“A aula de Educaçao Física

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Mediunidade na infância
Vídeo Educar – Rubem Alves
FABIANA SANTOS RODRIGUES
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Avaliação Mediadora.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Como a Criança Pequena se Desenvolve
(experiências e reflexões de uma educadora)
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
A Escola e as Mudanças Sociais
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
EDUCANDO FILHOS MAIS SEGUROS
AFETIVIDADE, LUDICIDADE
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
Percepção do Espaço Pela Criança
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
Profa. Reane Franco Goulart
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
QUALIDADE DE VIDA RESPEITO PREVENÇÃO A DOENÇAS DISPOSIÇÃO DESENVOLTURA MELHORA O APETITE MELHORA O SONO A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Ginástica Geral.
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Origem da Linguagem Aula introdutória
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA
COMPONENTES:CAROLINE
Organização do Trabalho docente “O registro e a garantia de continuidade das aprendizagens no Ciclo da Alfabetização” UNIDADE 8.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Política Educacional Brasileira
A prática do psicologo no CRAS
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Qual a importância da Atividade Física no combate à Obesidade?
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
SITUAÇÕES.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Síndrome de down na sociedade
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
JOGOS E BRINCADEIRAS Débora Cristina Assmmann de Moura
Atividade complementar 04
EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA Profª.Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
A dança na educação infantil
Transcrição da apresentação:

“A aula de Educaçao Física e sua relevância multifacetada para a aprendizagem” Edilara Corrêa, Flávia Siqueira, Marília Alves

Qualidade de Vida e Educação Física… O que essas imagens representam para vocês?

E O QUE ISSO TEM HAVER COM A EDUCAÇÃO INFANTIL???

SEDENTARISMO!!!! Ingestão > Gasto energético = desbalanço metabólico

QUALIDADE DE VIDA!

Basei (2008) considera “(…) a Educação Física tem um papel fundamental na Educação Infantil, pela possibilidade de proporcionar às crianças uma diversidade de experiências através de situações nas quais elas possam criar, inventar, descobrir movimentos novos, reelaborar conceitos e idéias sobre o movimento e suas ações. Além disso, é um espaço para que, através de situações de experiências – com o corpo, com materiais e de interação social – as crianças descubram os próprios limites, enfrentem desafios, conheçam e valorizem o próprio corpo, relacionem-se com outras pessoas, percebam a origem do movimento, expressem sentimentos, utilizando a linguagem corporal, localizem-se no espaço, entre outras situações voltadas ao desenvolvimento de suas capacidades intelectuais e afetivas, numa atuação consciente e crítica. Dessa forma, essa área do conhecimento poderá contribuir para a efetivação de um programa de Educação Infantil, comprometido com os processos de desenvolvimento da criança e com a formação de sujeitos emancipados.”

Atividade física para ciranças e adolescentes. Qualidade de Vida! Respiração Circulação Ansiedade Síndromes (Down) AEE TOC Sono Disposição entre outros www.longevidadetop.com.br

QUALIDADE DE VIDA X SEDENTARISMO ATIVIDADE FÍSICA X DESINTERESSE PORQUE O TRABALHO FOI PLANEJADO???

É importante combater o sedentarismo a partir de qual idade É importante combater o sedentarismo a partir de qual idade? Desde a infância. Estimular a prática lúdica de esportes logo nos primeiros anos é garantia de longevidade. Sem contar que a criança cresce com mais afinidade para exercitar-se e isso pode ajudar a evitar que desista da atividade física quando chegar à vida adulta.

HORA DA EDUCAÇÃO FÍSICA!!!! Agradecemos sua participação!!!! HORA DA EDUCAÇÃO FÍSICA!!!! Link Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=etl33XdroJg