Há algo de errado com as licenciaturas? Um convite a uma olhada no espelho Reinaldo Calixto de campos Departamento de Química, PUC-Rio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Pedagogia da pesquisa-ação
A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO DAS AULAS
Qualidades não específicas necessárias ao mundo do trabalho
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
O curso A Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e aplicações da matéria, suas transformações, e a energia e mudanças energéticas.
Reorientação curricular
"Problemas e Perspectivas para o Currículo Escolar do Ensino Médio no Brasil" Antonio Carlos Amorim Faculdade de Educação/Unicamp GT Currículo ANPEd
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS:
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Desenvolver Por uma Nova Escola.
Características de um bom professor de biologia
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Projeto de Atuação no Ensino de Ciências e Biologia I
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Mapa Conceitual Arquitetura e Urbanismo Noturno
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Glória Queiroz - Formação Inovadora de Professores nas Licenciaturas Universitárias: Possibilidades e Limites Glória Queiroz -
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Formação de Professores na UFMS:
1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra de.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Universidade Federal de Uberlândia
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Ensino Fundamental – Diretrizes e Referenciais Curriculares Nacionais: algumas reflexões Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Projeto IAG Comissão de Cultura e Extensão Pró Reitoria de Cultura e Extensão atua em todas as áreas, na complementação de ações de ensino.
Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Centro de Artes e Educação Física da UFRGS
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
Prática como Componente Curricular
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
Júlio Emílio Diniz-Pereira (UFMG) Faculdade de Educação
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Trabalho de Fundamentos da Educação Musical Nicoli Mendonça Uzun Por que música na escola? Lucas Robatto.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
CINESIOLOGIA Síntese da Proposta de estrutura acadêmica para a Educação Física e Esporte (TANI, 1996) Professora: Petrucia Nóbrega Natal, outubro de 2008.
Documentos e Propostas legais
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO.
Responsável Prof. Seiji Isotani Projeto de Recuperação da Disciplina Departamento de Sistemas de Computação.
Transcrição da apresentação:

Há algo de errado com as licenciaturas? Um convite a uma olhada no espelho Reinaldo Calixto de campos Departamento de Química, PUC-Rio

Um rápido diagnóstico Movimento em direção ao ensino de ciências: encontros nacionais, grupos de pesquisa, áreas de pós graduacao; Novos livros, novos materiais didáticos Questionamento ao ensino “tradicional” Crítica ao professor: resistente a mudancas Reação do professor  abismo Universidade falando para si:

Olhando dentro da Universidade… Quem forma os professores? Como formamos os professores? O movimento é majoritário? Um exemplo vale mais que mil discursos! A formação que fica é a do exemplo!! E ai, As novas diretrizes curriculares!

O costume A simbiose bacharelado/licenciatura (3+1) Quem dá o tom? A música vem de fora… Quem escolhe quem? E como? Os monstros da Capes! Esta Universidade está preparada para formar estes profissionais? Um chá de humildade Atualização neles!

Passando a limpo Não há modelo único Simbiose bacharelado / licenciatura Aproximação entre-cursos (um básico?) Caráter específico: um instituto virtual? Simbiose com a pedagogia: sempre! Aprender a ensinar, aprender a criar Aprender a improvisar. Viver, na formação, a prática que se prega.

Uma questao de conteúdo Qual o conteúdo Em que nível? Conhecimentos (Universos) paralelos Cultura! para o trânsito interdisciplinar! Reflexão crítica: para que Ciências? Formação continuada: apoio e referência. Estágios de pesquisa?

Prá terminar Reforma Universitária Novas diretrizes Há muito o que se discutir, sugerir, ouvir, e o mundo lá fora deve se manifestar.