Microlins LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS Jocelina Almeida - Jô (54) 311-3088 Jo@rdplanalto.com
Conteúdo programático As quatro funções tradicionais na administração; Diferença entre gerentes e líderes; Liderança: responsabilidade x autoridade; Metas; Reuniões; Inteligência emocional; Motivação; Reconhecimento e recompensas; Atitudes vencedoras.
Você nasceu para brilhar O que precisamos para brilhar? Sonho; Comprometimento; Conhecimento; Relacionamento; Flexibilidade; Espiritualidade.
Você nasceu para brilhar O que precisamos cuidar para brilhar? Física Mental Emocional Espiritual
ELEMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA Visão estratégica; Liderança para formar e motivar boas equipes; Habilidade para superar dificuldades; Capacidade efetiva de atingir metas; Foco no resultado.
AS QUATRO FUNÇÕES TRADICIONAIS NA ADMINISTRAÇÃO 01. Planejamento - Conceito Metas Estratégias 02. Organização - Definir prioridades - Reunir materiais Ex. Visita a clientes Reuniões: ata anterior, relatórios..
AS QUATRO FUNÇÕES TRADICIONAIS NA ADMINISTRAÇÃO 03.Liderança 04. Controle Exemplos: - Novo funcionário, acompanhar ver se está seguindo os procedimentos. Metas de vendas: acompanhamento constante... Planejamento orçamentário.
Liderança Líder Faz as coisas acontecerem pelo exemplo: argumenta, inspira, consulta. Liderança Envolve comunicação, planejamento, controle, objetivos e correções.
Tipos de Liderança Autocrática Democrática Liberal
Algumas das características do Líder: Coragem Inteligência Concentração Equilíbrio Coordenação
Diferença entre Gerente e Líder: Carismáticos Convincentes Confiáveis Capazes Visionários Centrados
Diferença entre Gerente e Líder: Aspecto Gerente Líder Autoridade Chefe Líder/facilitador Postura Burocrata Empreendedor Responsabilidade Responsável pelo setor Responsabilidade compartilhada Foco de ação Voltado para o superior Voltado para o cliente Tomada de decisão É o que decide Facilita a decisão Comunicação Centralizador Disseminador Negociação Perde-ganha Ganha-ganha Delegação Centraliza Delega Informação Recebe informações Monitora informações substituto Visto como ameaça Forma seu substituto
Quando os Líderes estão em sua melhor forma: Desafiar processos: tomam iniciativas, inovam... Inspirar uma visão compartilhada: visão clara, dão vida aos sonhos. Permitir que os outros ajam: não alcançam o sucesso sozinho.
Quando os Líderes em sua melhor forma: Moldar o caminho: praticam o que pregam... Incentivar: elevam a moral da equipe, reconhecem as realizações de seus colaboradores.
Empowerment “Empoderamento” Dar aos colabora-dores a autoridade para tomar decisões (decisões operacionais). Delegar
Dicas para aplicar o Empowerment: Definir claramente as responsabilidades; Dar autoridade aos colaboradores; Tratar os colaboradores com respeito, confiança; Treinar o necessário; Dar informações suficientes.
Estrutura organizacional Antes: Direção – Pensava Gerencias e Chefias – Cobravam - Nível operacional - Fazia
Estrutura organizacional Agora: Todos ajudam a pensar e cada um é responsável por gerenciar suas funções.
Fazendo as coisas acontecerem Poder e influência: cinco fontes-chave de poder: - Poder pessoal: vem de dentro de você. Vem da personalida-de, do carisma, da suas crenças e con-vicções.
Fazendo as coisas acontecerem Poder pelos relaciona-mentos: vem da força de seu círculo de ami-gos. Poder pela posição: vem da posição que se ocupa na hierarquia da empresa.
Fazendo as coisas acontecerem Poder pelo conhecimen-to: vem da experiência, treinamento, especializa-ções. Poder das tarefas: vem do trabalho em si. Ex. Um bom vendedor....
Fazendo as coisas acontecerem Responsabilidade, autoridade e participação. Responsabilidade: indica quem na empresa é responsável por determinada tarefa.
Fazendo as coisas acontecerem Autoridade: Significa que a empresa formalmente lhe conferiu o poder necessário para executar o trabalho.
Fazendo as coisas acontecerem Participação: Significa responder pelos resultados que se alcança. Comunicação, dar feedback das atividades.
Delegação A delegação é uma importante ferramenta para os administradores aumentarem o volume de trabalho que conseguem executar.
Delegação: Aspecto da delegação Gestão tradicional Gestão do Empowerment Por que delegar? Liberar o tempo da alto gerência para atividades nobres Dar maior agilida-de à organização, melhor atendimen-to ao cliente O que delegar? Trabalhos de rotina Poder de decisão Como delegar? De cima para baixo Prover condições para que a decisão esteja perto da ação Delegação de respon-sabilidade Responsabilidade limitada ao cargo Responsabilidade compartilhada Pirâmide hierárquica Alta direção no topo Cliente no topo Alinhamen-to do delegado Ao superior hierárquico À missão e aos princípios da empresa
Seis etapas para delegar de maneira correta: Delegação Seis etapas para delegar de maneira correta: Comunique a ativida-de/tarefa: diga exata-mente o que é para ser feito. Forneça o contexto da atividade: quais as razões de fazê-la.
Delegação Seis etapas para delegar de maneira correta: Determine os padrões: quais os padrões que devem ser seguidos –POP. Procedimento Operacional Padrão: Resultados que se espera; Atividades e padrões que devem ser seguidos; Cuidados especiais.
Seis etapas para delegar de maneira correta: Delegação Seis etapas para delegar de maneira correta: Outorgue autoridade: conceder a autoridade necessária. Forneça suporte: indicar os recursos que serão necessários.
Seis etapas para delegar de maneira correta: Delegação Seis etapas para delegar de maneira correta: Consiga comprometimen-to: certifique-se de que as pessoas aceitaram a missão. Um dos maiores problemas com a delegação é não delegar autoridade e recursos necessários para executar a atividade.
Metas EMARP Específicas: metas claras. Mensuráveis: que possam ser medidas. Atingíveis: metas possíveis.
Metas EMARP Relevantes: aliadas as metas globais da empresa. Prazos: ter início e fim. Criando vários pontos de referências.
Reuniões Pontos positivos: - Reuniões são energi-zadoras: oportunidade para os colaboradores serem ouvidos, indepen-dente da hierarquia ou do tempo de casa.
Reuniões Pontos positivos: Reuniões são uma ex-celente maneira de se comunicar: Reuniões desenvolvem habilidades de liderança: comunicar-se na frente de colegas aumenta a auto-confiança.
Reuniões Pontos positivos: - Reuniões elevam o moral: as pessoas que-rem saber o que está acontecendo na empre-sa e querem sentir parte importante dela.
Reuniões Pontos negativos: Reuniões sem foco: não se atinge os propósitos al-mejados. Reuniões em excesso: é melhor ter menos reuniões e mais produtividade nas reuniões.
Reuniões Pontos negativos: Despreparo para as reuniões: sem pauta definida e informações necessárias para as to-madas de decisões ou comunicações eficientes. Desperdício de tempo nas reuniões.
Maneiras de melhorar as reuniões: Esteja preparado: quanto mais preparo, melhor serão os resul-tados. Tenha agenda/pauta: lista de tópicos a serem abordados na reunião.
Maneiras de melhorar as reuniões: Comece e termine na hora marcada. Tenha menos reuniões: convoque reunião quando for absolutamente neces-sário.
Maneiras de melhorar as reuniões: Inclua em vez de excluir: ouça todas as idéias e procure selecionar as melhores. Mantenha foco: siga a pauta da reunião e deixe um espaço para assuntos gerais.
Maneiras de melhorar as reuniões: - Reúna e distribua as ações: distribua as res-ponsabilidades para ma-is participantes. Regis-tre as decisões toma-das.
Reuniões Ata de Reunião Ação Respon-sável Pra-zo Avali-ação Deptos: Data: Horário: Participantes: Objetivo da reunião: Assuntos tratados: Ações definidas: Ação Respon-sável Pra-zo Avali-ação
Reuniões - Obtenha feedback: Solicite a opinião dos participantes. Pode ser avaliação verbalmente ou através de formulário de avaliação.
Maneiras de aperfeiçoar a habilidade de debater em reuniões: Peça clareza; Controle os dominadores; Ouça; Resuma; Contenha divagações;
Maneiras de aperfeiçoar a habilidade de debater em reuniões: Administre o tempo; Termine a discussão; Teste o consenso; Avalie constantemente o processo de reuniões.
Inteligência Emocional Willian James: (pai da psicologia moderna) Ao mudar as atitudes internas de suas mentes, os seres humanos podem mudar os aspectos externos de suas vidas.
Inteligência Emocional A inteligência emocional é simplesmente o uso inteligente das emoções. Isto é fazer, intencionalmente, com que suas emoções trabalhem a seu favor.
Inteligência Emocional Os componentes da Inteligência Emocional: A capacidade de perceber, avaliar e expressar correta-mente uma emoção; A capacidade de gerar ou ter acesso a sentimentos quando eles puderem facilitar sua compreensão de si mesmo ou do outro;
Inteligência Emocional Os componentes da Inteligência Emocional: A capacidade de compre-ender as emoções e o co-nhecimento derivado de-las; A capacidade de controlar as próprias emoções para promover o crescimento emocional e intelectual.
Inteligência Emocional O QI não é suficiente para explicar os diferentes caminhos trilhados pelas pessoas. Os mais brilhantes podem deixar-se levar por impulsos desgovernados ou serem, às vezes, pilotos incompetentes de suas vidas particulares.
Inteligência Emocional Estudos mostraram que a Inteligência Emocional é a responsável por nossos sucessos e fracassos. Assim o desempenho pessoal é determinado pelo equilíbrio entre nossas emoções e razões.
Inteligência Emocional Quociente de Inteligência: É formado pela quantidade de informações que conseguimos guardar. Quociente Emocional: É a autoconsciência e o controle emocional, que é capaz de dominar os impulsos, tolerando frustrações.
Inteligência Emocional Componentes do sistema emocional: Os pensamentos; As alterações fisiológicas; E o comportamento. Ex. Subordinado chegar atrasado.
Inteligência Emocional As pessoas com inteligência emocional são otimistas, tem auto-estima, são capazes de entender as outras pessoas de modo empático e eficaz
Inteligência Emocional No mundo atual, tão competitivo, é indispensável conhecermos o comportamento humano. É preciso reconhecer atitudes racionais e emotivas e as necessidades básicas, tanto em nós como nos outros.
Inteligência Emocional Habilidades que precisamos ter: - Auto-conhecimento que permite a autocrítica. Ter coragem para assumir responsabilidades pelos nossos atos.
Inteligência Emocional A Inteligência Emocional capacita para: Autocontrole emocional: abandonando estado de espírito negativo. Controle de impulsos: tolerando frustrações. Crenças positivas: sobre os fatos da vida, os desafios constantes.
Inteligência Emocional A Inteligência Emocional capacita para: Saber interpretar os canais não verbais da comunicação. Saber controlar as emoções em outra pessoa. Ter adequada e consciente auto-estima.
Motivação A motivação é aquilo que o leva a despender energia numa direção específica com um propósito específico. Exemplo: Fazer um relatório Resolver um problema com colega.
Motivação O trabalho mais difícil e um dos mais importantes para as lideranças é manter sua equipe motivada e produtiva. Uma pessoa é diferente da outra. Algumas pessoas são altamente motivadas. Outras não parecem nada motivadas.
A maioria das pessoas considera a intrínseca Motivação - Motivação intrínseca: vem das forças interiores. Ex.: orgulho de se executar um bom trabalho - Motivação extrínseca: vem das forças de fora. Ex.: receber bônus, ser reconhecido. A maioria das pessoas considera a intrínseca mais forte.
Teorias sobre motivação: Teoria de Maslow Auto Realização Auto Estima Social Segurança Fisiológicas
Teorias sobre motivação: Teoria de Herzberg Classificou os fatores que influenciam o comportamento das pessoas no trabalho em duas categorias: Fatores de manutenção Fatores de motivação
Teorias sobre motivação: Fatores de manutenção: Teoria de Herzberg Fatores de manutenção: São influenciados pelo salário, pelo ambiente de trabalho, pela estabilidade no emprego, política de administração da empresa, e relacionamento com os colegas e chefes.
Teorias sobre motivação: Teoria de Herzberg Fatores de motivação: São influenciados pelas responsabilidades pes-soais, realizações, desa-fios, crescimento profis-sional, reconhecimento.
Teorias sobre motivação: Teoria de Herzberg A falta de dinheiro leva a insatisfação, mas possibilitar às pessoas crescimento profissional, reconhecimento, responsabilidades e desafios levam à satisfação e, portanto, à motivação.
Motivação Teorias sobre motivação: Teoria de Hendrie Weisinger Diz que as fontes de motivação são: Você mesmo (pensamentos, atitudes); Amigos, parentes e colegas;
Motivação Teorias sobre motivação: Teoria de Hendrie Weisinger Diz que as fontes de motivação são: Um mentor emocional (uma pessoa real ou fictícia); Seu ambiente (o ar, a ilumi-nação, os sons, mensagens dispostas em sua sala).
Os elementos da motivação são comuns a todos nós: Confiança, Otimismo, Tenacidade, Entusiasmo, Resistência.
Os elementos da motivação são comuns a todos nós: É a confiança que nos permite crer que temos a capacidade de executar uma tarefa.
Os elementos da motivação são comuns a todos nós: É o otimismo que nos dá a esperança de que o desfecho terá uma solução positiva.
Motivação Os elementos da motivação são comuns a todos nós: É a tenacidade que nos mantém concentrados na tarefa.
Os elementos da motivação são comuns a todos nós: É o entusiasmo que nos permite ter o prazer no trabalho e é a resistência que nos permite começar tudo de novo.
Reconhecimento e Recompensas Principais motivadores: Agradecimento pessoal (verbal) do gerente... Agradecimento, por escrito, do gerente... Promoção por desempenho; Elogio em público; Reuniões para elevação do moral.
Reconhecimento e Recompensas Os gerentes raramente recompensam seus colaboradores. Estatísticas mostram que: 58% raramente, ou nunca, receberam agradecimento verbal; 76% raramente, ou nunca, receberam agradecimento por escrito.
Reconhecimento e Recompensas Estatísticas mostram que: 78% raramente, ou nunca, receberam promoções ba-seadas no desempenho; 81% raramente, ou nunca, receberam elogios em público; 92% raramente, ou nunca, participaram de reuniões para elevar o moral.
Reconhecimento e Recompensas Quatro chaves para tornar eficazes as recompensas: 1. A recompensa deve espe-cificar o comportamento que está sendo recompensado. Informar que comportamento similar acarretará recompen-sa similar. 2. Deve-se oferecer a recom-pensa com sinceridade.
Reconhecimento e Recompensas Quatro chaves para tornar eficazes as recompensas: 3. Deve-se oferecer a recompen-sa em tom positivo. Nunca faça uma reprimenda imediatamente após um elogio. 4. Deve-se conceder a recompen-sa o mais próximo possível do acontecimento que a provocou. Grande parte do impacto dos prêmios esvai-se quando eles são entregues meses depois do acontecimento que se quer reforçar.
Como motivar uma equipe? Motivação Como motivar uma equipe? Motivar uma equipe é um trabalho árduo e contínuo. As pessoas precisam de uma liderança forte, motivada e vibrante. Ninguém motiva pessoas: elas são motivadas para agir e obter um resultado. Quem faz algu-ma coisa faz por duas razões: Obter resultado desejável ou evitar um resultado indesejável. São as pessoas que devem desejar o sucesso.
Como motivar uma equipe? Motivação Como motivar uma equipe? As pessoas são motivadas pela vontade de satisfazerem seus desejos e necessidades. O se-gredo da motivação é identificar o que motiva o profissional. A motivação é diferente em pessoas diferentes: as pessoas pensam e agem de acordo com seus valores e experiências.
Como motivar uma equipe? Motivação Como motivar uma equipe? Mostre ao colaborador como ele está indo. As pessoas gostam de saber em que estágio elas estão. Perspec-tivas que se encontram abertas. Reconheça o valor pessoal: Elogie. Cada pessoa ao se encontrar com você espera ser notada. Não observe sua equi-pe apenas para encontrar erros.
Como motivar uma equipe? Motivação Como motivar uma equipe? Repreenda, mas sempre bus-cando construir: Muitos chefes se realizam com a repreensão. Identifique e neutralize os “pre-gadores do Apocalipse”: são verdadeiros mestres em mos-trar erros, falhas e em desani-mar qualquer um que se dispo-nha a ouvir seus comentários. Você, como líder, precisa fazê-los jogar no “seu time”, mostrar como estão prejudicando o trabalho da equipe.
Como motivar uma equipe? Motivação Como motivar uma equipe? Esteja sintonizado com as emo-ções da sua equipe: Você, como líder, deverá ser capaz de olhar nos olhos do seu colaborador e “sentir” quando alguma coisa não está bem. Precisa sintonizar as emoções dos membros da equipe e perce-ber situações fora do normal que possam estar prejudicando o de-sempenho daquele profissional. Como poderão se concentrar no trabalho se estão passando por um sério problema? O apoio neste momento é fundamental para consolidar a sua liderança frente a seu profissional.
Automotivação: a chave dos resultados dos vencedores Se talento e persistência não garantem os melhores resultados, então o que falta? Seria a educação e a inteligência? Depende mesmo da escolha do ser humano em ser positivo ou negativo, ter metas, ser seta e não alvo, correr na frente para obter a vitória. Talvez o incentivo poderia ser a grande diferença. O mundo nos dá o incentivo em forma de pla-nos, trabalho, mercado, oportuni-dades e família. Porém, o incen-tivo só é útil se encontra uma pessoa motivada.
Automotivação é a diferença que faz a diferença. É a diferença entre os que dão certo e os que dão errado. É a chave que abre a porta e reúne na mesma pessoa o talento, a persistência, a educação, a inteligência e o incentivo. Essa “equipe” dá consis-tência à construção dos propó-sitos individuais, transformando nossos sonhos em realidade.
Automotivação é a diferença que faz a diferença. Não existe nenhum truque para vencer. Mais do que qualquer coisa, o que existe é uma atitude cotidiana cons-tante. Estar motivado representa 90% do caminho a percorrer para ter um comportamento po-sitivo e uma vida de resultados. O nosso sucesso depende da nossa dedicação. Ele não admite que se desperdice o tempo.
Motivação Motivação é a base da vitória e a chave que abre as portas do seu futuro, enfrentando as adversidades com garra e persistência, com educação e inteligência, com incentivo e, acima de tudo, disposição em ser uma pessoa positiva, que sabe que qualidade não começa com “algo”, mas co- meça com “alguém”, em to-dos os níveis, e isso faz a diferença.
OITO ATITUDES VENCEDOREAS: Manual página 25.