Organização do Trabalho pedagógico na formação docente Parte 3

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

TENDÊNCIAS ATUAIS NA INVESTIGAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA Luís Guerra
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Pedagogia da pesquisa-ação
Organização Curricular da Escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Didática e Metodologia no Ensino Superior
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente; Produzido pelas universitárias:
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente;
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Por quê o computador na educação?
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Essa é minha escola.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cristina Abranches Mota Batista
Escola Comum e Inclusão
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEA
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
Georg Kerschensteiner
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
John Dewey ( ).
Didática: organização do trabalho pedagógico
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
O que é ensinar história?
O materialismo histórico
Emile Durkheim e o fato social
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
História nas atuais propostas curriculares
Projeto Institucional das escolas Salesianas
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
FACULDADE NOSSA CIDADE
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Transcrição da apresentação:

Organização do Trabalho pedagógico na formação docente Parte 3

Pensamento escolar do final do século XVIII Dois tipos de forças antagônicas: Movimento popular: socialista Movimento elitista: positivismo

Pensamento Positivista Herbert Spencer (1820-1903): formação científica na educação; Emile Durkheim (1858-1917): Pedagogia como prática social; Alfred Whitehead (1861-1941): Educação como a arte de utilizar os conhecimentos. Bertrand Russel (1872-1951): Formação do espírito científico.

Pensamento Socialista Karl Marx (1818 – 1883) e Engel (1820-1895): Educação pública e gratuita para todas as crianças; Antônio Gramsci (1891-1937): Escola unitária e a centralização democrática; Anton Makarenko (1888-1939): Autoridade de Ajuda – autoridade do coletivo resultante da participação comum nas decisões; Lev Vygotsky (1896-1936): O domínio da linguagem na educação social do homem e de defesa dos seus direitos e construção da sociedade.

Pensamento da Escola Nova Maior movimento de renovação da escola; BASE: Renovação geral que valorizava a autoformação e a atividade espontânea da criança. A educação deve ser instigadora da mudança social e ao mesmo tempo se transformasse porque a sociedade estava em mudança. Desenvolvimento: Sociologia da educação e psicologia da educação.

Característica do trabalho pedagógico na Escola Nova PAIDOCENTRISMO : centrado na criança A educação seria organizada por métodos e técnicas que auxiliassem o processo de experiência do aluno, pois nele é que se desenvolveria a educação; A organização dos métodos de ensino diferenciados, criativos e ativos é a grande contribuição da Escola Nova para Pedagogia.

Pioneiros da Escola Nova Adolphe Ferriere (1879-1906) A escola deve ser organizada para ser ativa; A função da educação: espírito de vida. Sua atividade seria espontânea, pessoal e produtiva. Critica a escola tradicional: a escola atual teria um promoveria a inquietação de espírito, a gravidade, a imobilidade e o silêncio.

2. John Dewey (1859-1952) Pragmatismo (instrumentalista, prático) O ensino deveria se dar pela ação e não pela isntrução. A educação continuamente reconstruía a experiência concreta, ativa e produtiva de cada um. A experiência concreta da vida: sempre se apresenta como um problema que a educação poderia ajudar a resolver. Cinco etapas do pensar

A- A necessidade sentida; B- A análise da dificuldade; C- As alternativas de solução do problema; D- A experimentação das várias soluções E- A ação como prova final como solução proposta. A organização do trabalho: preocupada mais no processo do que no produto; Processo de reconstrução e reconstituição da experiência. A educação teria um fim nela mesma, ou seja, a educação seria o próprio processo de viver.

3. William Kilpatrick (1871-1965); Discípulo de Joh Dewey – método de projetos A educação é a reconstrução da vida em vários níveis e a sua base está na autoatividade decidida (o aluno aprende a escolher para si o estudo.) Método de projetos: conjunto de atividades didáticas organizadas em 4 etapas básicas: Um plano de trabalho Uma atividade motivada por meio de intenção;

c) Um trabalho de ordem manual; d) Um ambiente natural de devolução da aprendizagem; Para ele os projetos se desenvolvem em quatro tipos: De produção: (re) fazer algo De consumo: aprender a utilizar algo já produzido; De resolução: de problemas De aperfeiçoamento: Buscando novas técnicas

4. Maria Montessori (1870-1952) Médica e educadora; Transpôs o método de recuperação educacional de crianças deficientes para crianças regulares da infância; Grande contribuição: a organização do ambiente escolar com objetos do tamanho da criança: mesas, cadeiras, lápis e etc. Objetivo: o domínio completo do mundo e sua transposição para o mundo adulto. - A utilização do material concreto para a aprendizagem e a disciplina como técnica para o domínio dos sentidos corporais e materiais são elementos importantes no seu trabalho.

5. Roger Cousinet (1881-1973) Opõe-se ao método das escolas memoristas e tradicionais; Defensor da liberdade no ensino e no trabalho coletivo, desenvolve o método de equipes para a aprendizagem; Propõe novo mobiliário e novas formas de colocação do ambiente escolar para desenvolvimento de atividades coletivas; O método de trabalhos de equipes tem as seguintes etapas:

Pesquisa sobre o objeto a ser trabalhado; Exposição e elaboração de informações no quadro; Correção dos erros; Cópia individual no caderno dos resultados; Desenho individual relacionado com o assunto; Escolha do desenho mais significativo para o arquivo de classe; Leitura do trabalho do grupo; Elaboração de ficha-resumo do grupo;

Algumas considerações finais sobre a Escola Nova O pensamento pedagógico da Escola nova tem uma grande influência em nossos debates sobre métodos e organização de material para o trabalho pedagógico na escola; Em todo o mundo os métodos, por causa do pensadores da escola nova, se aperfeiçoaram e levaram para a sala, o rádio, cinema, televisão, vídeo, computador inovações que atingem os educadores e que podem utilizá-los como novas técnicas de aprendizagem.

Problemática: não existe um método pronto e único Problemática: não existe um método pronto e único. (diferente do tradicional) Desta forma, há uma necessidade constante de análise de sua prática e a discussão destas técnicas no cotidiano escolar, para que (re) avaliar as técnicas, planos e inovações aplicados para este campo. Na segunda metade do século XX: crítica aos Escolanovistas. A educação é vista como uma questão política e a escola passa a ser um espaço de reprodução da sociedade a partir dos interesses das classes dominantes de manter a sociedade tal como ela se encontra. (ideologias, mentalidades e condutas dos grupos dominantes)

Enfim Movimento contraditório que conseguiu juntar contribuições do positivismo (científico) e do marxismo (trabalho social e grupal de produção) Para além de suas críticas, toda a educação foi beneficiada pelas questões técnicas e metodológicas dos pedagogos deste pensamento pedagógico. O Escolanovismo: influenciou todas as práticas pedagógicas contemporâneas e todos os pensadores a respeito da prática e dos métodos utilizados em sala de aula.