Direito Constitucional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Curso de Especialização em Avaliação da Gestão Pública (Pós-graduação lato sensu) Escola Nacional de Administração Pública -ENAP 2005.
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
Organização Curricular da Escola
Inclusão Digital x Educação Digital
Quadro geral das Ciências da Educação.
PODER CONSTITUINTE O poder constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. É o poder.
Aula 06: O que vai para a Constituição?
PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
TEMA 10 INFORMÁTICA JURÍDICA E DIREITO DA INFORMÁTICA
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Profª. Teodolina B. S. C. Vitório 2011
TEORIA GERAL DO PROCESSO
Unih+ Curso Preparatório OAB
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR
NOÇÕES DE DIREITO Relações de Direito; Características; Fontes;
PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE
NEOCONSTITUCIONALISMO
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Sistemas Jurídicos Comparados – Introdução
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO TEMA 01: O QUE É DIREITO PENAL?
PROF. MARIUSA R. SILVA SACHELARIDE AULA DE 03 DE AGOSTO DE 2012.
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.
Uma proposta de mudança
APRESENTAÇÃO DIREITO DAS SUCESSÕES
APRESENTAÇÃO BIODIREITO
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
TEORIA DA CONSTITUIÇÃO 2º DIV/2º DIN
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Direito constitucional i
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
APRESENTAÇÃO.
Prof. Ms. José Elias de Almeida
Direito Constitucional III
Curso: Direito Disciplina: Direito Internacional Privado
Direito e Legislação Introdução Direito.
PRINCÍPIOS DO PROCESSO DO TRABALHO
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
APRESENTAÇÃO BIODIREITO
Introdução a Engenharia de Alimentos
Aula 1 A – Noções sobre Direito Público e Direito Privado
CURSO DE DIREITO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA Plano de Ensino: Unidade l INTRODUÇÃO Á APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA ( Plano.
CURSO DE DIREITO SOCIEDADE E TUTELA JURÍDICA TEORIA GERAL DO PROCESSO
Direito Constitucional I Bárbara Lobo UNIDADE 4 – REFORMA, REVISÃO E EMENDA CONSTITUCIONAL.
APRESENTAÇÃO DIREITO DE FAMÍLIA
CURSO DE DIREITO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO
Aula 1 – Introdução Professora: Larissa
• Manejo – Formação – Professor.
DIREITO CONSTITUCIONAL I
PORQUE QUERO SER REPRESENTANTE –
NOÇÕES GERAIS DE DIREITO
APRESENTAÇÃO DIREITO DE FAMÍLIA
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
DIREITO ADMINISTRATIVO I Prof. Anderson Rosa 2015 / 2.
ESTUDOS DE CASOS PODER JUDICIÁRIO
Competências Profissionais
Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Dra. Livia Perasol Bedin.
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO Etimologia  Do latim vulgar derectus, particípio passado de dirigere, de regere.  Dirigir, conduzir, guiar.  Correto,
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO CONSTITUCIONAL Objeto  Poder estatal.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
Faculdade Piaget - Brasil
1 Fontes do Direito do Trabalho Ordenamento Jurídico : “Conjunto de Normas emanadas de autoridades competentes vigorantes num dado Estado’ (Maria Helena.
FACULDADE BATISTA BRASILEIRA CURSO DE DIREITO. FACULADE BATISTA BRASILEIRA DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS TERCEIRO SEMESTRE CARGA HORÁRIA: 72 HORAS/AULA.
Transcrição da apresentação:

Direito Constitucional Área de Concentração - 5.º Ano

Avisos Grupos para os projetos de 2011 do Curso de Direito: Grupo Comunidade: Luzia coordenadora. Projetos: NPJ, Direito na comunidade, Direito vai à escola e todas as parcerias externas (Procon, Juizado Especial...) Grupo Pesquise: Luiza e Cabette coordenadores. Projetos: TCC (Milena), Revista Eletrônica, Parcerias institucionais e parcerias internacionais, Casoteca, monitoria e divulgação de oportunidades.

Avisos Grupos para os projetos de 2011 do Curso de Direito: Grupo Futuro (empregabilidade, passar no exame da OAB, no concurso público, ou seja, tudo o que diz respeito ao futuro do aluno): Milena coordenadora. Projetos: extensivo e intensivo para a OAB; Simulado, Estudos dirigidos, NPJ, projeto habilidades. Grupo Ensino: [3+2] Curso de Direito precisa ser pensado na formação do aluno do primeiro ao terceiro ano (formação de base do aluno) e, depois, do quarto ao quinto ano. Apoio pedagógico 1, 2 e 3. Apoio pedagógico 4 e 5. Professores: Milena, Luiza, Keziah e Gianfranco. Projetos: apoio pedagógico diferenciado, sala de leitura, monitoria, grupos de estudos, semana jurídica, aluno saraiva e aula inaugural, top 5 TCC.

Avisos Em relação às avaliações: 1.º ao 3.º Ano: A1 (discursiva) de 0 a 10 – feita pelo professor. De 3 a 5 questões discursivas, de 5 a 10 linhas para resposta. Deve ser levada em conta a norma culta e estrutura de pensamento. A2 integrada de 0 a 10 (dissertação, cujo tema é escolhido pelos professores, abordado nos estudos dirigidos). Correção anônima; um professor por sala, seguindo o espelho de correção. A3 – livre, de 0 a 8 – pode ser objetiva (se objetiva, com mínimo de 10 questões e máximo de 20, com tempo máximo de 60min. Tempo mínimo de permanência do aluno em sala de aula: 20min.) ou oral, feita pelo professor. Segunda- chamada: prova(s) perdida(s), todas com matéria cumulativa.

Avisos Em relação às avaliações: 4.º e 5.º Ano: A2 será objetiva, de 0 a 10, com mínimo de 10 questões e máximo de 20, com tempo máximo de 60min. Tempo mínimo de permanência em sala de aula: 20min. A1 é livre, de 0 a 8, contudo 50% da prova é discursiva e 50% é livre. Todas as duas provas têm peso 1.

Avisos Em relação à semana de provas: 1.º ao 3.º ano: 1 semana, com resta 1. 4.º e 5.º ano: a prova será em duas semanas. Na primeira semana, prova na terça-feira e na quinta-feira, sendo que na segunda-feira, na quarta-feira e na sexta-feira, haverá aula normal, cobrada presença. Na segunda semana, por sua vez, haverá prova na segunda-feira, na quarta-feira e na sexta-feira. Na terça-feira e na quinta-feira não haverá aula, pois já foi realizada a avaliação das disciplinas na semana anterior.

EMENTA Conceito de Constituição. Constitucionalismo. Histórico das Constituições. Classificações das Constituições. Cláusulas pétreas. Poder constituinte. Eficácia das normas constitucionais. Interpretação constitucional. Controle de constitucionalidade. Divisão orgânica do poder (tripartição de poderes). Processo legislativo. Direito de nacionalidade. Direitos políticos. Outros temas constitucionais relevantes.

Bibliografia básica LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. São Paulo: Saraiva. SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Malheiros. MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo: Atlas.

Conceito de Constituição Terminologia Direito Constitucional formalizou-se no fim do séc. XVIII, no dia 26 de set. de 1791, quando a Assembléia Constituinte francesa determinou que as faculdades ministrassem aulas sobre a Constituição Francesa. Faculdade de Direito de Paris foi a primeira do mundo a incluir Direito Constitucional na grade curricular (1834). Em 1797, a escola italiana (Pellegrino Rossi, Di Luzzo e Compagnoni) disseminou o uso da expressão.

Conceito de Constituição Hoje, utiliza-se Direito Constitucional para designar um Direito Público fundamental (complexo de relações para a organização estatal). Relembrando: Direito Público: regula as relações em que o Estado é parte; Direito Privado: regula as relações entre particulares.

Conceito de Constituição Interferência normativa: inexiste separação perfeita entre normas de Direito Público e normas de Direito Privado. Exs.: casamento; queimadas; construção de casas por particulares em áreas de risco...

Conceito de Constituição A noção de Direito Constitucional pode ser: Resumida: é a ciência encarregada de estudar a Teoria das Constituições e o ordenamento positivo dos Estados. Detalhada: é a parcela da ordem jurídica que compreende a ordenação sistemática e racional de um conjunto de normas supremas encarregadas de organizar a estrutura do Estado e delimitar as relações de poder.

Conceito de Constituição O Direito Constitucional é considerado uma disciplina síntese, pois permite visualizar todas as conexões do fenômeno jurídico, pois exerce influência sobre todos os ramos do Direito.

Conceito de Constituição Contudo, nem todos os assuntos são da alçada do Direito Constitucional. Ex.: alguém que cometa homicídio terá sua conduta tipificada no Direito Penal (Art. 121 do CP), ainda que, acessoriamente, existam garantias constitucionais a serem observadas, como o devido processo legal (art. 5.º, LIV), a ampla defesa (art. 5.º, LV), a fundamentação da sentença condenatória (art. 93, IX) etc.