A EXPERIÊNCIA DO IGFSS: um modelo que produz resultados

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Transcrição da apresentação:

A EXPERIÊNCIA DO IGFSS: um modelo que produz resultados Nelson Ferreira

Agenda Macro-enquadramento Gestão da Dívida Gestão do Património Modelo de Gestão do IGFSS Conclusões

 Macroenquadramento

Macro-enquadramento Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social Direcção-geral da Segurança Social Instituto de Gestão Financeira Instituto de Gestão do Fundo de Capitalização Instituto de Informática da Segurança Social Instituto de Segurança Social Sistema Público Previdencial Solidariedade Protecção Familiar Sistema de Acção Social Sistema Complementar Orçamento de 20.000 M€ Receitas Contribuições  12.000 M€ Orçamento Estado  7.000 M€ Outras Receitas  1.000 M€ Despesas Pensões  9.000 M€ Desemprego/Doença  2.000 M€ Acção Social  2.000 M€

Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social Macro-enquadramento Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social Orçamento e Conta Gestão Financeira Gestão do Património Gestão da Dívida Áreas de Suporte Coerciva Grandes clientes O IGFSS em números Gerimos um orçamento superior a 20.000 M€ Abastecemos diariamente 30 instituições Gerimos 700.000 processos executivos Administramos 5.300 imóveis Temos 470 colaboradores e 20 balcões distritais

 Gestão da Dívida

Modelo prejudicial ao desenvolvimento económico  Gestão da Dívida O modelo anterior – gestão de contas-correntes Modelo desconcentrado com autonomia de actuação, dificultando a consolidação de informação Inserção manual de informação, aumentando erros Apuramento demorado da dívida com um prazo médio de instauração de um processo de cobrança coerciva entre 1 a 2 anos, prejudicando a constituição de garantias patrimoniais e a eficácia da cobrança Modelo prejudicial ao desenvolvimento económico

Taxa de recuperação de dívida insatisfatória  Gestão da Dívida O modelo anterior – gestão de dívida Gestão burocrática de processos, criando uma visão fragmentada do cliente Modelo reactivo, nunca preparado nem focado na cobrança Modelo desorganizado, sem definição correcta de prioridades Esforço pesado das equipas, remando assincronamente Taxa de recuperação de dívida insatisfatória

 Gestão da Dívida Visão estratégica 3 Vectores de mudança, suportados num reforço do modelo de gestão Automatismos Modelo Gestão Negociação Viabilização

 Gestão da Dívida Automatismos Tramitação automática dos processos (da instauração à penhora, à extinção) Desmaterialização Interconexão de dados Patrimoniais Créditos Responsáveis subsidiários Penhoras…

 Gestão da Dívida Negociação Celebração de acordos prestacionais Atendimento focado na cobrança Reversão sobre singulares

 Gestão da Dívida Viabilização Perspectiva económica de longo prazo Criação de Gabinete de Apoio ao Investidor Parceiro IGFSS Devedor Investidor

 Gestão do Património

 Gestão do Património Caracterização 1.057 Imóveis de Renda Livre, incluindo prédios, lojas, terrenos, unidades fabris, etc. 4.265 Imóveis de Renda Social, estando a maioria a necessitar de obras de reabilitação. Valor patrimonial superior a 300M€. Valor de mercado superior a 400M€.

 Gestão do Património Visão estratégica Valorização e Rentabilização do Património de Renda Livre Valorização de imóveis numa óptica do ROI Valorização de activos estratégicos Actualização de rendas Redução de imóveis devolutos e de cedências gratuitas Gestão mais eficaz e de proximidade para a Habitação Social Cedência de Património a entidades locais e venda a arrendatários Reabilitação de fachadas e zonas comuns (empreitada contínua) Regularização matricial e predial de 800 predial

 Modelo de Gestão do IGFSS

 Modelo de Gestão do IGFSS 5 dimensões desenvolvidas de forma articulada com recurso a práticas inovadoras de gestão

 Modelo de Gestão do IGFSS Gestão por Objectivos Balanced Scorecard Traduzir a estratégia em objectivos  12 Mapas Estratégicos  Monitorização on-line  120 Objectivos, 330 indicadores  Responsabilização e Proactividade  Alinhamento com ISO 9001  Alinhamento com Avaliação Individual Resultados: 90% objectivos superados

 Modelo de Gestão do IGFSS Gestão por Objectivos Mapa Estratégico 2007

 Modelo de Gestão do IGFSS Gestão da Qualidade  5.ª entidade nacional reconhecida com o 1.º nível de excelência do modelo da EFQM: COMMITTED TO EXCELLENCE (2006)  Certificação pela Norma Internacional NP EN ISO 9001:2000 (Out 2007) VISÃO: Instituto líder na Qualidade do serviço público

 Modelo de Gestão do IGFSS Gestão de Recursos Humanos  Plano de Recrutamento Cenarização das saídas até 2020  Plano de Formação Alinhamento com visão estratégica  Plano de Combate ao Absentismo Motivação Resultados: taxa de cobertura das saídas de 155% 40H formação/colaborador (2006) taxa de absentismo de 5,4%

 Modelo de Gestão do IGFSS Gestão da Comunicação  Plano de Comunicação anual  Gestão da Mudança  Reforço da cultura institucional  Comunicação electrónica  Transparência das decisões  Envolvimento dos colaboradores - Resultados: Lançamento de 500 iniciativas de comunicação

 Modelo de Gestão do IGFSS Responsabilidade Social  Dupla vertente - interna: satisfação colaboradores - externa: retorno à sociedade  23 iniciativas desde 2006 - Apoio a 5 instituições - Banco do tempo - Recolha de sangue Resultados: Recolha anual de 1 tonelada de donativos Renovação de Instituição Social

 Conclusões

 Conclusões Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social Visão Estratégica Práticas de gestão inovadoras Um modelo de gestão que produz resultados…

 Conclusões

 Conclusões

 Conclusões

Resultados de negócio: rentabilização  Conclusões Resultados de negócio: rentabilização Diferencial entre a rendibilidade média das aplicações financeiras do IGFSS e a rendibilidade média do MMI (Mercado Monetário Interbancário)

 Conclusões Outros Resultados N.º de Penhoras Bancárias em 2007: 110.000 N.º de gerentes revertidos: 25.000 Aumento da receita de arrendamento: 25% Rendas não cobradas: 16,49% em 2005, 4,6% actual Satisfação de arrendatários: 90% Visitas ao site de vendas de imóveis: 53.000 Taxa de Reclamação na Avaliação Individual:

Obrigado nelson.ferreira@seg-social.pt