APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Prof. David Bomfin – PhD Com base em Peter Senge (1990) Conteúdos elaborados pelo Prof. Dr. David F. Bomfin – Arte visual: Flávio Hastenreiter . davidbomfin.com
Aprendizagem Organizacional Idéias enraizadas Modo de ver o mundo Domínio Pessoal Modelos Mentais Autoconhecimento Classificar seus próprios objetivos Ver a realidade de forma objetiva Aprendizagem Organizacional Pensamento Sistêmico Visões Partilhadas Aprendizagem Em Grupo Melhorar o processo de aprendizagem como um todo Raciocínio sistêmico Visão sistêmica Objetivo concreto e legítimo As pessoas aprendem por vontade própria Construção de visões partilhadas Aprendizagem de habilidades coletivas Foco no diálogo Construção de uma lógica grupal davidbomfin.com
Área de Aprendizagem Domínio Pessoal Estratégias Pedagógicas Focos Pedagógicos Mapear os campos da vontade própria, idéia própria e de maneira própria de pensar Integrar as ações educativas para além do cognitivo, afetivo e psicomotor Gerente sair do planejar, controlar e avaliar e ter como núcleo valores e idéias a respeito de gente Aprendizado Individual Bem estar físico e espiritual Centrar no pessoal davidbomfin.com
Área de Aprendizagem Domínio Pessoal Estratégias Focos Pedagógicas Pedagógicos Incentivar a autonomia, seus riscos e responsabilidades Esclarecer o que é importante para nós e enxergar com clareza a realidade do momento Oportunizar mais o ensaio e o acerto Focar no objetivo com base num propósito Desenvolver o homem integral – ênfase na educação Desenvolver o raciocínio sistêmico Viver criativamente ao invés de reativamente Aprender não significa, necessariamente, mais informações, mas expandir a capacidade de produzir resultados Domínio pessoal (proficiência na vida pessoal e profissional) Razão e intuição davidbomfin.com
Área de Aprendizagem Modelos Mentais Imagens Internas do mundo Estratégias Pedagógicas Focos Pedagógicos Explicitar / trazer à superfície nossas imagens sobre o mundo Construir outros cenários Diagnosticar sempre as visões de mundo das pessoas envolvidas Esclarecer idéias, descobrir contradições internas nas idéias Pergunta contínua do Por Quê leva a desvelar os modelos mentais Planejamentos alternativos de futuros diversificados Não deixar que um Modelo Mental “vestido de poder hierárquico” seja a única verdade Imagens Internas do mundo Modelos tácitos – miopia sobre a realidade Romper com modelos atuais e cômodos davidbomfin.com
Exercícios de autonomia para poder compartilhar Área de Aprendizagem Visão Partilhada Estratégias Pedagógicas Focos Pedagógicos Estabelecer e compartilhar objetivos Objetivo Comum Estimular o compartilhamento e comprometimento Focar a energia para o aprendizado Focar no aprendizado generativo ao invés do adaptativo Estimular a criatividade e o assumir risco Verificar o processo de participação que gerou o engajamento Objetivos Pessoais Exercícios de autonomia para poder compartilhar Distinguir engajamento de obediência Faltar sinergia para o objetivo comum davidbomfin.com
Área de Aprendizagem Aprendizagem em Grupo Alinhar Aprender em Grupo Estratégias Pedagógicas Focos Pedagógicos Focar individual para consolidar o Grupal Objetivos individuais se integram aos objetivos do grupo Que a inteligência em conjunto seja maior que a individual Agir de maneira espontânea e coordenada Troca contínua de experiência entre grupos Focar o diálogo e a discussão Educar, educar, educar … Alinhar Aprender em Grupo davidbomfin.com
Área de Aprendizagem Pensamento Sistêmico Estratégias Pedagógicas Focos Pedagógicos Aprender sobre o impacto de uma ação no contexto macro Articular as áreas de aprendizagem numa respectiva multifuncional Aprender a ver a si mesmo e o mundo e o Eu no mundo Deixar de ver a causa do problema como sendo do outro, e sim identificar a sua parte nele Perceber a interligação de um sistema Pensar no conjunto da aprendizagem Eu faço parte do mundo Responsabilizar-se davidbomfin.com
Focos da Aprendizagem Organizacional Ambiente Externo Organização Grupo Indivíduo davidbomfin.com
Aprendizagem Organizacional Gestão do Conhecimento Gerir os aprendizados reunidos, tornando-os organizacionalmente sustentáveis em termos de diferencial competitivo nas organizações Aprendizagem Organizacional Processo pelo qual se dá o aprendizado que envolve desde o indivíduo, grupo, organização e ambiente externo Elearning Tecnologia baseada nos sistemas de informação que favorecem e otimizam os processos de aprendizado em situações individuais ou em grupo, em momentos presenciais ou não davidbomfin.com
REFERÊNCIAS BOMFIN, D. F. Aprendizagem organizacional e o educador organizacional: sua formação e prática no modelo de aprendizagem organizacional de Peter Senge. Orientador: Steven Jeffrey Buuck. 2000. 274 f. Tese (Doutorado em Administração Educacional) – Wisconsin International University, Wauwatosa, Wisconsin, 2000. BOMFIN, D. F. Correntes pedagógicas que orientam o profissional de treinamento: possibilidades e limitações para sua prática de trabalho. 1993. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1993. SENGE, Peter et al.. The fifth discipline fieldbook: strategies and tool for building a learning organization. New York: Doubleday, 1994. SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte, teoria da organização de aprendizagem. SP: Best Seller, 1990. SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte, teoria da organização de aprendizagem. SP: Best Seller, 1998. SENGE, Peter. Prefácio. In: GEUS, Arie de. A empresa viva. Rio de Janeiro: Campus, 1998. SENGE, Peter. Prefácio. In: SEAGAL, Sandra. Human dynamic: um novo contexto para compreender pessoas e realiza o potencial de nossas organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998. davidbomfin.com
REFERÊNCIAS SENGE, Peter et al.. A quinta disciplina: caderno de campo: estratégias e ferramentas para construir uma organização que aprende. RJ: Qualitymark, 1995. SENGE, Peter. Conduzindo organizações voltadas para o aprendizado. In: HESSELBEIN, F.; GOLDSMITH, M.; BECKHARD, R. O líder do futuro: visões, estratégias e práticas para uma nova era. São Paulo: Futura, 1996. SENGE, Peter. Como você sabe se sua organização está aprendendo? In: WARDMAN, Kellie T. Criando organizações que aprendem. São Paulo: Futura, 1996. SENGE, Peter. O novo trabalho do líder: Construindo organizações que aprendem. In: STARKEY, Ken. Como as organizações aprendem: relatos do sucesso das grandes empresas. São Paulo: Futura, 1996. davidbomfin.com