Diretrizes da Política de Proteção Social Especial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Nacional Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfretamento Brasília, 20 e 21 de maio de 2010.
Advertisements

À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
BUSCA ATIVA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
VIII Conferência Nacional de Assistência Social
Conferência de Assistência Social – ano 2013
A POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO
1 PROGRAMAS FEDERAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Transferência de Renda –Bolsa Família Sistema Único de Assistência Social – SUAS –Proteção Social Básica –Proteção.
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
Profª Maria Cecilia Ziliotto
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
Acompanhamento Familiar
VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ARACAJU Julho
Protocolo de Gestão Integrada
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
METAS PARA O ESTADO E A UNIÃO
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
Proteção Social Básica
Sistema Único de Assistência Social
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Assistencialismo Filantropia Caridade Assistência Social Política de Estado - SUAS Benefícios, serviços, programas e projetos SOCIAL X SOCIEDADE ESTADO.
No Âmbito da Assistência Social
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Em 2008, A Frente Paulista de municípios solicita a SEADS a retomada das discussões junto a Fundação Casa para análise das competências e atribuições frente.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A PSB E PSE/PETI NO PIAUÍ: REALIDADE E DESAFIOS
A Politica de Assistência Social
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
Política de Assistência Social
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Questão Social Expressa as contradições sociais, políticas, econômicas e culturais presentes no modelo de desenvolvimento capitalista; Traduz as desigualdades.
Centro de Referência de Assistência Social
O Financiamento na Efetivação do SUAS. Financiamento Foco: competências da gestão estadual  exige o debate sobre o pacto federativo, no contexto de.
DISCIPLINA: SEGURIDADE SOCIAL I (POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
Ações pactuadas por situação no Eixo da Assistência Social – out./ Inclusão.
CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A 2026
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
CRAS nas PECs.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
MISSÃO Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção de famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
20 ANOS DO ECA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONQUISTAS E DESAFIOS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social.
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIAIS DE ASSIST Ê NCIA SOCIA L DE MINAS GERAIS Belo Horizonte, 29 de fevereiro de 2016 A Regionalização dos Serviços.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Política Nacional de Assistência Social Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social/GPSE/SAS.
Transcrição da apresentação:

Diretrizes da Política de Proteção Social Especial GESTÃO DO SUAS E A POLÍTICA DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL NO ESTADO DE SÃO PAULO: Diretrizes da Política de Proteção Social Especial Marlene Bueno Zola Coordenadora da CAS/SEADS

O Sistema de Proteção Social Brasileiro A Política de Proteção Social O Sistema de Proteção Social Brasileiro PROTEÇÃO ESPECIAL: SITUAÇÃO, DIRETRIZES E PRIORIDADES DE AÇÃO O ORGÃO GESTOR NO ESTADO DE SÃO PAULO E AS PROTEÇÕES AFIANÇADAS

O Sistema de Proteção Social Brasileiro Diretriz da Politica de Proteção Especial O Sistema de Proteção Social Brasileiro

Universalização da Saúde e Educação com a Constituição de 1988 O PROCESSO EM CONSTRUÇÃO A PROTEÇÃO SOCIAL - BRASIL Os direitos sociais orientados pela regulação do Estado desenvolveram-se a partir da década de 1930 tendo como base o Seguro Social, ou seja, a proteção social contributiva; Ao longo de décadas excluiu os grupos sociais não participantes do mercado formal de trabalho. A dimensão da Cidadania Social, ou seja proteção social não contributiva, surge com a Constituição de 1988 e a LOAS -1993; Universalização da Saúde e Educação com a Constituição de 1988 A partir de 1988 o Sistema de Proteção Social Brasileiro apresenta as três dimensões do Estado de Bem Estar Social, ou seja: Trabalho: contributivo Serviços Sociais básicos: universalizados e não contributivo Assistência Social: não contributivo a quem dela necessitar

A POLÍTICA DE ASSISTENCIA SOCIAL SEADS 2011 Objetivos: prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e, ou, especial para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitar; contribuir com a inclusão e a eqüidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária desenvolver a gestão descentralizada e territorializada a partir da responsabilidade compartilhada entre os três entes federativos – o SUAS

O ORGÃO GESTOR NO ESTADO DE SÃO PAULO E AS PROTEÇÕES AFIANÇADAS

SEADS – Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social A SEADS é o Órgão Gestor Estadual responsável pela formulação, coordenação, articulação, monitoramento e a avaliação da política estadual de assistência social, no Estado de São Paulo. Estrutura 4 Coordenadorias: Coordenadoria de Ação Social - CAS, Coordenadoria de Desenvolvimento Social – CDS, Coordenadoria de Gestão Estratégica – CGE, Coordenadoria de Administração de Fundo e Convênios – CAF 26 Unidades descentralizados no território do Estado de São Paulo, as Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social - DRADS, que estão vinculados à Coordenadoria de Ação Social – CAS

SEADS - CAS Distribuição das Diretorias Regionais - DRADS

Porte e Nível de gestão dos Municípios paulistas Panorama do Estado de São Paulo Porte e Nível de gestão dos Municípios paulistas Fonte : planilha CIB 06/12/10

AS PROTEÇÕES AFIANÇADAS

Prevenção e Inclusão de situações de risco Proteção Social Básica Atendimento à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e, ou, fragilização dos vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários Prevenção e Inclusão de situações de risco

Panorama do Estado de São Paulo Proteção Social Básica CRAS 2010 941.840 Atendidos 783 A SEADS repassa recursos financeiros no valor de R$ 58.024.107,70, para atendimento a 460.358 usuários, por intermédio de 2.219 serviços que compõe a Rede socioassistencial cofinanciada:

Panorama do Estado de São Paulo Programas de Transferência de Renda O número de famílias beneficiárias de programas de Transferência de Renda no Estado de São Paulo é, mensalmente, igual a 1.286.641. (ref: agosto/2010) Benefícios Eventuais Os benefícios eventuais estão regulamentados por lei em 202 (31%) municípios paulistas. Benefício de Prestação Continuada O número de beneficiários do BPC – PCD é igual a 241.112 e do BPC – Idosos é igual a 310.670, totalizando 551.782 pessoas. (ref: agosto/2010)

PROTEÇÃO ESPECIAL: SITUAÇÃO DIRETRIZES E PRIORIDADES DE AÇÃO

Proteção Social Especial Média Complexidade Famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com direitos ameaçados ou violados. Direcionada ao fortalecimento a função protetiva das famílias. Vínculos familiares e comunitários não foram rompidos. Alta Complexidade Famílias e indivíduos sem referência e, ou, em situação de ameaça, necessitando de atendimento fora de seu núcleo de origem. Vínculos familiares e comunitários fragilizados ou rompidos. 15

Panorama Estado de São Paulo Número de CREAS/Atendidos CREAS 2011 Mais 164 local CREAS 2010 141 68.159 atendidos CREAS 2009 105 62.141 atendidos CREAS 2008 67 25.743 atendidos

Quantidade de Nº de CREAS Total de CREAS Municípios 517 119 1 7 2 14 3 Quantidade de CREAS por município Quantidade de Nº de CREAS Total de CREAS Municípios 517 119 1 7 2 14 3 5 645 141 CREAS

Panorama do Estado de São Paulo SEADS 2011 Proteção Social Especial de Média Complexidade A SEADS repassa recursos financeiros no valor de R$ 35.706.624,07, para atendimento a 67.588 usuários, por intermédio de 682 serviços que compõem a Rede Socioassistencial cofinanciada:

Panorama do Estado de São Paulo SEADS 2011 Proteção Social Especial de Alta Complexidade A SEADS repassa recursos financeiros no valor de R$ 45.272.046,12, para atendimento a 71.727 usuários, por intermédio de 687 serviços que compõem a Rede Socioassistencial cofinanciada

DIRETRIZES DA POLÍTICA DE PROTEÇÃO ESPECIAL ESPECIALSTENCIA SOCIAL SEADS 2011 prover serviços, programas, projetos de proteção especial para famílias, indivíduos que necessitarem da assistência social; articular políticas de proteção especial com políticas de proteção básica na área de assistência social, com outras políticas setoriais – saúde, educação, trabalho - e outros sistemas de garantia de direitos – justiça, ministério público, etc ; assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária; regionalizar CREAS e Serviços da Rede Socioassistencial fortalecendo a cobertura e referência dos serviços no âmbito de municípios de pequeno porte Fortalecer a implementação dos CREAS

PROTEÇÃO ESPECIAL: PRIORIDADES DE AÇÃO SEADS 2011 PROTEÇÃO ESPECIAL: PRIORIDADES DE AÇÃO

Planos Intersetoriais estratégicos Elaborar Planos Estaduais: Plano Estadual de Convivência Familiar e Comunitária Plano Estadual de Atenção à População de Rua Plano de Ação de Medidas Socioeducativas Plano de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil Plano Estadual de Proteção Social à Pessoas com Deficiências

Fortalecimento e Organização da Proteção Social Especial Ampliação orçamentária de 30% proposta no PEAS 2011 para o cofinanciamento Implantação de 10 CREAS regionalizados e Fomento a organização de Rede Regional de Serviços Socioassistencial para retaguarda de municípios de pequeno porte Capacitação CREAS e organização da referência e contra referencia da Rede Socioassistencial

CREAS Regionalizados CREAS Regionalizados REGIÕES DO ESTADO Alta Paulista Alta Sorocabana Alta Noroeste Avaré Bauru Fernandópolis Itapeva São José do Rio Preto Sorocaba Vale do Ribeira

CREAS REGIONALIZADO – TIPO: I SERVIÇO RH CREAS (Conforme Guia de Orientação nº 01 – CREAS) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado as Famílias e Indivíduos (com violação de direitos) – PAEFI Serviço de enfrentamento a Violência e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes 01 coordenador CREAS 02 assistentes sociais 02 psicólogos 01 advogado 04 educadores sociais 02 auxiliares administrativos

CREAS REGIONALIZADO – TIPO: II SERVIÇO RH CREAS (Conforme adaptação Guia de Orientação nº 01 – CREAS ) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado as Famílias e Indivíduos (com violação de direitos) – PAEFI Serviço de enfrentamento a Violência e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes 01 coordenador CREAS 02 assistente social 02 psicólogo 01 advogado 04 educadores sociais 02 auxiliares administrativos Serviço de Proteção ao Adolescente em Medidas Socioeducativas. (LA) Obs.: o Município deve oferecer um local para o atendimento do adolescente; (Equipe volante) 01 técnico/orientador 01 educador (para coletivo de 20 adolescentes /município)

Capacitação CREAS 1ª Etapa - Oficinas com multiplicadores (60 representantes das DRADS) módulo a módulo para orientação e preparação da condução dos trabalhos presenciais junto às turmas presentes na Rede do Saber 2ª. Etapa – Capacitação presencial em 5 módulos: videoconferências 3ª. Etapa – Capacitação monitorada à distância a.Diagnóstico territorial e aprofundamento/debate das temáticas prioritárias; b.Levantamento de serviços sócio-assistenciais por meio de pesquisa-ação; 4ª. Etapa – Implantação de referência e contra referência dos serviços sócio-assistenciais de média e alta complexidade 5ª. Etapa – Elaboração de Publicação das temáticas específicas

Contatos: Marlene Bueno Zola - Coordenadora CAS mzola@sp.gov.br www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br