AULA TÉCNICA 32 2006 INSTRUTOR: SCOPINO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULA TÉCNICA 10 INSTRUTOR: SCOPINO.
Advertisements

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
FEIRAS E EVENTOS Autoparts 2006 Data: 04 a 07 de outubro de 2006
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
FEIRAS E EVENTOS Feira Internacional de Serviços, Peças e Acessórios Data: 9 a 13 de maio de 2006 Horário: Terça a sexta-feira das 13h às 21h – Sábado.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC-H FLEXPOWER INTRODUÇÃO 2.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MOTRONIC SENSORES 3.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Transcrição da apresentação:

AULA TÉCNICA 32 2006 INSTRUTOR: SCOPINO

INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: ME 7.3 H4 SENSORES SCOPINO TREINAMENTOS

ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC GRP NA PÁGINA INICIAL DO SITE UMEC

Já tivemos aula com a introdução no sistema de injeção eletrônica ME 7 Já tivemos aula com a introdução no sistema de injeção eletrônica ME 7.3 H4. Agora veremos: SENSORES ME 7.3 H4

E C U DIAGRAMAÇÃO ME 7.3 H4 DETONAÇÃO REDE CAN LÂMPADA DE DIAGNOSE TEMP. ÁGUA INJETORES TEMP. AR MAP BOBINA ROTAÇÃO CANISTER POSIÇÃO BORBOLETA CORPO DE BORBOLETA PEDAL ACELERADOR RELÉ BOMBA SENSOR DE OXIGÊNIO RELÉ AR COND. SENSOR DE FASE – VIA SOFTWARE CONECTOR DIAGNOSE

SENSOR DE ROTAÇÃO COMO JÁ VISTO EM OUTRAS AULAS AQUI NA UMEC, É UM SENSOR INDUTIVO QUE ENVIA SINAIS COM A VARIAÇÃO DA RODA DENTADA. PARA O PMS DE 1 E 4 DEVEMOS POSICIONAR NO DENTE 17, E 2 E 3 NO DENTE 37. HÁ FALHA DE 2 DENTES NA RODA DENTADA PARA SINCRONISMO DO SISTEMA.

SENSOR DE FASE ONDE ESTÁ ?

SENSOR DE FASE É VIA SOFTWARE, OU SEJA, NÃO HÁ A PEÇA NO SISTEMA. DE FORMA INTELIGENTE E COM A UTILIZAÇÃO DE PROGRAMA ESPECÍFICO, A ECU DETERMINA QUEM É O CILINDRO 1 E FAZ A CONTAGEM 1-3-4-2, TORNANDO O SISTEMA DE INJEÇÃO SEQUÊNCIAL.

COMO FUNCIONA APÓS A PARTIDA NO MOTOR E NA SUA DESACELERAÇÃO, A ECU CORTA O TI DO CILINDRO 1 DE 2 A 3 VEZES, AGUARDANDO A QUEDA DA ROTAÇÃO EM CERCA DE 200 RPM, FAZENDO A SUA IDENTIFICAÇÃO. ESTE FASAMENTO É CONFIRMADO NAS DESACELERAÇÕES ENTRE 2000 A 1000 RPM.

TEMPERATURA DE ÁGUA

TEMPERATURA DE ÁGUA É UM TERMISTOR DO TIPO NTC, E VIA REDE CAN, TAMBÉM É ATRAVÉS DESTA INFORMAÇÃO EM QUE É MARCADA A TEMPERATURA NO PAINEL DE INSTRUMENTOS, E A ECU COMANDA O RELÉ DO ELETROVENTILADOR. EM RECOVERY, É ACIONADO O ELETROVENTILADOR EM PRIMEIRA VELOCIDADE.

DICA TÉCNICA HÁ ALGUNS RELATOS DE DESGASTE PREMATURO DO SENSOR DE TEMPERATURA DE ÁGUA, QUE SOFRE UMA GRANDE CORROSÃO EM SUA CÁPSULA DE CONTATO COM O LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO. NESTES CASOS, DEVE-SE TROCAR O SENSOR E INVERTER A POSIÇÃO NO CHICOTE DE SEUS DOIS TERMINAIS.

SENSOR DE TEMP. AR

TEMPERATURA DE AR É UM TERMISTOR DO TIPO NTC E INFORMA A TEMPERATURA DO AR JÁ NO COLETOR DE ADMISSÃO. COM ESTA INFORMAÇÃO, A ECU CALCULA A DENSIDADE DO AR ADMITIDO, E CONSEGUE DESTA FORMA ADEQUAR AINDA MAIS A QUANTIDADE DE COMBUSTÍVEL PARA O AR NO MOTOR.

SENSOR MAP

SENSOR MAP ESTÁ CONJUGADO AO SENSOR DE TEMPERATURA DE AR, SENDO IMPORTANTE PARA O CÁLCULO DE AR ADMITIDO. ALGUNS SENSORES APRESENTAM FALHA POR IMPREGNAÇÃO DE ÓLEO, OCASIONADO POR ENTUPIMENTO NO SISTEMA DE RESPIRO DO ÓLEO DO MOTOR.

DIAGRAMA DO SENSOR COMBINADO 1 – NEGATIVO 2 – 5 V TEMP. AR 3 – 5 V MAP 4 – RESPOSTA MAP MAP + TEMPERATURA DE AR

SENSOR DE VELOCIDADE ESTÁ JUNTO A CAIXA DE MUDANÇAS, E TRANSMITE ESTA INFORMAÇÃO PARA O BODY COMPUTER, OU SEJA VIA REDE CAN. É DO TIPO HALL E TRANSMITE 16 PULSOS POR ROTAÇÃO COMPLETA DA RODA DIANTEIRA ESQUERDA. RECEBE 12 VOLTS E ATERRAMENTO PARA FUNCIONAR.

BODY COMPUTER

DICA TÉCNCIA EM MUITOS CASOS RELATADOS, HÁ NECESSIDADE DE TROCA DO SENSOR DE VELOCIDADE QUANDO O MOTOR MORRE NAS DESACELERAÇÕES. O PROBLEMA É A INFILTRAÇÃO DE ÁGUA NA PEÇA, DEVIDO A SUA LOCALIZAÇÃO NA CAIXA DE MUDANÇAS.

ALTITUDE DESTE SISTEMA ? PERGUNTA COMO É FEITA A CORREÇÃO DA VARIAÇÃO DE ALTITUDE DESTE SISTEMA ?

RESPOSTA ATRAVÉS DO SENSOR MAP, A ECU COMANDA AS ALTERAÇÕES NO TI E NA BORBOLETA MOTORIZADA NAS ALTERAÇÕES DE ALTITUDE. A CAPTAÇÃO DESTAS INFORMAÇÕES É FEITA APÓS O DESLIGAMENTO DO MOTOR E TAMBÉM PELA POSIÇÃO DO PEDAL DO ACELERADOR.

OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 33 ME 7.3 H4 SENSORES 2 Instrutor Scopino 

AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO E AGORA VAMOS AO VIVO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO