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Transcrição da apresentação:

Rodolfo Novellino Benda EEFFTO – UFMG rodolfobenda@yahoo. com. br www Rodolfo Novellino Benda EEFFTO – UFMG rodolfobenda@yahoo.com.br www.gedam.com.br (031) 3409-2394

COMPORTAMENTO MOTOR Fisioterapia Educação Física Medicina Psicologia Enfermagem Pedagogia Terapia Ocupacional

Comportamento Motor Aprendizagem Motora Controle Motor Desenvolvimento Motor

Controle Motor Processos subjacentes envolvidos em cada execução de um movimento (Gallahue & Ozmun, 1998). Compreensão dos mecanismos voluntários e reflexos que regulam o movimento humano (Sage, 1984).

Estruturas de controle Engrama motor Programa motor Traço de memória / perceptivo Plano de ação Programa motor generalizado Esquema motor Atrator Programa de ação

Aprendizagem Motora Mudança relativamente permanente no comportamento motor; Mudanças devidas às experiências anteriores; Mudanças promovidas por meio da prática; Mudanças inferidas através do desempenho. Rose (1997)

Abordagem Orientada à Tarefa - AOT (até 1970) Quantidade de prática Prática massificada / distribuída Prática do todo / por partes Conhecimento de resultados Transferência de aprendizagem

Abordagem Orientada ao Processo - AOP (1970 - 1990) Ênfase em teorias de aprendizagem motora tendo como pressuposto básico a compreensão do mecanismo de controle motor. O que realmente está sendo controlado? Como os diferentes processos são coordenados?

AOT - AOP (a partir de 1990) Retomada dos estudos orientados à tarefa (quais fatores interferem na aprendizagem?), com nova roupagem teórica; Aprofundamento dos estudos orientados ao processo (como ocorre a aprendizagem?); Aprofundamento dos estudos de controle motor.

Desenvolvimento Motor Processo de mudança na organização do comportamento motor no período entre a concepção e a morte, ou seja, durante todo o ciclo de vida (adaptado de Manoel, 1998).

O que muda com o desenvolvimento? Caracteriza a descrição do processo. Como esse comportamento muda com o desenvolvimento? Caracteriza o estudo do processo de mudança. Como acompanhar essa mudança? Caracteriza a avaliação do desenvolvimento. Porém, o que deve ser medido?

Produção de Conhecimento em Comportamento Motor Pesquisa Básica: conhecimento pelo conhecimento. Pesquisa Aplicada: solução de problema específico. Pesquisa de Integração e Síntese de conhecimento: verificação da aplicabilidade dos conhecimentos derivados da pesquisa básica numa situação real de ensino-aprendizagem (Tani, 1992).

Área de Conhecimento Diferentes níveis de análise (do nível mais micro até os níveis mais macro). Comportamento motor como um nível intermediário essencial para o profissional. Melhor direcionamento dos estudos em comportamento motor para a intervenção profissional.

Conceitos Básicos Movimento: Deslocamento do corpo ou segmento do corpo no espaço, resultante de contração muscular (Newell, 1978). Técnica: Meio mais econômico para se atingir um objetivo (Greco & Benda, 1998). Capacidade: Traço ou qualidade geral do indivíduo relacionada ao seu desempenho numa diversidade de habilidades ou tarefas (Magill, 1984). Habilidade: ??????

(o objeto central de estudo) Habilidade (o objeto central de estudo) Capacidade adquirida que permite atingir o objetivo com o máximo de certeza e o mínimo de energia ou tempo e energia (Guthrie, 1952). Movimentos que permitem atingir um objetivo no ambiente, com máxima certeza e mínimo de dispêndio de tempo e energia (Knapp, 1963).

“Ação complexa e intencional envolvendo toda uma cadeia de mecanismos sensório, central e motor que, através do processo de aprendizagem, se tornou organizada e coordenada de tal forma a alcançar objetivos predeterminados com máxima certeza” (Whiting, 1975). Classificação: Quanto à influência do meio: aberta ou fechada; Quanto à continuidade: contínua, discreta ou seriada;

Características da Habilidade: Consistência: Condição de permanência e estabilidade; o quanto a habilidade consegue resistir às demandas da situação. Flexibilidade: Condição de responder às demandas da situação, isto é, adaptação. Duas faces de uma mesma moeda... Deve haver um padrão para ter flexibilidade... consistência não significa rigidez...

Capacidade ≠ Habilidade Capacidade compõe a habilidade; Capacidade permite a aquisição da habilidade; Habilidade é o produto final

C1 C2 H1 C3 H1 C1 H2 H3 C4 C5 H2 C6 H4 C4 H5 H6

A C1 C2 C3 C4 C5 C6 _ + C6 C5 C4 C3 C2 C1 B C4 C5 H2 C6 C1 C2 H1 C3

Mensuração indireta em Aprendizagem Motora Medidas comportamentais: Erro Absoluto (EA), Erro Constante (EC), Erro Variável (EV), Escore, Escore do Padrão. Análise cinemática: Curvas ângulo-tempo, velocidade angular-tempo, aceleração tempo. Atividade Elétrica: EMG, EEG Atividade Encefálica: Tomografia, PET Scan...

(CTRM – Vieira)

(CTRM – Vieira)

(Dardo – Gomes)

(Curva ângulo-tempo – Benda et al.)