ANALISANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARBORETO DA EMBRAPA FLORESTAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Advertisements

DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
Avaliação como Mecanismo de Accountability
Orientações sobre o Trabalho de Conclusão de Curso
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
Edna Maria Barbosa Arrebola
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Resultados da Auto-Avaliação do curso de Ciência da Computação da UFPB
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
Tatiana seniciato Osmar Cavassar
Mais Educação - Projeto Meio Ambiente
AGRADECIMENTOS BIBLIOGRAFIAS FIGUEIREDO, A.; Pietrocola, M. Física um Outro Lado. Editora FTD, São Paulo, MENEZES, L.C. Física para o Ensino Médio.
P ROJETO C ORAL -S OL E M INISTÉRIO P ÚBLICO Carolina Sconfienza Faria Tamiris Imaeda Yassumoto Ministério Público usa laudo técnico do projeto Coral-Sol.
Curso de Mecânica com Simuladores no Moodle
Colégio Nossa Senhora de Sion
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Projeto Semana da Pátria
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
PROJETO PLANTAR E SEMEAR
Componentes do grupo: Adilaine Brito Pereira Ana Claudia Delminio
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal Título da Iniciativa: MINIBIBLIOTECAS DA EMBRAPA Data de Início: Dezembro/2003 Área Temática: Outros: DEMOCRATIZAÇÃO.
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
Clube da Floresta “ Os Rebordãos” CADERNO DE MEMÓRIAS
Trabalho em grupo.
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
APRESENTAÇÃO NAVEGAR Clique aqui !!!.
“COMO PLANEJAR UMA VISITA A UM MUSEU E QUE ATIVIDADES DESENVOLVER ATRAVÉS DE SUAS EXPOSIÇÕES
Milena Sousa Veras Andrea C. G. Azevedo Cutrim
TRILHA ECOLÓGICA.
Trabalho:“Cinema na escola”
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
“Horta na Escola” “Conscientização Ambiental.”
Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais.
Introdução O Plano Estratégico Situacional (PES) é um método de planejamento por problemas e trata, principalmente, dos problemas mal estruturados e complexos,
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Deficiência Mental Leve
Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social XXII CBBD 2007 AÇÃO PARA CIDADANIA E ACESSO LIVRE À INFORMAÇÃO: BIBLIOTECA E ARQUIVO ESCOLAR Departam,ento.
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
É possível a germinação sem água? CEMEI “Dionísio da Silva”
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
TÍTULO DO TRABALHO ALUNO Orientador: Professor Nome Ponte Nova 2013.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
Nome do aluno Nome do professor orientador
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Atividade na Perspectiva Ambiental Crítica -A invasão da Tilápia - Bruno Bartolo, Camila Vilela, Laís Serafim e Lara Azevedo.
O computador como Meio e como Fim...
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
Introdução Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Roni Ivan Rocha de Oliveira Maria Luíza de Araújo Gastal
Transcrição da apresentação:

ANALISANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARBORETO DA EMBRAPA FLORESTAS NA TRILHA ECOLÓGICA E ARBORETO DA EMBRAPA FLORESTAS Ana Carolina Mendes Marcos Rachwal Luiz Henrique Oliveira Withers Dezembro de 2002

INTRODUÇÃO Nos dias de hoje, observa-se um desequilíbrio ambiental intenso. Isso deve-se ao fato das pessoas não estarem conscientes do meio a sua volta. É necessário instruir os seres humanos a sentirem parte do meio ambiente, preservando-o . Esta conscientização começa em casa e na escola, como sendo uma questão de postura. A Embrapa Florestas possui uma trilha ecológica e um arboreto onde foi desenvolvido um programa de Educação Ambiental, no qual os visitantes recebem informações sobre a floresta e a sua inter-relação com os demais elementos naturais.

Importância da Aula Ecológica Ao iniciar a aula ecológica, os participantes recebem informações sobre as árvores. A trilha ecológica e arboreto contribuem na conscientização e valorização do meio ambiente ao enfatizar a floresta com suas inter-relações. Para isso utilizam-se a sensibilização, a interatividade, os sentidos e o lúdico para transmitir informações técnicas e ecológicas em linguagem adequada a faixa etária dos alunos visitantes.

TRILHA ECOLÓGICA Para iniciar a trilha, orienta-se que os alunos peçam licença para entrar na floresta. Na trilha ecológica, primeiramente explica-se alguns cuidados que os alunos devem ter em uma floresta. Durante todo o trajeto é enfatizada a importância da preservação da natureza. O aluno é motivado pensar nas questões ambientais.

ARBORETO árvores de várias espécies do mundo . No arboreto os visitantes têm a oportunidade de conhecer árvores de várias espécies do mundo . E explica-se a diferença de uma árvore exótica de uma nativa, a importância de se saber o nome científico das árvores, um pouco de retrospectiva histórica brasileira é vista na árvore Pau-brasil.

professores logo após a “ Aula Ecológica ”. QUESTIONÁRIOS Um primeiro questionário foi aplicado aos professores logo após a “ Aula Ecológica ”.

QUESTIONÁRIOS assimilaram o conhecimento adquirido na trilha e Para avaliar como os alunos e professores assimilaram o conhecimento adquirido na trilha e arboreto foi desenvolvido um questionário para os estudantes do Colégio Paulo Freire, após 2 meses da aula ecológica “ in loco ”, o questionário foi feito com 49 alunos e 6 professores.

CONCLUSÃO Como pode ser notado o PREA, alcançou os objetivos a que se propôs.

AGRADECIMENTOS Marcos Rachwal Luiz Henrique Oliveira Withers