Objetivo Desenvolver um conjunto de sistemas suportados em processos padronizados, acessados e alimentados pelos diferentes agentes da Educação Profissional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governo do Estado de Alagoas
Advertisements

Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
PROJETO INCLUSÃO DIGITAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN5018 – INFORMATIZAÇÃO.
Universidade Federal de Santa Catarina
Para a Biblioteca Nativa - Gestão de Biblioteca Padrão SQL / BROWSER
Plano Diretor de Sistemas de Informação
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Aprimoramento dos servidores do Judiciário através do ensino à distância 1º Congresso de Política Judiciária e Administração da Justiça.
Instituto de Educação Profissional do Estado de Alagoas
Política de Gestão de Pessoas do GDF
Ministério da Educação
Fundamento à Informática
Workshop Regional Ponta Grossa 5/4/2013
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Fabiano André Vergani
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
A FUNÇÃO E O PAPEL DO SECRETÁRIO GERAL DA UNIDADE ESCOLAR
Departamento de Engenharia-DIPLAN - Atual
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Censo Escolar Secretaria de Estado da Educação – SEE/SP
EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO A CGETI - Pesquisa de novas tecnologias. - Melhoria do prazo de atendimento na avaliação dos projetos enviados. - Criação.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Migração para o Censo Escolar
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Assuntos Administrativos XVI Reunião Extraordinária do FONDCF SIASG Odilon Borges de Souza.
Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Secretaria de Gestão Pública Unidade Central de Recursos Humanos Secretaria de Estado da Fazenda Departamento de Despesa de Pessoal do Estado Sistema de.
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
WS Final Resultados e Recomendações
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
Censo Escolar 2014 Migração
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Censo Escolar 2014 Migração da Situação do Aluno
Academia de Ensino Superior Teoria de Sistemas de Informação
PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE FINANÇAS
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Registro dos principais itens de controle (ICs) de todas as áreas das Entidades; Reuniões mensais da equipe para troca de informações gerenciais; Reuniões.
Projeto do Semestre, Agosto, 2010 Turma 14/Grupo J Ministério do Meio Ambiente.
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
Antonia Maria Coelho Ribeiro
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Superintendência de Gestão da Informação
MAIO 2010.
Projeto Estruturador: Novos Padrões De Gestão E Atendimento Da Educação Básica Órgão Responsável: Secretaria de Estado de Educação Gerente do Projeto:
Hotsite Defesa Civil Ferramenta de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM
Deliberação CEE N.º 105/2011 Dispõe sobre as diretrizes para elaboração e aprovação de Plano de Curso e emissão de Parecer Técnico para cursos de Educação.
Ajudando na construção do conhecimento…. O que você encontrará aqui? O que é o Educa.Net? O que faz o Educa.Net? Quem pode se beneficiar com o sistema?
Censo da Educação Superior 2015 Treinamento
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Censo Escolar da Educação Básica O que é? O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico- educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos.
Metas Para NESTA ATIVIDADE ESTÃO INCLUIDOS OS PAGAMENTOS DOS SERVIDORES, OBRIGAÇÕES PATRONAIS, INDENIZAÇÕES TRABALHISTAS E DESPESAS DIVERSAS DA.
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
Transcrição da apresentação:

Objetivo Desenvolver um conjunto de sistemas suportados em processos padronizados, acessados e alimentados pelos diferentes agentes da Educação Profissional de maneira integrada.

Sistema Integrado-Desafio Efetivar a gestão da Educação Profissional, com o uso de um conjunto de ferramentas de sistemas, que permitam um fluxo de informações de maneira integrada e coordenada entre os diferentes agentes:  Professores  Entidades de Ensino  Alunos  Órgãos Competentes Escolas Públicas, Privadas, Associações, Institutos, Fundações, Mantenedoras, etc. Delegacias de Ensino, Secretarias Municipais e Estaduais, SEMTEC, INEP, etc.

Sistema Integrado-Necessidades envolver os diferentes agentes na discussão dos caminhos a serem percorridos, criar projetos que detalhem as obrigações de cada umas das partes no processo, Implementar um conjunto de sistemas que serão o Pilar da Gestão da Educação Profissional.

Metas Ter um quadro geral da Educação Profissional no Brasil, que: Forneça subsídios às ações do governo em todas as esferas administrativas Ajude aos alunos, na busca de informações sobre escolas, cursos reconhecidos, etc. Auxilie às escolas na gestão escolar Auxilie às escolas no relacionamento com os órgãos competentes

Requisitos Dotar as escolas de sistemas informatizados Dotar as secretarias estaduais encarregadas da gestão da Educação Profissional de interfaces com os sistemas das escolas e do MEC Dotar o MEC de sistemas Administrativos e Gerenciais integrados aos demais agentes

Situação Atual No MEC Informatização incipiente em relação à Educação Profissional Foi priorizado a gestão do projeto Nos Órgãos Competentes Não existem interfaces com o MEC É priorizada a questão administrativa-financeira Nas Entidades de Ensino Não possuem equipamentos, em sua maioria Sistemas proprietários não integrados Resistência silenciosa à informatização

Situação Atual Não existem softwares que atendam a totalidade das necessidades para a Gestão da Educação Profissional Algumas soluções para a gestão escolar SIE – Sistema de Informações para o Ensino FATEC/UNIV. SANTA MARIA–RS SGA – Sistema de Gestão Acadêmica – JMB Tecnologia da Informação/CEFET-SP SAGU – Sistema Aberto de Gestão Unificada – UNIVATES–RS

O que desenvolver? Sistema de Informações da Educação Profissional Cadastro Nacional de Entidades Cadastro Nacional de Cursos Registro de Diplomas Censo Escolar Observatório de Informações sobre o Mercado de Trabalho

O que desenvolver? Sistema de Gestão Escolar Matriculas (Cadastro de alunos) Cursos (Professores, matriz curricular) Fechamento de Notas/Emissão de Certificados Biblioteca (Acervo, empréstimos, devoluções, etc.) Patrimônio (equipamentos, bens móveis) Planejamento (Pedido de Aquisição, licitações, empenhos, recebimento do material, etc.) Projetos (controle dos projetos das escolas) Recursos Humanos

O que desenvolver? SIG das Informações da Educação Profissional Interface com outras bases de dados Atualização do DataMart Processamento de Consultas Exportação de Resultados

O que desenvolver? SIG da Gestão Escolar Atualização do DataMart Processamento de Consultas Exportação de Resultados

Premissas dos Sistemas Atender às diferentes entidades de educação Atender às diferentes esferas do governo Permitir a integração dos dados entre todos os envolvidos Funcionar em diferentes plataformas Ser maleável ao desnível tecnológico existente entre os envolvidos Não é possível ter um sistema único para todos Não é possível ter uniformidade de ambiente de TI

Estratégia Alternativas para o Desenvolvimento: Desenvolvimento Interno Desenvolvimento Terceirizado Desenvolvimento de Software Livre Compra de Pacotes Alternativas para as Ferramentas Software Proprietário Software Livre

Recomendação Definir plataforma de software livre Optar pelo desenvolvimento terceirizado Implantar certificação digital Disponibilizar os sistemas como software livre Fazer levantamento das necessidades e sistemas existentes Avaliar custos de integração x desenvolvimento Elaborar cronograma Contratar empresas Treinar/implantar/acompanhar

Rede de Comunicação de Dados: Internet, Renpac, WAN, Internet, Renpac, WAN, LAN, VPN, etc. Alunos Microcomputador Servidor Central MEC/SEMTEC Base de Dados Instituição de Ensino Servidor local Base de Dados Orgãos Competentes Servidor Departamental Base de Dados