Estratégias de divulgação para o uso do HINARI (modulo 6.1)

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Transcrição da apresentação:

Estratégias de divulgação para o uso do HINARI (modulo 6.1)

Visão Geral Discussão dos conceitos de divulgação Estratégias para implementação dos mecanismos de divulgação Desenvolvimento do plano de divulgação do HINARI para a sua instituição Nota: Este módulo contém materiais provenientes da Publicizing e-Resources at Institutions , (ITOCA) (http:www.itoca.org)

Por que divulgar o HINARI? Muitas opções de informações para usuários da Internet ; Optar pela utilização do HINARI como ferramenta chave, principalmente para ‘’e-resources’’. Para ensinar os usuários sobre o potencial deste recurso - para enriquecimento do currículo, prática clinica e pesquisa Para aumentar sua utilização e justificar o apoio dos editores

Definição da estratégia de divulgação para as Bibliotecas “ Um processo de planejamento para identificar, atrair, satisfazer e ganhar a sustentação de uma maneira que promova os objetivos da biblioteca’’. Sterngold, A. Marketing for special libraries and information centres: the position process. Special Libraries: 1982:17(4)254

“ A estratégia de divulgação deve ser constituída a partir de uma maneira de pensar baseada na aproximação do conjunto da equipe de funcionários da biblioteca. Deve prever e fornecer os serviços que os usuários necessitam da melhor maneira possível.” Wakeham M Marketing and health libraries Health Information and Libraries Journal: December 2004:21(4)237-46

Estratégia de divulgação um processo baseado nas necessidades dos seus usuários, principalmente na utilização dos textos completos de revistas eletrônicas uma ferramenta estratégica de gerenciamento necessidade de engajar usuários para incentivar o uso de HINARI em um longo período de tempo deve-se identificar as necessidades dos usuários e manter uma constante comunicação com os mesmos suprimento dos recursos relacionados com o HINARI para os diferentes grupos de usuários

Cinco variáveis do plano de divulgação produto preço lugar promoção avaliação

Produto A Biblioteca ou o órgão responsável pela promoção de informações deve prestar os seguintes serviços: recursos de informações espaço de trabalho, encontro ou estudo espaço para leitura e navegação acesso a internet e e-mails acesso a fotocópias e outras atividades outros Para este módulo, nós no concentraremos nos recursos do HINARI

Segmentos da estratégia de divulgação ‘’Os segmentos de estratégia de divulgação’’ são uma outra maneira de se referir aos grupos de clientes - para se identificar e se diferenciar Grupamento de bibliotecas de saúde por áreas geográficas, por temas ou setores ocupacionais. Os agrupamentos também podem ser classificados por necessidades e/ou por habilidades de informação A gerência sênior é um grupo de estratégia de divulgação - a sustentação é essencial Todos estes grupos terão as informações que poderão ser cumpridas por HINARI e por seus recursos

Papel da equipe de funcionários Toda a equipe de funcionários promoverá serviços quando interagirem com os usuários. Baseados na qualidade do serviço, a equipe de funcionários estabelecerá um bom relacionamento com os usuários . A respeito do HINARI, o papel da equipe de funcionários é: identificar possíveis usuários e suas necessidades. Estabelecer e confeccionar os modelos de serviços para grupos identificados

Exercício 1 liste os grupos existentes de sua biblioteca ou dos clientes de sua organização. Para estes grupos, identifique que tipo de informação o HINARI pode fornecer Esboce duas ou três idéias para incentivar o uso do HINARI para alguns destes grupos.

Espaço O "espaço" deve: ser acolhedor e organizado ser moderno e bem localizado conter o equipamento com capacidade suficiente para o suporte do HINARI A respeito do HINARI, O espaço é uma ‘’biblioteca digital’’ - página eletrônica e outras conexões o acesso pode ser distribuído para todas as instituições

Exercício 2 Descreva sua Biblioteca ou organização: Ambiente - pontos fortes e pontos fracos Mão-de-obra Acesso a internet Necessidades – físicas e virtuais (eletrônica)

Preço As bibliotecas da saúde não se promovem através do preço. A Fixação de preço deve ser: gratuita (custos adicionais não divulgados) acessível (uma opção razoável) completa (os usuários não tem recursos) obter lucro (não realista) A respeito do HINARI, o preço é gratuito porém existem muitos gastos embutidos.

Promoção Promoção ou 'estratégia de comunicação' É o elemento chave da estratégia Deve ser clara e demonstrar o que está sendo promovido , por que, para quem e quais as repercussões Não é sinônimo de estratégia de divulgação o recolhimento e a análise dos dados. É uma ferramenta da estratégia É uma campanha para comunicar com um grupo especifico de usuários sobre determinado serviço ou recurso (HINARI)

A Promoção inclui Páginas eletrônicas institucionais ou de bibliotecas Oficinas do treinamento, seminários ou reuniões Mala direta – visando audiência limitada e personalizada Propagandas, cartazes e pôsteres - visando alcançar uma audiência larga mas com uma mensagem simples

A Promoção inclui (2) Panfletos e boletins de notícias - que atinga uma larga audiência, contendo as informações de maneira sucinta. Eventos – alcançar uma grande audiência; pode conter um considerável número de informações e permite a interação entre a equipe de funcionários e usuários Boca-boca – entre professores, colegas e membros da equipe com usuários

Avaliação Notas de Avaliação Se a biblioteca ou o centro de informação da saúde forem bem sucedidas em conseguir os objetivos de divulgação Confirmar se as necessidades dos usuários foram identificadas e corretamente atendidas Medir objetivos do desempenho (dados do uso da instituição de HINARI)

Divulgação da pagina eletrônica

Exercício 3 Que tipo de ferramentas você usaria para promover o HINARI? Qual seria o papel da equipe de funcionários da sua unidade? Como você avaliaria o potencial do sua estratégia de divulgação?

Uma estratégia de divulgação bem sucedida : Deve incluir ofertas de fontes institucionais e exteriores Pode necessitar de um determinado tempo de treinamento da equipe de trabalho Pode utilizar: Pesquisas Reuniões Envolvimento nos projetos de outras partes da organização Trocar experiências com os usuários da biblioteca Grupos focais

Pesquisas Em uma estratégia de divulgação, uma pesquisa pode ser definida como: ''uma inspeção ou investigação detalhada que inclui a coleta de uma amostra dos dados ou das opiniões representativos de um determinado grupo'' Dicionários gratuitos: http://www.thefreedictionary.com/survey

Pontos chaves das pesquisas: Escreva uma boa introdução Faça as perguntas que fornecem a informação que você necessita Faça primeiro perguntas importantes, só depois as perguntas demográficas Organize as perguntas por grupos lógicos Utilize uma linguagem acessível Evite a utilização de termos técnicos e abreviações

Pontos chaves das pesquisas(2) Utilize números pares de respostas (a,b,c,d) , para evitar uma reposta neutra Considere os sentimentos de seus entrevistados Agradeça os entrevistados Mantenha a pesquisa curta, simples e objetiva Modelos de questionários e pesquisas– http://www.statpac.com/surveys/

Exercício 4 Liste 7-10 questões que você gostaria de incluir na pesquisa para os usuários do HINARI Como você gostaria de distribuir a pesquisa? Como você usaria esta informação aumentar o uso de HINARI?

Sumário da estratégia de divulgação Clara e objetiva Evite a utilização termos técnicos Adaptar-se a cada audiência

Estratégias de desenvolvimento Criar ‘postos de escuta’ Serviço de informações, caixa de sugestões e pesquisas Periodicamente Analise a eficiência de comunicação da estratégia Escreva um relatório De acordo com os resultados: Estratégia de comunicação adaptada para atender as necessidades dos usuários Existe sempre uma maneira melhor fazer as coisas A estratégia de divulgação do HINARI é um processo contínuo!

Final do Modulo 6.1 Atualizado 09 2007