTADUAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
O Financiamento na Efetivação do SUAS. Financiamento Foco: competências da gestão estadual  exige o debate sobre o pacto federativo, no contexto de.
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
DISCIPLINA: SEGURIDADE SOCIAL I (POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
CRAS nas PECs.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIAIS DE ASSIST Ê NCIA SOCIA L DE MINAS GERAIS Belo Horizonte, 29 de fevereiro de 2016 A Regionalização dos Serviços.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
O Direito ao controle social e à defesa dos direitos socioassistenciais: uma discussão inadiável.
GESTÃO ADMINISTRATIVA DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS Tânia Mara Garib Apresentação: Tânia Mara Garib.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Tania Mara Garib Apresentação: Tania Mara Garib.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Transcrição da apresentação:

Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS

Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS - A Política Pública de Assistência Social é parte da Seguridade Social, tendo por função ofertar proteção social não contributiva para indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio de prestação de serviços próprios e /ou articulados de outras políticas setoriais e de garantia de renda. - A partir de 2004, a Assistência Social passou a ter materialidade com a construção nacional e federativa do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) deliberado em 2003 na IV Conferência Nacional de Assistência Social, e introduzido na LOAS pela Lei 12.435/2011.

O SUAS é o sistema público que organiza e dá materialidade a Política de Assistência nos territórios. Avanços: - Superação da gestão conservadora da Assistência Social, promovendo o reordenamento de práticas históricas, com enfoque assistencialista e clientelista, e estabelecendo maior integração com as políticas de educação, saúde, trabalho, e outras - Fortalecimento do caráter federativo da política com participação dos entes federados no cofinanciamento e no protagonismo dos municípios na execução da política - CapacitaSUAS para qualificação dos trabalhadores dos entes federativos - Incentivo de aprimoramento da gestão aos municípios, Distrito Federal e Estados - Fortalecimento das instâncias de pactuação Interfederativas e de participação e controle social, como a CIT, CIBs , Conselhos e Conferências;

O SUAS é o sistema público que organiza e dá materialidade a Política de Assistência nos territórios. Avanços: - Adoção de normativas e orientações técnicas que conferem sustentabilidade no arcabouço legal e qualidade nas ofertas, - Responsabilidade do Estado no Financiamento, na organização e na execução da política, assegurado pela efetiva responsabilidade estatal - Definição diferenciada e complementar do papel dos entes federados - Ampliação dos recursos orçamentários ( 600% federal) (100% estadual) - Tipificação dos serviços - Ampliação do Programa de Transferência de Renda – PBF

O SUAS é o sistema público que organiza e dá materialidade a Política de Assistência nos territórios. Avanços: - Autorização em Lei (art. 6º E – Lei 12.435/2011) de utilização do financiamento federal para a contratação via concurso público, de profissionais para operarem o SUAS, sobretudo, nos municípios - Consolidação em todo o território brasileiro da Política Pública de Assistência Social no âmbito da Seguridade Social e promoção da efetiva integração das 16 mil entidades e organizações de Assistência Social e seus trabalhadores ao sistema público da assistência social. (alteração da LOAS e da Lei da certificação de entidades beneficentes e Marco Legal)

O SUAS é o sistema público que organiza e dá materialidade a Política de Assistência nos territórios. Avanços: O SUAS é o sistema público que organiza e dá materialidade a Política de Assistência nos territórios. Desafios: - Regulamentação do SUAS para o Estado do Rio de Janeiro - Ampliação do orçamento da Assistência Social - Lei de regulamentação do repasse de recursos financeiros do Fundo Estadual de Assistência Social para os Fundos municipais de Assistência Social - Reestruturação das secretarias de estado e municipais de assistência social tendo como referência a NOB- RH garantindo estrutura compatível com as diretrizes do SUAS que não pode prescindir das superintendências de Gestão do SUAS, Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média complexidade, Proteção Social Especial de Alta complexidade, de gestão de benefício e de programas de transferência de renda, de segurança alimentar, de Capacitação e gestão do trabalho e de vigilância Socioassistencial. -

O SUAS é o sistema público que organiza e dá materialidade a Política de Assistência nos territórios. Desafios: - Garantia de atendimento sistemático e continuado às familias nos CRAS e CREAS preferencialmente as famílias beneficiárias dos Programas de transferência de Renda - Efetivação do trabalho articulado a outras políticas setoriais de forma a garantir acesso a educação , saúde , cultura e outras políticas setoriais - Financiamento da construção de CRAS e CREAS garantindo a esses equipamentos identidade visual favorecedora do acesso e condições adequadas de atendimento - Encaminhamento de projetos de leis que garantam a qualificação do SUAS no Estado do Rio de Janeiro - Garantia no Estado do rio de Janeiro de piso salarial das categorias envolvidas na execução do SUAS

O SUAS é o sistema público que organiza e dá materialidade a Política de Assistência nos territórios. Avanços: - Implementação de Programa Nacional de Inclusão na Escola para todas as crianças, adolescentes e jovens deficientes identificadas nas famílias atendidas pelos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. - Garantia do atendimento integral e especializado para as famílias e seus membros com registro de violência e negligência; - PRONATEC Parceria com as secretarias de trabalho e educação na execução do Pronatec para qualificação inclusive de categorias integrantes do SUAS( cuidadores de idosos, educadores sociais etc) - Elaboração de uma Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Dependência Quimica  

O SUAS é o sistema público que organiza e dá materialidade a Política de Assistência nos territórios. Desafios: - Ampliação de esforços de capacitação das equipes do SUAS, com expansão do Capacita SUAS,disponibilizando cursos específicos para os gestores, trabalhadores e conselheiros; cursos técnicos para Orientadores Sociais, Educadores Sociais, Cuidadores Sociais e Cadastradores; - Implantação dos serviços regionais de alta complexidade e regionalização dos serviços de alta complexidade executados por organizações da sociedade civil e financiados pelo poder público - Regulamentação da Política Estadual para pop em situação de rua - Concurso publico para os trabalhadores do SUAS

O SUAS é o sistema público que organiza e dá materialidade a Política de Assistência nos territórios. Desafios: - Reordenamento de CRAS, CREAS e Centros POP: - Definição do número de famílias de referência, equipe técnica disponível, Acesso dos usuários Gestão da Rede: - Trabalho em rede - Articulação, Integração e Complementaridade

Nelma de Azeredo Assessora Parlamentar email: nelma. socialrj@gmail Nelma de Azeredo Assessora Parlamentar email: nelma.socialrj@gmail.com Tel: 996537808