A IMPORTÂNCIA DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO Como otimizar o processo de repasse e otimizar a entrada de receitas.

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Transcrição da apresentação:

A IMPORTÂNCIA DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO Como otimizar o processo de repasse e otimizar a entrada de receitas

HISTÓRICO DO MERCADO | Estatísticas do Crédito Imobiliário Recursos SBPE cresceu 60x no período Em bilhões de Reais

Recursos SBPE cresceu 60x no período Em bilhões de Reais HISTÓRICO DO MERCADO | Estatísticas do Crédito Imobiliário Aumento de 18x no número de financiamentos SBPE Número de unidades

CENÁRIO Demanda crescente Minha Casa Minha Vida Taxa para imóveis de maior valor Necessidade de aperfeiçoamento Retirar o atendimento da agência

CORRESPONDENTE | O que faz? Atendimento ao cliente Explicações sobre o financiamento Coleta da documentação Montagem do processo Análise e aprovação de crédito Envio ao banco e acompanhamento Geração de minuta e assinatura Remuneração paga pelo banco entre 0,8% à 1,2%

MODELOS DE GESTÃO Controle através de planilhasInformações desatualizadas 4 MODELOS Cliente busca o crédito e realiza o registro Construtora não tem controle sobre o andamento Gestão informal Legalmente não é permitido a Construtora fazer o papel de Correspondente Foco no ganho financeiro Melhor controle sobre processos Refém de único parceiro de venda e financiamento Não existe concorrência entre correspondentes Cria concorrência Maior agilidade nos processos Construtora não se torna refém Melhor modelo de negócios CLIENTECONSTRUTORAIMOBILIÁRIACORRESPONDENTE(S)

ÁNÁLISE DE CRÉDITO | Vendas saudáveis No momento da venda é recomendável realizar a análise de crédito completa do(s) cliente(s), considerando: Trabalhar com a aprovação de crédito, que tem validade de seis meses, é uma forma de avaliar a capacidade de obtenção de crédito do(s) cliente(s) Renda dos proponentes Situação cadastral na Receita Federal Pendências financeiras (Serasa) Nível de endividamento (contas futuras) SUGESTÃO

O PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DE CRÉDITO

Orientações incorretas no momento da compra, corretor desconhece as regras de financiamento (utilização do FGTS) Nem sempre é liberado 100% do valor simulado, depende do perfil do cliente (score) Dificuldade na comprovação de renda Documentos ilegíveis ou vencidos Não informar o comprometimento de renda Situação irregular na Receita Federal Erros de digitação e falta de atenção (carimbo, rúbricas e assinaturas) ERROS MAIS COMUNS

Cliente bem informado Análise de crédito consistente no momento da venda Se possível utilizar a pré-aprovação de crédito válida por seis meses Alinhamento de políticas entre comercial e crédito Capacitação periódica dos analistas e corretores Segmentar o processo formando uma esteira de produção Considerar uma etapa de verificação/qualidade Bom relacionamento com Agências e Cartório de Registro DICAS PARA AGILIZAR O REPASSE

Mapear o processo de contratação de crédito Padronização de processos Assimilação da política instituída Acompanhar a evolução dos processos e identificar pontos de gargalos Definir parcerias estratégicas com correspondentes bancários Promover a concorrência entre os prestadores de serviço Harmonia na relação com área comercial Capacitação de mão de obra (certificação ANEPS) Informações centralizadas e em tempo real DESAFIOS (PARADIGMAS)

ESTEIRA DE PRODUÇÃO | Etapas com prazo de execução 60 DIAS AGENDAMENTOENTREVISTACOLETAMONTAGEMCONFERÊNCIAAPROVAÇÃOASSINATURAREGISTRO 3 DIAS4 DIAS7 DIAS4 DIAS1 DIA4 DIAS7 DIAS30 DIAS

ESTEIRA DE PRODUÇÃO | Detecção de gargalos Agendamento Entrevista Coleta Montagem Conferência Aprovação Assinatura Registro

Agendamento Entrevista Montagem Assinatura

Agendamento Entrevista Montagem Assinatura Etapas de contratos Clique na barra para detalhar as etapas do grupo

Etapas de contratos Clique na barra para detalhar as etapas do grupo Cliente agendado Aguardando documentação Montando processo Montando pendência 3 Processo pronto

Residencial Jardim das Flores Novembro 3,2 mi DezembroJaneiroFevereiroMarço 8,7 mi 6,8 mi 3,5 mi 1,8 mi

Ferramenta de gestão para área de crédito imobiliário

Controla e monitora os processos de financiamento Digitaliza documentos e imprime formulários padrões Registra histórico de tratativas com o cliente Melhora a velocidade de contratação de crédito Reduz o número de inconformidades nos dossiês Agiliza liberação de recursos Facilita a gestão de parceiros com controle centralizado Disponibiliza informações em tempo real FUNCIONALIDADES

VANTAGENS Registro atendimento Agenda por analista Histórico de evolução Checklist de documentos Digitalização de processos Envio de e SMS Impressão de formulários

Wilson L. M. Pacheco Jr. Executivo de contas (41)