Funções de administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento 2 Universidade de Brasília
Advertisements

Planejamento 2 Universidade de Brasília
Delegação, centralização e descentralização
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Administração Estratégica
Administração Financeira III
★ Empresa Excessivamente Organizada
Teoria Neoclássica da Administração
Estrutura organizacional do S.E.
O que é uma estrutura ?.
Processo Administrativo
O Processo Administrativo
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
FACULDADE PITÁGORAS Legislação Aplicada a informática
PLANEJAMENTO ORIENTADO À GESTÃO EMPREENDEDORA
Abrangência do Planejamento
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
OS PROCESSOS GERENCIAIS NA ESTRUTURA EMPRESARIAL
NÍVEIS HIERARQUICOS.
Funções da Administração
Estrutura Formal Representada formalmente pelo organograma Planejada
FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI
Funções Administrativas
FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
TIAL -Tecnologia da Informação Aplicada à Logística
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
Teoria Básica da Administração Professor: Roberto César
ORGANIZAÇÃO.
FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO Definir trabalho a partir da análise dos objetivos;
ESTRUTURA É o arranjo dos elementos constitutivos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual estão integrados e se apresentam os elementos.
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
ESTRUTURA É o arranjo dos elementos constitutivos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual estão integrados e se apresentam os elementos.
Estratégia Organizacional
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
MANUAIS PROFESSORA BETH.
Teoria Geral da Administração
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
Tipos de organização Prof. Paulo Barreto.
Administração e Organização Industrial
Estrutura Organizacional
Características Básicas das Empresas
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO
Delegação, Centralização e Descentralização
Estrutura Organizacional
OSM Organização, Sistemas e Métodos
CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Elaboração e Análise de Projetos
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
PROFESSOR RUBENS DE FRANÇA
Tipos de organização Organização linear Organização funcional
Aula 1: Funções da Administração
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
OSM II Manuais administrativos – Parte 2
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores,
Funções de administração
Funções de administração
Transcrição da apresentação:

Funções de administração LES 0180 – Introdução a Administração Funções de administração Prof. Evaristo M. Neves e-mail: emneves@esalq.usp.br

Noções sobre funções de administração 1) Planejamento (função direta) 2) Organização (função básica) 3) Direção/coordenação (função básica) 4) Controle (função de acompanhamento)

Noções sobre funções de administração 1) Planejamento (função direta) considerado a mais importante função de administração; determina os objetivos e metas; onde são tomadas as decisões iniciais, são feitas as previsões e desencadeadas as estratégicas; direciona todas as outras funções (organização, direção/coordenação e controle/avaliação).

Noções sobre funções de administração 1) Planejamento (função direta) Missão Elementos do Planejamento Objetivos Metas

Noções sobre funções de administração 1) Planejamento (continuação) Elementos Missão: ligada ao relacionamento da empresa com o meio externo; é o que a empresa espera realizar perante a sociedade, sua influência ou atuação no meio ambiente; embute um conceito de utilidade e juízo de valor.

Noções sobre funções de administração 1) Planejamento (continuação) Elementos Objetivos: condições futuras que devem ser atingidas para que a empresa realize sua missão; as empresas podem ter mais do que um objetivo; podem ser cumpridos simultaneamente, ou em diferentes horizontes temporais.

Noções sobre funções de administração 1) Planejamento (continuação) Elementos Metas: conseqüência dos objetivos; devem ser estabelecidas e cumpridas, passo a passo, visando atingir os objetivos propostos.

Noções sobre funções de administração Níveis de Planejamento: a) Planejamento estratégico b) Planejamento tático c) Planejamento operacional

Noções sobre funções de administração a) Planejamento estratégico: é de caráter abrangente, tomando toda empresa numa visão de longo prazo; define objetivos e políticas da empresa; deve ser deliberado pelos níveis mais altos da empresa; voltado ao ambiente externo ou meio, buscando identificar as melhores possibilidades de êxito empresarial.

Noções sobre funções de administração b) Planejamento tático: é um detalhamento do planejamento estratégico; elaborado para o curto prazo (1 ano); definido pelos níveis funcionais e hierárquicos elevados (diretoria) e intermediários (gerência) na empresa; deve ser elaborado para cada gerência de produção, porém em conformidade de interesse; deve definir diretrizes e metas para as atividades propostas.

Noções sobre funções de administração c) Planejamento operacional: é um detalhamento do planejamento tático; elaborado para o curtíssimo prazo (meses, semanas); também deve ser definido para cada gerência; define os programas e quais os procedimentos e normas para alcançá-los. Deve dimensionar qualidade e quantidade, para épocas adequadas (tempo), os recursos suficientes e necessários para a plena execução das atividades de produção.

Planejamento Estratégico Prática SWOT AMBIENTE ORGANIZAÇÃO Pontos Fortes Pontos Fracos Ameaças Oportunidades PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Administração Estratégica PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA

Noções sobre funções de administração 2) Organização (função básica) função básica no processo administrativo; estrutura e agrupa os recursos (principalmente os humanos), permitindo o desempenho necessário para a consecução e atendimento dos objetivos pré-determinados; define a estrutura organizacional da empresa, que mostra a disposição ou ordem dos órgãos ou cargos.

Noções sobre funções de administração 2) Organização (função básica) Linear Tipos de estruturas organizacionais Funcional Linha-Staff

Noções sobre funções de administração 2) Organização (continuação) Estrutura Linear: Gerente Operacional Sub-Gerente mão-de-obra Sub-Gerente Mecanização Supervisor M.O Fixa Supervisor M.O Volante Supervisor Oficina Mec. Supervisor Mecanização

Estrutura Linear: possui uma única autoridade linear; aspecto piramidal; a comunicação é feita obedecendo o organograma; indicada para pequenas empresas. Vantagens: definição clara da autoridade e responsabilidade em cada posição; estrutura simples e de fácil compreensão. Desvantagens: excessiva centralização das comunicações e decisões em cada chefe; comunicação demorada, sujeita a intermediações e distorções.

Noções sobre funções de administração 2) Organização (continuação) Estrutura Funcional: Gerente Operacional Sub-Gerente mão-de-obra Sub-Gerente Mecanização Supervisor M.O Fixa Supervisor M.O Volante Supervisor Oficina Mec. Supervisor Mecanização

Estrutura Funcional: autoridade funcional dividida; cada chefe tem uma determinada especialidade; cada pessoa pode subordinar-se a vários chefes; possui linhas diretas de comunicação; utilizada em pequenas empresas familiares. Vantagens: especialização de chefias, descentralizando e agilizando as decisões; comunicação direta, rápida e sem intermediações. Desvantagens: cúpula da organização tende a ficar por fora do que está acontecendo na empresa; subordinado recebe ordens de vários chefes.

Noções sobre funções de administração 2) Organização (continuação) Estrutura Linha-Staff: Gerente Operacional Planejamento e Controle da Produção Topografia Sub-Gerente mão-de-obra Sub-Gerente Mecanização

Estrutura Linha-Staff: Reúne as vantagens das estruturas linear e; funcional possui dois tipos de autoridades: a) autoridade de linha (linear) hierárquica, total e absoluta; comanda as ações e toma as decisões; diretamente ligada a empresa. b) autoridade staff (funcional) autoridade do especialista; transmite recomendação, parecer técnico, consultoria e assessoramento.

Noções sobre funções de administração 3) Direção/coordenação (função básica) indica e orienta o comportamento das pessoas no caminho dos objetivos a serem alcançados; é responsável por fazer com que os objetivos sejam executados da melhor forma possível; importância dos fatores intrínsecos.

Noções sobre funções de administração 4) Controle (função do acompanhamento): busca assegurar que as coisas sejam feitas de acordo com o que foi planejado, organizado e dirigido; corrige falhas ou erros, manifestados no desenvolvimento do planejamento, organização e/ou direção; previne futuras falhas ou erros ao identificar erros presentes.

OBRIGADO!!!