ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE CAMPANHA BEBIDA E DIREÇAO ~
A IMPORTÂNCIA DO TEMA
Globalmente, 1,3 milhão de pessoas morrem anualmente vítimas de acidentes de trânsito. As substâncias psicoativas estão entre as principais causadoras de acidentes automobilísticos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil está entre os 10 países com maiores índices de mortalidade no trânsito – a intensidade do problema ainda é grave. Os acidentes relacionados ao trânsito consomem R$ 187 bi por ano com vítimas de acidentes.
PONTO DE PARTIDA INSIGHT: O TRÂNSITO COMO AMBIENTE COLETIVO # DIVERSOS ATORES # BEBIDA E DIREÇÃO
# RESPONSABILIDADE do indivíduo sobre o todo # CONSEQUÊNCIAS para si e para terceiros # A PRECAUÇÃO a partir das ATITUDES RESPONSÁVEIS ESTA CAMPANHA
CARÁTER INFORMATIV O CARÁTER REFLEXIVO INFORMATIVO Foco na responsabilidade de cada um. COLETIVIDADE Apelo à reflexão sobre a responsabilidade sobre si e sobre o outro. DIRETRIZES DE COMUNICAÇAO ~
MÍDIA
DEFINIÇAO DO PLANO DE MÍDIA ~ ETAPAS: - Interpretação do briefing com as necessidades do cliente para execução da demanda; - Determinação de praças prioritárias de atuação; -Cruzamento dos dados – Alguns softwares de pesquisa disponíveis para critérios e embasamentos*: - Definição dos meios de comunicação com mais penetração e afinidade com o público-alvo. MediaWorkStation – comportamento TV. A&F – Simulação da programação de TV. EasyMedia – ranking rádio. Dados populacionais com base no IBGE. SISEM – Comportamento e hábito dos consumidores. Tom Micro – Simulação da programação de rádio, jornal, entre outros. Auditoria de circulação de veículos impressos. *Obs.: dados disponíveis dentro dos mercados/veículos auditados.
NOSSA CAMPANHA NOSSA CAMPANHA
DEFESA CRIATIVA Todo motorista, motociclista e pedestre é alertado constantemente sobre os perigos do trânsito. Todos sabem que podem perder a vida num acidente, mas o que acontece é que muitos se sentem no direito de desrespeitar as regras do trânsito porque estão cientes do que pode acontecer com suas vidas. O que o nosso conceito reforça de maneira bastante direta é justamente o erro nesse tipo de pensamento. Muitas vidas estão em jogo no trânsito. O descuido de um pode tirar a vida de vários. Bebida no trânsito mata. E nem sempre só você. A construção do conceito permite variações para que assuntos diferentes sejam abordados, como no caso do excesso de velocidade e do consumo de bebida alcoólica antes de dirigir. Imprudência no trânsito mata. E nem sempre só você. Velocidade no trânsito mata. E nem sempre só você.
FILME
ANÚNCIO
SPOT Organização Pan-Americana da Saúde Campanha de Prevenção – Bebida e Direção Spot 30” – Acidente Ouvimos o som de um carro trafegando normalmente em uma via e um casal conversando dentro do carro. Mulher: Amor, você bebeu. Homem: E? Mulher: E, você não devia estar dirigindo... Homem: Ah, Nanda, relaxa! Eu estou bem. Repentinamente, ouvimos o som de batida. Quando os barulhos do acidente param, o homem fala desesperadamente: Homem: Nanda? Nanda? Fala comigo, amor! Nandaaaa! Entra a locução: Loc.: BEBIDA NO TRÂNSITO MATA, E NEM SEMPRE SÓ VOCÊ. PROJETO VIDA NO TRÂNSITO.
RECONHECIMEN TO
UM PRÊMIO QUE TRANSFORMA AS IDEIAS DE HOJENOS EXEMPLOS DE AMANHA. ~
A ESPM Social elege as ações e campanhas publicitárias – estudadas e indicadas pelos 7 mil alunos de graduação da ESPM das unidades São Paulo, Rio de Janeiro e Sul – que mais contribuíram, com excelência criativa, para a causa da responsabilidade socioambiental. RECONHECIMENTO
Realizada na cidade de São Paulo, a premiação conta com a participação de profissionais de marketing e comunicação das melhores empresas e agências de propaganda do país, incluindo também alunos da escola e de outras universidades do Brasil. RECONHECIMENTO
FORAM 13 CAMPANHAS CONCORRENTES NA CATEGORIA VOTO POPULAR. RECONHECIMENTO
OBRIGADA