Métodos e Técnicas de Pesquisa Análise do conteúdo e análise do discurso e pesquisa em comunicação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologias e análises Encaminhamentos básicos para trabalho final da disciplina Entrega =
Advertisements

Construção de significados: a dimensão da recepção Repórter Brasil
Educação com e para as mídias: desafios e possibilidades
A produção de conteúdo sobre Saúde para TV Digital Interativa no Brasil - o Projeto SAPSA Angélica Silva Canal Saúde - Fiocruz.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
Para abrir as ciências sociais:
ESCOLA DE FORMAÇÃO POPULAR EM DIREITOS HUMANOS CURSO CONSTRUINDO DIREITOS HUMANOS COMUNICAÇÃO & CULTURA Gleber Pieniz Jornalista.
O que é a mídia? Definição de conceitos e gêneros
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A psicologia social latino-americana
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Processo de Comunicação
Integrando diferentes áreas de conhecimento
Teorias Pós-críticas do Currículo
Estudos da comunicação midiática
CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÕES
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
GÊNEROS DISCURSIVOS E ESFERAS DE ATIVIDADE HUMANA.
DIRETRIZES CURRICULARES
Diretrizes do ensino de História
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Cristiane jonas Francisconi
Impacto das novas tecnologias
MODELOS TEÓRICOS PARA O ESTUDO DO Jornalismo e a Comunicação
Teorias do Jornalismo I
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Profª Karina Oliveira Bezerra
CRÔNICAS.
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
Planejamento PNAIC 2014.
A Indústria Cultural no Brasil
Aula 09 A pesquisa-ação e a pesquisa participante
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
O trabalho de campo.
O que é Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social Regionalização da comunicação institucional do Governo Federal.
Iniciação Científica º Série/EM.
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
Tendências da Linguagem Publicitária
REGISTRO AUDIOVISUAL DOS PROJETOS EM DISCIPLINA 2007 Trabalho de Iniciação Científica: Bolsistas da Revista Laboratório Ciência em Curso Graduação em Com.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
Etapas de produção da revista
A Arte na Literatura de Cordel
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
Crítica da Comunicação de Massa Profa. Carol Casali
Tema central e eixos temáticos
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Crônica.
O que é a Indústria Cultural?
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
ESCOLA DE FRANKFURT.
22/9/20151www.nilson.pro.br. Numa abordagem processualística, a mensagem é o conteúdo da comunicação. Resulta de uma intenção (evidente ou não, consciente.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
DOCUMENTÁRIO E COMUNICAÇÃO CONSTRUÇÃO DE POSSIBILIDADES TELEJORNALISMO III PROF. ILKA GOLDSCHMIDT PONTOS PARA DISCUSSÃO.
Módulo III.  Vocês se lembram que no início deste módulo III reiteramos que a RRD pode ser, com relação a um desastre, pode ser definida a partir de.
Classificação facetada: um exemplo na área de Comunicação 09 de maio de 2014.
Cultura de Massa e Indústria Cultural Prof. Ms. Leandro Andrade da Rocha FFCLH-Centro Universitário Assunção
LEITURA EM ANÁLISE DOCUMENTÁRIA Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis Conselho Federal de Psicologia.
Transcrição da apresentação:

Métodos e Técnicas de Pesquisa Análise do conteúdo e análise do discurso e pesquisa em comunicação

A pesquisa em comunicação Tradicionalmente, dividem-se as diferentes abordagens sobre o fenômeno da comunicação a partir do seu foco sobre um ou mais pólos do processo comunicativo. Essa divisão tem sido contestada por autores como Stuart Hall (2003), mas ainda é uma ferramenta útil para simplificar o campo das pesquisas desenvolvidas nessa área.

Os primeiros estudos em comunicação costumavam focalizar o pólo do emissor. A Teoria Crítica de Adorno e Horkheimer, da Escola de Frankfurt, por exemplo, buscava identificar como os conteúdos produzidos pelos emissores se prestavam à tarefa de alienar e manipular os receptores. Com o tempo, o foco foi se deslocando da esfera do emissor para a do receptor: a pesquisa sobre os efeitos da comunicação pôs em relevo o processo de decodificação das mensagens pelos receptores, o que exprime uma visão que oscila entre a concepção da mídia como perigosamente manipuladora e a relativização desse poder.

Os alvos da comunicação deixaram de ser encarados como meros receptores passivos dos conteúdos produzidos pela mídia. Esses, embora suscetíveis à mídia, dispõem de capacidades de crítica e ação. É essa a perspectiva adotada, por exemplo, pelos Estudos Culturais, campo de estudos surgido na Inglaterra na década de 1950 cujo maior expoente é Stuart Hall. Esse autor se destaca ao propor o seu modelo de análise Codificação/Decodificação, a partir do qual é possível classificar as leituras dos receptores como dominantes, negociadas ou oposicionais.

Análise do conteúdo e análise do discurso Muito utilizados na pesquisa em comunicação, esses procedimentos metodológicos são um conjunto de técnicas empregadas para a análise de mensagens de ordem textual e audiovisual. Seu objetivo é possibilitar uma investigação que problematize conteúdos de ordem ideológica, estética ou referente à linguagem presentes no texto que participam da construção discursiva do mundo social.

Há muitas modalidades de pesquisa em comunicação. Na presente disciplina, vamos nos debruçar sobre a análise de conteúdo de um veículo de comunicação.

Etapa 1: Escolha de um veículo de comunicação Jornais: diários, semanais, de bairro, gratuitos etc. Revistas: semanais, mensais, comerciais, gratuitas, temáticas etc. Programas de TV: aberta, a cabo, comunitária etc. / noticiários, novelas, auditório, variedades, humor, debates, séries, científicos etc. Programas de rádio: música, humor, noticiário etc. Filmes ou documentários: TV, cinema, vídeo, DVD etc. Material veiculado na internet Revistas em quadrinhos, tirinhas Música: letras Anúncios publicitários: qualquer mídia Fotografia

Etapa 2: Escolha de um recorte temático Exemplos: amizade, amor, traição, gênero, homossexualidade, nacionalidade, preconceito, trabalho, heroísmo, sexo, gerações, turismo, viagem, lazer, drogas lícitas e ilícitas, meio- ambiente, saúde, religião, boa forma, moda, casamento, individualismo, anti-americanismo, terrorismo, racismo etc.

Além disso, o problema deve ser definido dentro de um campo de estudos. Gênero Relações étnico-raciais Trabalho Educação Cultura Desigualdade Violência Relações de classe Consumo Religião Infância Relações Internacionais Mídia Corpo etc.

Etapa 3: Escolha de um recorte Não é possível estudar um veículo de comunicação ou um tema em toda a sua abrangência. O pesquisador não dispõe de tempo nem recursos para dar conta de todo o material produzido acerca do assunto a que se dedica. Portanto, é muito importante definir qual a quantidade e o período (se houver) do material que será tratado.

Exemplos de pesquisas de análise de conteúdo/discurso: Discursos sobre a aparência feminina em anúncios de produtos de beleza da Revista Cláudia em out-nov-dez de 2008 A representação do Oriente na novela “Caminho das Índias” entre fevereiro e março de 2009 O papel da imprensa em 2 filmes brasileiros sobre a violência urbana O carioca nas campanhas publicitárias de turismo no período de 2009 A representação do profissional de jornalismo em 2 filmes norte- americanos A infância nas revistas da Turma de Charlie Brown (Peanuts) no ano de 1950