Professora :Gilsilene Oliveira Nunes Disciplina : Português

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR.
Advertisements

Nazaré Marta M. C. Lazarone
APRENDENDO A PLANEJAR Para qualquer atividade que se pretenda desenvolver, é importante realizar um planejamento para se ter clareza de onde se quer chegar,
Escola Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
Projeto: Coleta seletiva do lixo
Professora: Danielle Palagano da Rocha Escola Estadual Reynaldo Massi.
Escola Estadual Reynaldo Massi Professora: Danielle Palagano Da Rocha
ESTADO DE SANTA CATARINA 4ª -GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CHAPECÓ - SC E.E.B. PROFESSORA IRENE STONOGA CHAPECÓ -SC PROJETO:
PROJETO DE RECICLAGEM DE PAPEL
TRABALHO DE CIENCIAS RECICLAGEM DE VIDROS
PRODUTO HIPERMÍDIA PLANO DE AÇÃO.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
FESTIVAL LIXO LEGAL Escola de Educação Básica e Profissional
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESOLVENDO CONFLITOS
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
BOLO DE CASCA DE ABÓBORA
Planejamento - Professor
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Portfólio de Estágio Supervisionado
Pólo de Educação pelo Trabalho General de Ex. Humberto de S. Mello
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
THATHIANA DE MORAIS FERRARI- PEDAGOGA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Planejamento de Aula Aula de Ciências Professora Viviane C. Bertoldo
Professora : Iênes F Madeira Disciplina : Matemática
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Projeto de Informática Educacional
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
O Meio Ambiente e o Agente Administrativo Educacional – Apoio.
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
ARTE E CONSCIENTIZAÇÃO COM SUCATA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A Arte na Literatura de Cordel
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Etapas de uma sequência didática
Roteiro Pedagógico para o uso do Conexão do Saber
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Receitas Hambúrguer Bolacha Macarrão Rapadura Risolis.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
Crítica à concepção de currículo cristalizado
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNÓLOGICA DE MINAS GERAIS Trabalho de sensibilização da comunidade do CEFET-MG em relação ao programa de coleta seletiva solidária.
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Abrir o Apetite Poético
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
SAÚDE AMBIENTAL Céu do MapiáCéu do MapiáAmazonas.
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
SUSTENTABILIDADE GERTRUDES TORQUATO MENDES UME PEDRO II.
SEMELHANÇA DE FIGURAS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO E DA REDUÇÃO ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS FREIRE.
Transcrição da apresentação:

Professora :Gilsilene Oliveira Nunes Disciplina : Português APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training materials in a group setting. Sections Sections can help to organize your slides or facilitate collaboration between multiple authors. On the Home tab under Slides, click Section, and then click Add Section. Notes Use the Notes pane for delivery notes or to provide additional details for the audience. You can see these notes in Presenter View during your presentation. Keep in mind the font size (important for accessibility, visibility, videotaping, and online production) Coordinated colors Pay particular attention to the graphs, charts, and text boxes. Consider that attendees will print in black and white or grayscale. Run a test print to make sure your colors work when printed in pure black and white and grayscale. Graphics, tables, and graphs Keep it simple: If possible, use consistent, non-distracting styles and colors. Label all graphs and tables. Professora :Gilsilene Oliveira Nunes Disciplina : Português

Tema Interdisciplinar: Meio ambiente Subtema: separação do lixo (reciclagem)

Conteúdos trabalhados Leitura de imagens e de rótulos, sequência de letras, separação do lixo, interpretação oral de receitas e pareamento de figuras e letras.

Justificativa O tema se torna pertinente uma vez que busca conscientizar o aluno a respeito da importância da separação do lixo, motivar o mesmo a ter atitudes que contribuam com a preservação do meio ambiente e proporcionar ao aluno o conhecimento prático, já que o mesmo em diversos ambientes públicos, pode se deparar com coletores de lixo específicos da coleta seletiva.

Objetivo Fazer leitura de imagens Identificar letras do alfabeto. Desenvolver a noção de ordem (sequência de letras) Compreender a importância da separação do lixo Favorecer a compreensão do aluno sobre o conteúdo a ser estudado. Contextualizar o conteúdo de língua portuguesa a ser estudado. Fazer pareamento de figuras e letras Estimular a linguagem expressiva Interpretar receitas Relacionar símbolo á palavra

RECURSOS MATERIAIS Alfabeto móvel, cartaz, rótulos, embalagens diversas, gravuras de livros, receita, prancha de símbolos e letras e lixeiras da instituição e da comunidade.

DESENVOLVIMENTO Exploração do conhecimento prévio de cada aluno sobre o tema - MEIO AMBIENTE. Aula expositiva sobre o tema, com apoio de cartaz. .

Manuseio de embalagens diversas pelos alunos para a identificação do símbolo da reciclagem.

Exploração do ambiente escolar: visita as lixeiras de coleta seletiva

Caminhada e exploração nas ruas do bairro observando o ambiente externo.

Orientações sobre a receita a ser produzida. Receita adaptada. Aula prática na oficina culinária - Produção da Broa de Fubá. A oficina proporcionará ao aluno relacionar o conhecimento teórico com a prática da culinária: fazendo a leitura da embalagem, identificando qual o tipo de material e se este é reciclável ou não. Rever com os alunos a importância do uso dos acessórios - jaleco e touca. Orientações sobre a receita a ser produzida. Receita adaptada.

Receita – Broa de Fubá

MODO DE FAZER Misturar bem a margarina, o açúcar,os ovos e o óleo. Acrescentar o fubá, a farinha de trigo e o leite. Misturar bem. Acrescentar o pó royal e misturar o queijo ralado. Untar o tabuleiro, colocar a massa e levar ao forno, por aproximadamente 40 minutos.

Separação e higienização dos ingredientes. Exploração de embalagens dos produtos utilizados na receita.

Ao final da produção da receita, organizar e higienizar os utensílios e o ambiente.

Fixação da Atividade em sala com a “prancha”. Cada aluno receberá uma prancha de símbolos e letras para fixação do conteúdo a partir da leitura de símbolos da reciclagem , de rótulos e tipo de lixo a ser descartado Pareamento dos símbolos da reciclagem

Seleção dos rótulos para colocar na “prancha” de acordo com o símbolo da reciclagem.

Composição das palavras com o alfabeto móvel.

RESULTADO Os alunos apresentaram maior compreensão sobre a reciclagem e sua importância na redução do lixo favorecendo a preservação do meio ambiente. O uso da prancha de símbolos e letras demonstrou a aprendizagem dos alunos de forma mais organizada, levando-os a fazer leitura de imagens, identificar letras do alfabeto, relacionar os símbolos da reciclagem ao tipo de lixo descartável com pareamento de figuras e letras. Os alunos conseguiram identificar as lixeiras seletivas através das cores e símbolos, generalizando a aprendizagem para outros ambientes

OBRIGADA!