Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.

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Transcrição da apresentação:

Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011

Apresentação Formação Acadêmica  Mestrando em Educação (Universidad de Jáen/Espanha)  Especialista em Docência Superior (Faculdades Integradas da Grande Fortaleza)  Especialista em Engenharia de Software (Faculdades Integradas da Grande Fortaleza)  Extensão Universitária em Tecnologias Educacionais para EAD (Fundação João Goulart)  Licenciado em Educação Física (Universidade Castelo Branco)  Bacharel em Ciência da Computação (Universidade Estácio de Sá) (abd) Atividade Profissional  Técnico em Processamento de Dados – IplanRio (Empresa Municipal de Informática)  Professor de Educação Física – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro  Consultor Educacional – Merlo & Reichardt Docentes Associados CREF: G/RJ

Objetivos  Apresentar ponderações sobre as concepções clássicas da Educação Física Escolar segundo os principais autores da área  Definir o que é Educação Física Escolar Tradicional e Construtivista  Compreender a Mediação Política que conduz ao Tradicionalismo ao Construtivismo  Apresentar a influência das Legislações Vigentes da mudança de postura da Educação Física  Apresentação de exemplos prático de mudança de atitudes para uma Educação Física Escolar Construtivista

Concepções Concepções Clássicas de Educação Física Escolar Influência Técnica e Política Segundo Darido (2003) Desenvolvimentista Construtivista Crítico-superadora Sistêmica Segundo Abib e Daólio (1995) Crítico-superadora Plural

Concepções Políticas Concepção Dicotômica de Educação Física Escolar Mediação Política versus Influência Técnica Tradicionalismo Compromisso com Status Quo Mecanização do Movimento Instrumentalização do Corpo Reprodução de Valores Sociais Dissociação dos Valores Afetivos, Cognitivos e Sensorio-motores Rendimento e Performance Construtivismo Compromisso com o futuro Motricidade Humana Contextualizada Corpo,expressão social e simbolismo Questionamento do seu papel social Integração dos Valores Afetivos, Cognitivos e Sensorio-motores Inclusão, Integração e Cooperação Mediação

Legislação Educacional Brasileira Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394 de 1996) Gestão democrática do ensino público e progressiva autonomia pedagógica e administrativa das unidades escolares Fomento a Formação Docente Dotação Orçamentária Mínima nas Esferas Governamentais Controle Social versus Controle do Estado Parâmetros Curriculares Nacionais Educação Física 1º ao 5º Ano (1997) / 6º ao 9º Ano (1998) Embates Ideológicos na Confecção do Documento Final A Educação Física Escolar, Contexto Social e Cultural Emancipação e Criticidade no Novo Gestual Corporal Atividades Rítmicas e Expressivas

Propostas Educação Física Escolar Construtivista Definições e Exemplos Iniciação Esportiva e Desportiva Recreação e Lazer Oficina de Capoeira (Arte, Cultura, Dança e Luta) Oficinas de Danças Oficinas Culturais (Cultura Corporal e Movimento) Atividades Lúdicas Atividades Rítmicas e Expressivas Iniciação a Jogos Cooperados Iniciação a Lutas Construtivismo (Jean Piaget e Lev Vygotsky) Acomodação e Assimilação Principio do Equilíbrio Zona de Desenvolvimento Proximal Linguagem e Aprendizagem do Movimento Desenvolvimento Motor Autônomo Criticidade do Movimento Corporal Emancipação de Conhecimento Reconhecimento do Corpo no Espaço Cooperação e Inclusão

Conclusão A Educação Física Escolar Construtivista é uma vertente educacional pautado nos atuais valores sociais, políticos e epistemológicos desenvolvido na sociedade pós-século XX. O processo de reconhecimento, integração e aplicação escolar dar-se-á de modo simples, desde que o educador entenda seu papel de facilitador e mediador político e social, e o educando compreenda que os resultados surgirão na medida que o aprendizado for assimilado e equilibrado dentro de si.

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