Microlins LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS Jocelina Almeida - Jô

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os sete pecados capitais cometidos na venda de projetos de T&D - CBTD
Advertisements

Sistema de Administração de Recursos Humanos
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Sistema de Informação Gerencial
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO PÚBLICA
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Qualidade Total.
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
Estratégia Empresarial
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
TÉCNICAS DE REUNIÃO.
Valor Consultoria Empresarial
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Avaliação de Desempenho
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Gestão da Qualidade – Motivação
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
O próprio Deus nos chama à liderança.
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Prof. Msc. Magali de Macedo
Planejamento estratégico
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Prof. Msc. Magali de Macedo
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga.
A Liderança e seu processo contínuo de mudanças
Recursos Humanos do Projeto
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Orientação Especial Março/2011.
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Competência Interpessoal
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Empreendedorismo.
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Os Estilos de Liderança
Planejamento Estratégico
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Orientações ao líder sobre o uso deste material
TORNANDO-SE UM LÍDER DE SUCESSO
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Capítulo 1 A administração hoje.
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
MOTIVAÇÃO Conceitos Básicos.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS.
Gerenciamento de Risco e Pessoal em Projetos de TI
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Professor Douglas Pereira da Silva
A Liderança transformacional
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
MOTIVAÇÃO.
1 FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA LIDERANÇA E EMPRENDEDORISMO PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA.
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
Relações Humanas (Dando Importância aos Grupos)
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

Microlins LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS Jocelina Almeida - Jô (54) 311-3088 Jo@rdplanalto.com

Conteúdo programático As quatro funções tradicionais na administração; Diferença entre gerentes e líderes; Liderança: responsabilidade x autoridade; Metas; Reuniões; Inteligência emocional; Motivação; Reconhecimento e recompensas; Atitudes vencedoras.

Você nasceu para brilhar O que precisamos para brilhar? Sonho; Comprometimento; Conhecimento; Relacionamento; Flexibilidade; Espiritualidade.

Você nasceu para brilhar O que precisamos cuidar para brilhar? Física Mental Emocional Espiritual

ELEMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA Visão estratégica; Liderança para formar e motivar boas equipes; Habilidade para superar dificuldades; Capacidade efetiva de atingir metas; Foco no resultado.

AS QUATRO FUNÇÕES TRADICIONAIS NA ADMINISTRAÇÃO 01. Planejamento - Conceito Metas Estratégias 02. Organização - Definir prioridades - Reunir materiais Ex. Visita a clientes Reuniões: ata anterior, relatórios..

AS QUATRO FUNÇÕES TRADICIONAIS NA ADMINISTRAÇÃO 03.Liderança 04. Controle Exemplos: - Novo funcionário, acompanhar ver se está seguindo os procedimentos. Metas de vendas: acompanhamento constante... Planejamento orçamentário.

Liderança Líder Faz as coisas acontecerem pelo exemplo: argumenta, inspira, consulta. Liderança Envolve comunicação, planejamento, controle, objetivos e correções.

Tipos de Liderança Autocrática Democrática Liberal

Algumas das características do Líder: Coragem Inteligência Concentração Equilíbrio Coordenação

Diferença entre Gerente e Líder: Carismáticos Convincentes Confiáveis Capazes Visionários Centrados

Diferença entre Gerente e Líder: Aspecto Gerente Líder Autoridade Chefe Líder/facilitador Postura Burocrata Empreendedor Responsabilidade Responsável pelo setor Responsabilidade compartilhada Foco de ação Voltado para o superior Voltado para o cliente Tomada de decisão É o que decide Facilita a decisão Comunicação Centralizador Disseminador Negociação Perde-ganha Ganha-ganha Delegação Centraliza Delega Informação Recebe informações Monitora informações substituto Visto como ameaça Forma seu substituto

Quando os Líderes estão em sua melhor forma: Desafiar processos: tomam iniciativas, inovam... Inspirar uma visão compartilhada: visão clara, dão vida aos sonhos. Permitir que os outros ajam: não alcançam o sucesso sozinho.

Quando os Líderes em sua melhor forma: Moldar o caminho: praticam o que pregam... Incentivar: elevam a moral da equipe, reconhecem as realizações de seus colaboradores.

Empowerment “Empoderamento” Dar aos colabora-dores a autoridade para tomar decisões (decisões operacionais). Delegar

Dicas para aplicar o Empowerment: Definir claramente as responsabilidades; Dar autoridade aos colaboradores; Tratar os colaboradores com respeito, confiança; Treinar o necessário; Dar informações suficientes.

Estrutura organizacional Antes: Direção – Pensava Gerencias e Chefias – Cobravam - Nível operacional - Fazia

Estrutura organizacional Agora: Todos ajudam a pensar e cada um é responsável por gerenciar suas funções.

Fazendo as coisas acontecerem Poder e influência: cinco fontes-chave de poder: - Poder pessoal: vem de dentro de você. Vem da personalida-de, do carisma, da suas crenças e con-vicções.

Fazendo as coisas acontecerem Poder pelos relaciona-mentos: vem da força de seu círculo de ami-gos. Poder pela posição: vem da posição que se ocupa na hierarquia da empresa.

Fazendo as coisas acontecerem Poder pelo conhecimen-to: vem da experiência, treinamento, especializa-ções. Poder das tarefas: vem do trabalho em si. Ex. Um bom vendedor....

Fazendo as coisas acontecerem Responsabilidade, autoridade e participação. Responsabilidade: indica quem na empresa é responsável por determinada tarefa.

Fazendo as coisas acontecerem Autoridade: Significa que a empresa formalmente lhe conferiu o poder necessário para executar o trabalho.

Fazendo as coisas acontecerem Participação: Significa responder pelos resultados que se alcança. Comunicação, dar feedback das atividades.

Delegação A delegação é uma importante ferramenta para os administradores aumentarem o volume de trabalho que conseguem executar.

Delegação: Aspecto da delegação Gestão tradicional Gestão do Empowerment Por que delegar? Liberar o tempo da alto gerência para atividades nobres Dar maior agilida-de à organização, melhor atendimen-to ao cliente O que delegar? Trabalhos de rotina Poder de decisão Como delegar? De cima para baixo Prover condições para que a decisão esteja perto da ação Delegação de respon-sabilidade Responsabilidade limitada ao cargo Responsabilidade compartilhada Pirâmide hierárquica Alta direção no topo Cliente no topo Alinhamen-to do delegado Ao superior hierárquico À missão e aos princípios da empresa

Seis etapas para delegar de maneira correta: Delegação Seis etapas para delegar de maneira correta: Comunique a ativida-de/tarefa: diga exata-mente o que é para ser feito. Forneça o contexto da atividade: quais as razões de fazê-la.

Delegação Seis etapas para delegar de maneira correta: Determine os padrões: quais os padrões que devem ser seguidos –POP. Procedimento Operacional Padrão: Resultados que se espera; Atividades e padrões que devem ser seguidos; Cuidados especiais.

Seis etapas para delegar de maneira correta: Delegação Seis etapas para delegar de maneira correta: Outorgue autoridade: conceder a autoridade necessária. Forneça suporte: indicar os recursos que serão necessários.

Seis etapas para delegar de maneira correta: Delegação Seis etapas para delegar de maneira correta: Consiga comprometimen-to: certifique-se de que as pessoas aceitaram a missão. Um dos maiores problemas com a delegação é não delegar autoridade e recursos necessários para executar a atividade.

Metas EMARP Específicas: metas claras. Mensuráveis: que possam ser medidas. Atingíveis: metas possíveis.

Metas EMARP Relevantes: aliadas as metas globais da empresa. Prazos: ter início e fim. Criando vários pontos de referências.

Reuniões Pontos positivos: - Reuniões são energi-zadoras: oportunidade para os colaboradores serem ouvidos, indepen-dente da hierarquia ou do tempo de casa.

Reuniões Pontos positivos: Reuniões são uma ex-celente maneira de se comunicar: Reuniões desenvolvem habilidades de liderança: comunicar-se na frente de colegas aumenta a auto-confiança.

Reuniões Pontos positivos: - Reuniões elevam o moral: as pessoas que-rem saber o que está acontecendo na empre-sa e querem sentir parte importante dela.

Reuniões Pontos negativos: Reuniões sem foco: não se atinge os propósitos al-mejados. Reuniões em excesso: é melhor ter menos reuniões e mais produtividade nas reuniões.

Reuniões Pontos negativos: Despreparo para as reuniões: sem pauta definida e informações necessárias para as to-madas de decisões ou comunicações eficientes. Desperdício de tempo nas reuniões.

Maneiras de melhorar as reuniões: Esteja preparado: quanto mais preparo, melhor serão os resul-tados. Tenha agenda/pauta: lista de tópicos a serem abordados na reunião.

Maneiras de melhorar as reuniões: Comece e termine na hora marcada. Tenha menos reuniões: convoque reunião quando for absolutamente neces-sário.

Maneiras de melhorar as reuniões: Inclua em vez de excluir: ouça todas as idéias e procure selecionar as melhores. Mantenha foco: siga a pauta da reunião e deixe um espaço para assuntos gerais.

Maneiras de melhorar as reuniões: - Reúna e distribua as ações: distribua as res-ponsabilidades para ma-is participantes. Regis-tre as decisões toma-das.

Reuniões Ata de Reunião Ação Respon-sável Pra-zo Avali-ação Deptos: Data: Horário: Participantes: Objetivo da reunião: Assuntos tratados: Ações definidas: Ação Respon-sável Pra-zo Avali-ação

Reuniões - Obtenha feedback: Solicite a opinião dos participantes. Pode ser avaliação verbalmente ou através de formulário de avaliação.

Maneiras de aperfeiçoar a habilidade de debater em reuniões: Peça clareza; Controle os dominadores; Ouça; Resuma; Contenha divagações;

Maneiras de aperfeiçoar a habilidade de debater em reuniões: Administre o tempo; Termine a discussão; Teste o consenso; Avalie constantemente o processo de reuniões.

Inteligência Emocional Willian James: (pai da psicologia moderna) Ao mudar as atitudes internas de suas mentes, os seres humanos podem mudar os aspectos externos de suas vidas.

Inteligência Emocional A inteligência emocional é simplesmente o uso inteligente das emoções. Isto é fazer, intencionalmente, com que suas emoções trabalhem a seu favor.

Inteligência Emocional Os componentes da Inteligência Emocional: A capacidade de perceber, avaliar e expressar correta-mente uma emoção; A capacidade de gerar ou ter acesso a sentimentos quando eles puderem facilitar sua compreensão de si mesmo ou do outro;

Inteligência Emocional Os componentes da Inteligência Emocional: A capacidade de compre-ender as emoções e o co-nhecimento derivado de-las; A capacidade de controlar as próprias emoções para promover o crescimento emocional e intelectual.

Inteligência Emocional O QI não é suficiente para explicar os diferentes caminhos trilhados pelas pessoas. Os mais brilhantes podem deixar-se levar por impulsos desgovernados ou serem, às vezes, pilotos incompetentes de suas vidas particulares.

Inteligência Emocional Estudos mostraram que a Inteligência Emocional é a responsável por nossos sucessos e fracassos. Assim o desempenho pessoal é determinado pelo equilíbrio entre nossas emoções e razões.

Inteligência Emocional Quociente de Inteligência: É formado pela quantidade de informações que conseguimos guardar. Quociente Emocional: É a autoconsciência e o controle emocional, que é capaz de dominar os impulsos, tolerando frustrações.

Inteligência Emocional Componentes do sistema emocional: Os pensamentos; As alterações fisiológicas; E o comportamento. Ex. Subordinado chegar atrasado.

Inteligência Emocional As pessoas com inteligência emocional são otimistas, tem auto-estima, são capazes de entender as outras pessoas de modo empático e eficaz

Inteligência Emocional No mundo atual, tão competitivo, é indispensável conhecermos o comportamento humano. É preciso reconhecer atitudes racionais e emotivas e as necessidades básicas, tanto em nós como nos outros.

Inteligência Emocional Habilidades que precisamos ter: - Auto-conhecimento que permite a autocrítica. Ter coragem para assumir responsabilidades pelos nossos atos.

Inteligência Emocional A Inteligência Emocional capacita para: Autocontrole emocional: abandonando estado de espírito negativo. Controle de impulsos: tolerando frustrações. Crenças positivas: sobre os fatos da vida, os desafios constantes.

Inteligência Emocional A Inteligência Emocional capacita para: Saber interpretar os canais não verbais da comunicação. Saber controlar as emoções em outra pessoa. Ter adequada e consciente auto-estima.

Motivação A motivação é aquilo que o leva a despender energia numa direção específica com um propósito específico. Exemplo: Fazer um relatório Resolver um problema com colega.

Motivação O trabalho mais difícil e um dos mais importantes para as lideranças é manter sua equipe motivada e produtiva. Uma pessoa é diferente da outra. Algumas pessoas são altamente motivadas. Outras não parecem nada motivadas.

A maioria das pessoas considera a intrínseca Motivação - Motivação intrínseca: vem das forças interiores. Ex.: orgulho de se executar um bom trabalho - Motivação extrínseca: vem das forças de fora. Ex.: receber bônus, ser reconhecido. A maioria das pessoas considera a intrínseca mais forte.

Teorias sobre motivação: Teoria de Maslow Auto Realização Auto Estima Social Segurança Fisiológicas

Teorias sobre motivação: Teoria de Herzberg Classificou os fatores que influenciam o comportamento das pessoas no trabalho em duas categorias: Fatores de manutenção Fatores de motivação

Teorias sobre motivação: Fatores de manutenção: Teoria de Herzberg Fatores de manutenção: São influenciados pelo salário, pelo ambiente de trabalho, pela estabilidade no emprego, política de administração da empresa, e relacionamento com os colegas e chefes.

Teorias sobre motivação: Teoria de Herzberg Fatores de motivação: São influenciados pelas responsabilidades pes-soais, realizações, desa-fios, crescimento profis-sional, reconhecimento.

Teorias sobre motivação: Teoria de Herzberg A falta de dinheiro leva a insatisfação, mas possibilitar às pessoas crescimento profissional, reconhecimento, responsabilidades e desafios levam à satisfação e, portanto, à motivação.

Motivação Teorias sobre motivação: Teoria de Hendrie Weisinger Diz que as fontes de motivação são: Você mesmo (pensamentos, atitudes); Amigos, parentes e colegas;

Motivação Teorias sobre motivação: Teoria de Hendrie Weisinger Diz que as fontes de motivação são: Um mentor emocional (uma pessoa real ou fictícia); Seu ambiente (o ar, a ilumi-nação, os sons, mensagens dispostas em sua sala).

Os elementos da motivação são comuns a todos nós: Confiança, Otimismo, Tenacidade, Entusiasmo, Resistência.

Os elementos da motivação são comuns a todos nós: É a confiança que nos permite crer que temos a capacidade de executar uma tarefa.

Os elementos da motivação são comuns a todos nós: É o otimismo que nos dá a esperança de que o desfecho terá uma solução positiva.

Motivação Os elementos da motivação são comuns a todos nós: É a tenacidade que nos mantém concentrados na tarefa.

Os elementos da motivação são comuns a todos nós: É o entusiasmo que nos permite ter o prazer no trabalho e é a resistência que nos permite começar tudo de novo.

Reconhecimento e Recompensas Principais motivadores: Agradecimento pessoal (verbal) do gerente... Agradecimento, por escrito, do gerente... Promoção por desempenho; Elogio em público; Reuniões para elevação do moral.

Reconhecimento e Recompensas Os gerentes raramente recompensam seus colaboradores. Estatísticas mostram que: 58% raramente, ou nunca, receberam agradecimento verbal; 76% raramente, ou nunca, receberam agradecimento por escrito.

Reconhecimento e Recompensas Estatísticas mostram que: 78% raramente, ou nunca, receberam promoções ba-seadas no desempenho; 81% raramente, ou nunca, receberam elogios em público; 92% raramente, ou nunca, participaram de reuniões para elevar o moral.

Reconhecimento e Recompensas Quatro chaves para tornar eficazes as recompensas: 1. A recompensa deve espe-cificar o comportamento que está sendo recompensado. Informar que comportamento similar acarretará recompen-sa similar. 2. Deve-se oferecer a recom-pensa com sinceridade.

Reconhecimento e Recompensas Quatro chaves para tornar eficazes as recompensas: 3. Deve-se oferecer a recompen-sa em tom positivo. Nunca faça uma reprimenda imediatamente após um elogio. 4. Deve-se conceder a recompen-sa o mais próximo possível do acontecimento que a provocou. Grande parte do impacto dos prêmios esvai-se quando eles são entregues meses depois do acontecimento que se quer reforçar.

Como motivar uma equipe? Motivação Como motivar uma equipe? Motivar uma equipe é um trabalho árduo e contínuo. As pessoas precisam de uma liderança forte, motivada e vibrante. Ninguém motiva pessoas: elas são motivadas para agir e obter um resultado. Quem faz algu-ma coisa faz por duas razões: Obter resultado desejável ou evitar um resultado indesejável. São as pessoas que devem desejar o sucesso.

Como motivar uma equipe? Motivação Como motivar uma equipe? As pessoas são motivadas pela vontade de satisfazerem seus desejos e necessidades. O se-gredo da motivação é identificar o que motiva o profissional. A motivação é diferente em pessoas diferentes: as pessoas pensam e agem de acordo com seus valores e experiências.

Como motivar uma equipe? Motivação Como motivar uma equipe? Mostre ao colaborador como ele está indo. As pessoas gostam de saber em que estágio elas estão. Perspec-tivas que se encontram abertas. Reconheça o valor pessoal: Elogie. Cada pessoa ao se encontrar com você espera ser notada. Não observe sua equi-pe apenas para encontrar erros.

Como motivar uma equipe? Motivação Como motivar uma equipe? Repreenda, mas sempre bus-cando construir: Muitos chefes se realizam com a repreensão. Identifique e neutralize os “pre-gadores do Apocalipse”: são verdadeiros mestres em mos-trar erros, falhas e em desani-mar qualquer um que se dispo-nha a ouvir seus comentários. Você, como líder, precisa fazê-los jogar no “seu time”, mostrar como estão prejudicando o trabalho da equipe.

Como motivar uma equipe? Motivação Como motivar uma equipe? Esteja sintonizado com as emo-ções da sua equipe: Você, como líder, deverá ser capaz de olhar nos olhos do seu colaborador e “sentir” quando alguma coisa não está bem. Precisa sintonizar as emoções dos membros da equipe e perce-ber situações fora do normal que possam estar prejudicando o de-sempenho daquele profissional. Como poderão se concentrar no trabalho se estão passando por um sério problema? O apoio neste momento é fundamental para consolidar a sua liderança frente a seu profissional.

Automotivação: a chave dos resultados dos vencedores Se talento e persistência não garantem os melhores resultados, então o que falta? Seria a educação e a inteligência? Depende mesmo da escolha do ser humano em ser positivo ou negativo, ter metas, ser seta e não alvo, correr na frente para obter a vitória. Talvez o incentivo poderia ser a grande diferença. O mundo nos dá o incentivo em forma de pla-nos, trabalho, mercado, oportuni-dades e família. Porém, o incen-tivo só é útil se encontra uma pessoa motivada.

Automotivação é a diferença que faz a diferença. É a diferença entre os que dão certo e os que dão errado. É a chave que abre a porta e reúne na mesma pessoa o talento, a persistência, a educação, a inteligência e o incentivo. Essa “equipe” dá consis-tência à construção dos propó-sitos individuais, transformando nossos sonhos em realidade.

Automotivação é a diferença que faz a diferença. Não existe nenhum truque para vencer. Mais do que qualquer coisa, o que existe é uma atitude cotidiana cons-tante. Estar motivado representa 90% do caminho a percorrer para ter um comportamento po-sitivo e uma vida de resultados. O nosso sucesso depende da nossa dedicação. Ele não admite que se desperdice o tempo.

Motivação Motivação é a base da vitória e a chave que abre as portas do seu futuro, enfrentando as adversidades com garra e persistência, com educação e inteligência, com incentivo e, acima de tudo, disposição em ser uma pessoa positiva, que sabe que qualidade não começa com “algo”, mas co- meça com “alguém”, em to-dos os níveis, e isso faz a diferença.

OITO ATITUDES VENCEDOREAS: Manual página 25.