Sistema Público de Saúde na Inglaterra  Alunas: Ana Paula Forcelli Jéssica Emanuela Roncada Sabrina Ferreira Cruz Shelyn A. Yamakami.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Residência Farmacêutica Visão Humanista
Advertisements

Planejamento em Saúde – Saúde pública tem caráter coletivo, endemias(campanhas), atenção a grupos populacionais. Assistência Previdenciária – Ações individuais,
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Política de Saúde e Iniciativa Social no Reino Unido
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
1 Seminário Nacional de Atenção Básica em Saúde José Marcos de Oliveira*
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Curso de Especialização em Assistência e Atenção Farmacêutica
TENDENCIAS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE NOS PAISES DO MERCOSUL Vera Maria Ribeiro Nogueira Apoio CNPq.
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
Tema central : SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: Megatendências e situação nacional.
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
SERRINHA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
CONCEITO “É o repositório das diversas interações do paciente com o sistema de saúde, que gera informações codificadas e estruturadas, viabiliza sistemas.
Direito humano a alimentação adequada
Políticas Sociais em Saúde Pública
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
ÉTICA, SUS E JUDICIALIZAÇÃO
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:
POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
Bioética em Saúde Pública
Angelo Augusto Paula do Nascimento
Participação da Comunidade na cogestão da saúde pública no Brasil
Políticas Públicas de Saúde: O SUS E A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE BELO HORIZONTE - OUT.2000 PBH/SMSA/DEPLAR/SISINF-NEPI.
VAMOS FALAR DE SAÚDE ? DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA
Saúde Mental Belo Horizonte Secretaria Municipal de Saúde
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
                                                         
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
Prof. Bruno Silva Aula de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Universidade Estadual do Piauí ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Políticas Públicas de Saúde: PSF
Prof. Dr. Luiz Renato Ignarra.  As entidades do terceiro setor precisam de recursos para ser efetivas quanto para ser sustentáveis.  A existência ou.
10ª Reunião Plenária da CNPD
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Associação Brasileira
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
Atendimento Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24horas)
PSF como Porta de Entrada do SUS
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Qual a doutrina do SUS.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
EUA Acesso e Cobertura No princípio a atenção básica para pobres e incapazes era feita através da caridades; No final do século XIX surgiram os hospitais.
Transcrição da apresentação:

Sistema Público de Saúde na Inglaterra  Alunas: Ana Paula Forcelli Jéssica Emanuela Roncada Sabrina Ferreira Cruz Shelyn A. Yamakami

National Health Service (NHS) Sistema de saúde público no Reino Unido

National Health Service (NHS). Sistema de saúde público no Reino Unido É universal e igualitário com atuação preventiva e curativa; Equivalente ao SUS do Brasil; Serviços gratuitos, exceto atendimento odontológico e oftalmológico; Os recursos são arrecadados pelo sistema de impostos nacional mas os serviços na Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e Pais de Gales são administrados separadamente; Atende a 1 milhão de pacientes a cada 36 horas; Considerado a maior estrutura de saúde pública do mundo. 

Organização e Estrutura:

GP: “Médico de família” ou “Clínico Geral”, faz uma avaliação para verificar a gravidade do problema > encaminha a um especialista; Remédios: Taxa fixa para cada receita: £7.20; Camisinha e anticoncepcionais são gratuitos pelo NHS; Antibióticos: só obtidos com receita médica; Dentista: Acesso a tratamento dentário a preços reduzidos. Idosos, crianças, grávidas e pessoas com baixo rendimento não pagam; Maternidade: O atendimento desde o pré-natal até o pós- parto é gratuito.

Tem direito à atendimento gratuito: Residentes legais com residência permanente; Refugiados; Estudantes matriculados em curso de no mínimo 15 horas semanais e com visto de estudante válido por mais de seis meses, e seus familiares; Solicitantes de asilo e pessoas com permissão de trabalho (work permit); Qualquer pessoa, incluindo imigrantes em situação irregular (ilegais), tem direito ao atendimento de emergência gratuito em qualquer hospital.

PARTICIPAÇÃO POPULAR NO NHS: CHC (Continuing Health Care): Instâncias de promoção e tutela dos interesses dos cidadãos. Os CHC estão presentes em cada distrito sanitário e são formados por um mínimo de 24 e um máximo de 30 membros; Os CHC se reunem uma vez a cada dois meses; Função de controle: podem inspecionar livremente todas as unidades de saúde;

Representatividade dos Conselhos Comunitários de Saúde: Os usuários portadores de deficiências físicas e com problemas mentais, os pensionistas e a população com um baixo nível de renda estão insuficientemente representados nos CHC. Os jovens (tanto homens como mulheres) também estão escassamente representados, assim como as diversas minorias étnicas e os grupos de imigrados. Os CHC estão, na sua maioria, formados, por representantes da “classe média, de origem branca e adultos”, dificuldades para representar os interesses de toda a cidadania.

PARTICIPAÇÃO POPULAR NO SUS: No SUS, como instância de participação da população, foram criados os Conselhos de Saúde e as Conferências de Saúde. Os Conselhos de Saúde atuam na formulação de estratégias de política de saúde e no controle da execução das políticas ocupando-se também de aspectos econômicos e financeiros; A instância de participação em nível municipal é representada pelos CMS; Conselhos com caráter deliberativo, ou seja, participa diretamente no processo de tomada de decisão. Esta característica diferencia o sistema de participação brasileiro da maioria das experiências internacionais.

Reforma(s) e estruturação do Sistema de Saúde Britânico A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) na Constituição Brasileira de 1988 têm levado estudiosos de sistemas de saúde a compará-lo ao sistema de saúde britânico, o National Health Service (NHS). Essa analogia decorre essencialmente das características comuns: a universalidade, caráter público de ambos, integralidade, equidade e gratuidade. Assim como o SUS que passou por profunda reforma no período pós-redemocratização, o NHS também foi reformulado no início dos anos 1990.

Correlações: No Reino Unido a atenção primária corresponde a 90% da atenção em saúde; 99% da população está cadastrada na lista dos GPs; Com a reestruturação do NHS, através do NHS Plan, em 2005, aproximadamente 81% do total dos recursos do NHS passou a ser controlado pelos Grupos de Atenção Primária; Essa não é a situação encontrada no SUS, já que grande parte dos recursos financeiros são utilizados para a média e alta complexidade do sistema de saúde, apesar dos esforços para mudar para o modelo de atenção básica;

No NHS, até 1990 os hospitais estavam ligados diretamente aos Escritórios Regionais; Após a reforma de 1991 passaram a servir diretamente aos Grupos de Atenção Primária e às Autoridades Distritais Sanitárias, competindo entre si para a prestação de serviços aos médicos de atenção primária; 1999 GPs e Grupos de Atenção Primária foram unificados, dando origem a Grupos de Atenção Primária. Mantendo a competição entre os prestadores, mas restritos a um território definido e, portanto, só podendo vender serviços para o seu Distrito Sanitário. Esse tipo de conformação do sistema local/regional de saúde não foi implementado no SUS.

Esse será um dos grandes desafios do sistema, na medida em que a construção de objetivos coletivos pressupõe suplantar as dificuldades postas à sua consecução, as quais surgem pela conflagração desordenada dos interesses particulares. As transformações ocorridas no NHS foram frutos de dois processos de reforma que ocorreram ao longo dos anos 1980 e 1990, do século passado, sendo a primeira de caráter mais liberalizante do que a segunda. Embora essas reformas tenham gerado profundas mudanças no National Health Service, as características centrais do sistema, ou seja, a universalidade e o caráter público, não foram resultantes dessas reformas, as quais não conseguiram obter o alcance desejado, em termos de introdução no mercado privado (Pierson, 1994).

A origem foi de certa forma determinante para a atual constituição do NHS. De maneira análoga, temos que considerar que a origem distinta do SUS, ocasionou uma grande dependência ao setor privado para o provimento dos serviços de saúde à população. A universalidade foi garantida pela oferta da atenção básica, bem como o caráter público do sistema, através das reformas. Além disso, o sistema conta com mecanismos de financiamento e de organização que permitem o provimento da atenção à saúde de forma universal e baseado, quase que exclusivamente, no financiamento público. Considerando a importância do SUS no processo de construção do estado moderno brasileiro, a reflexão e a analogia com os processos de reforma implementados no NHS proporcionam uma visão crítica sobre o alcance e as limitações das estratégias implementadas no SUS para se construir um modelo de atenção à saúde que atinja os princípios da universalidade, integralidade e eqüidade.

Obrigada pela atenção!