BEHAVIORISMO RADICAL O que é RADICAL para esta Filosofia:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Advertisements

TEORIA COMPORTAMENTAL
DEFINIÇÃO DE PSICOPATOLOGIA
Estruturalismo e Funcionalismo
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
Princípios da Psicologia
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
O que é o Desenvolvimento que culmina na Personalidade
Matéria 1. 5 – Conceito e modalidades de pesquisa científica
A teoria Behaviorista sobre as ações
Método Hipotético-dedutivo Segundo Bunge
TEORIA COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM
ISCS-N CURSO INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS SAÚDE-NORTE
O que é Pesquisa Científica?
Behaviorismo.
Avaliação Psicológica
MÉTODO CIENTÍFICO.
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Aula 3 –Behaviorismo Comportamentalismo
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
PSICODIAGNÓSTICO I.
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Pesquisa: Conceitos e Definições
BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento)
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
A avaliação funcional em clínica analítico-comportamental
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
Behaviorismo Metodológico: Proposta de Watson
Teoria behaviorista Behavior  comportamento
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
A Psicologia Experimental
Psicologia Geral Experimental – PGE - unippge2010
Fisiologia e Comportamento
ANÁLISE FUNCIONAL: O Diagnóstico Comportamental
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
Natureza, objetivos e funções da Ciência.
Psicologia Comportamental – 3 horas – comportunip (código)‏
O Caminho da Psicologia Experimental
Prof.ª Chayane C. de Souza
Conceitos e Modalidades
Análise funcional de um caso clínico: promiscuidade masculina – contingências conflitantes, terminar -> acesso a novas parceiras, acesso a amigos (R+),
O Problema da demarcação
B EHAVIORISMO Porto, 2010 Psicologia da Educação.
TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
O Behaviorismo Paula Gonçalves Ribeiro – 14336
BEHAVIORISMO RADICAL Behaviorismo Radical é uma filosofia do Comportamento Humano; Investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Angélica Amanda Campos Seixas – Bolsista PIBIC/CNPq/UFBA Profa. Dra. Ilka Dias Bichara – Orientadora Faculdade de Filosofia.
ANÁLISE FUNCIONAL.
B.F. Skinner, análise do comportamento e o behaviorismo radical: Questões humanas. Compreensão mais profunda sobre homem e sua natureza, Ciência como.
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
O behaviorismo radical e a psicologia como ciência. O que é a psicologia? Objeto, método, modelo causal e papel na sociedade? - Behaviorismo Radical (filosofia.
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Psicologia da Educação (Educação Física)
1 Entre e a utopia e o cotidiano: uma análise de estratégias viáveis nos delineamentos culturais. Carrara, K. (2008). Entre e a utopia e o cotidiano: uma.
OS BEHAVIORISMOS.
UFC - Sobral PSICOLOGIA INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE ANÁLISE FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO Ant. Maia Olsen do Vale Mestre em Saúde Pública
O método de investigação ESTUDO DE CASO Cristiane Drebes Pedron, Ms Outubro de 2008.
MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA Encontro 3 - Dia Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo.
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM II Professora: Luciana Campos Aula 4 –
Análise Experimental do Comportamento. Introdução Conforme propõe Carvalho Neto (2002), a Análise do Comportamento seria a amplitude da prática behaviorista,
Gilmaro Nogueira Behaviorismo.
Behaviorismo O estudo do comportamento.
Transcrição da apresentação:

BEHAVIORISMO RADICAL O que é RADICAL para esta Filosofia: Nega radicalmente o mentalismo; Nega a existência da mente, mas aceitar estudar os eventos internos; Eventos Internos = Eventos Físicos  Eventos Mentais; Adota o monismo para a Psicologia; Busca a raiz, a gênese do evento comportamental na sua interação com o ambiente;

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO “O Behaviorismo poderia designar uma filosofia, um método, uma explicação, uma técnica, um tipo de intervenção e até uma posição política” (Medeiros, 2008)

O Behaviorismo de Skinner segundo a proposta de Tourinho ANÁLISE DO COMPORTAMENTO Behaviorismo Análise Análise Radical Experimental Aplicada do Compt. do Compt. .

Behaviorismo Radical Filosofia da Ciência do Comportamento; Campo de questionamento sobre: A pretensão desta ciência; Como esta ciência se justifica seus pressupostos e objetivos; “Seria tal ciência possível?”; “Poderia tratar de todos os aspectos da natureza humana?” “Como descrever a origem e natureza dos eventos psicológico?”

Behaviorismo Radical Filosofia da Ciência do Comportamento; Campo de questionamento sobre: O sujeito da investigação; O Comportamento a ser investigado; A probabilidade da resposta como investigação; A ênfase no estudo das conseqüências sobre o comportamento.

Análise Experimental do Comportamento: Ciência do Comportamento Campo de investigação para validação de dados empíricos; É a base do instrumental teórico do Behaviorismo Radical; A Análise é reducionista e indutiva, mas se pretende o comportamento complexo; O determinismo é probabilístico; A Experimentação é o método ideal.

Análise Aplicada do Comportamento: Ciência Aplicada Intervenção planejada dos analistas do comportamento na clínica, na escola, na saúde pública, organizações, etc; “Identificação de relações funcionais entre padrões de responder e certos aspectos ambientais identificáveis e manipuláveis”

Análise Aplicada do Comportamento Duas Funções: Manter contato com o mundo real e alimentar os pesquisadores da área com problemas comportamentais do mundo natural; Mostrar a relevância social de tais pesquisas e justificar sua manutenção e ampliação da área como um todo;

ANÁLISE FUNCIONAL: aplicação dos conceitos Identificar comportamentos; Identificar as conseqüências do comportamento; Alterar as conseqüências; Verificar as mudanças do comportamento; “Análise das contingências é um procedimento ativo, não uma especulação intelectual”

Diferença entre comportamento e topografia; A importância da funcionalidade do comportamento; É importante identificar a história de reforçamento;