A biblioteca escolar e os ambientes digitais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Fundamentos da Didáctica da Matemática
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Apostila 3 APRENDER A APRENDER
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática O conceito de competência Uma parte do problema.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Escola Superior de Educação
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Informática na Educação
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Escolhendo o nosso Futuro
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Departamento do Ensino Secundário
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Trabalhando com Grupos
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
Profa. Reane Franco Goulart
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Os quatro pilares da educação.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Situação de Aprendizagem
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Informática na Educação
A importância da informática na Educação para o séc. XXI
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
Docência universitária: repensando a aula
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

A biblioteca escolar e os ambientes digitais CONTEÚDOS 1.A escola e os objectivos da educação para o século XXI 2. A BE e a Sociedade da Informação 3.O papel das bibliotecas digitais e da Internet na educação 4. Os novos ambientes digitais 5.A biblioteca híbrida 6. O desenvolvimento das colecções em ambientes digitais 7.A organização da informação Margarida Coimbra

A biblioteca escolar e os ambientes digitais CONTEÚDOS 8. A arquitectura da informação 9. Vantagens da biblioteca digital 10. Limitações, dificuldades e alterações da biblioteca digital Margarida Coimbra

A biblioteca escolar e os ambientes digitais A informação assume actualmente um papel central na sociedade ao ponto de esta se denominar da Sociedade da Informação. As TIC transformaram radicalmente não só as nossas maneiras de comunicar, mas também de trabalhar, decidir, de pensar. A “Sociedade da Informação” constitui um desafio que tem que ser enfrentado com determinação de modo a adequar o país e os cidadãos às profundas mudanças daí resultantes. A Margarida Coimbra

A biblioteca escolar e os ambientes digitais Em Portugal o Livro Verde para a Sociedade da Informação (1997) na Medida 1.1 define que os estabelecimentos de ensino de todos os níveis devem ser dotados de computadores dispondo de acesso à Internet. O mesmo documento na Medida 1.2. propunha lançar programa para dotar bibliotecas e arquivos públicos com computadores ligados à Internet e a Medida 1.3 defendia a necessidade de promover programas de informação ao cidadão. Margarida Coimbra

A biblioteca escolar e os ambientes digitais Mas a tecnologia em si mesma não serve para justificar a escola, não é um fim da educação, não é a panaceia que resolve todos os problemas. O elemento central em educação é o processo ensino-aprendizagem. Todavia a escola não deve ignorar estes meios porque se o fizer desacredita-se como instituição. A verdadeira incógnita é saber se os professores irão apossar-se das tecnologias como auxílio ao ensino, para dar aulas cada vez mais bem ilustradas por apresentações multimedia, ou para mudar de paradigma e concentrar-se na criação, na gestão e na regulação de situações de aprendizagem? Margarida Coimbra

A biblioteca escolar e os ambientes digitais O facto de a Escola já não ser única responsável pela “guarda e passagem” do essencial dos saberes constituídos, face à acessibilidade do conhecimento que se prevê crescente, é inegável. Em contrapartida existem dimensões no papel da Escola que não são desempenhadas por nenhuma outra instituição. A necessidade de a escola proporcionar, no seu currículo, os saberes de referência, nos vários campos do conhecimento, para que o aluno se possa movimentar por si mesmo na sua aprendizagem futura, na actividade profissional, na actualização de que vier a necessitar. Margarida Coimbra

A biblioteca escolar e os ambientes digitais Além do potencial formativo relevante, a Escola desenvolve as competências sociais e cognitivas mais complexas, pela reflexão sobre e com diferentes padrões culturais. A educação no séc. XXI deve, segundo Jacques Delors, estruturar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais: Aprender a conhecer: numa sociedade tão complexa como a nossa, acumular muita informação pode não ser nada de substancialmente útil se não formos treinados a aprender a pesquisá-la, interpretá-la, classificá-la, criticá-la, avaliá-la e aplicá-la adequadamente a novos contextos. E isto devemos saber fazer ao longo de toda a vida. Margarida Coimbra

A biblioteca escolar e os ambientes digitais Aprender a fazer: isto implica aprender diferentes habilidades para ser capaz de fazer frente a um grande número de situações novas que se nos apresentam. Implica desenvolver capacidades que nos permitem inovar para melhorar as condições de vida de todos os habitantes do planeta. Aprender a viver juntos: é aprender a cooperar, a aceitar a diversidade e a valorizá-la como uma riqueza, significa também aprender a desenvolver projectos comuns para podermos enfrentar adequadamente os conflitos respeitantes aos direitos de todos. Margarida Coimbra

A biblioteca escolar e os ambientes digitais Aprender a ser: é aprender a desenvolver ao máximo as nossas capacidades, as nossas múltiplas inteligências: desde a lógico-matemática, a linguística que até agora têm sido as mais valorizadas no contexto escolar, mas também a inteligência de relacionamento interpessoal e intra-pessoal, para compreendermos os outros e a nós mesmos. Margarida Coimbra

A biblioteca escolar e os ambientes digitais Num mundo em que a informação e o conhecimento científico e tecnológico se produzem a ritmo acelerado e em que é necessário formar pessoas capazes de acompanhar essas mudanças, cabe às escolas e às BE a função essencial de criar e desenvolver nos alunos competências de informação, contribuindo para que os cidadãos se tornem mais conscientes, informados e participantes e para desenvolvimento da sociedade em geral. Margarida Coimbra

A biblioteca escolar e os ambientes digitais Actualmente os conhecimentos são adquiridos através de: Transmissão pelo docente Observação e experiências práticas Conhecimentos adquiridos nos documentos Pelo papel desempenhado por esta última forma a biblioteca escolar faz parte integrante do sistema de ensino. Principais características da biblioteca escolar tradicional: Margarida Coimbra

A biblioteca escolar e os ambientes digitais espaço aberto a alunos e professores espaço que agrupa um conjunto de documentos físicos espaço estruturado, classificado, dotado de instrumentos de recuperação e de acesso aos documentos estão associados serviços é também um lugar de estudo Com o advento da biblioteca digital o utilizador tem acesso remoto ao conteúdos e aos serviços das bibliotecas e outras Margarida Coimbra

A biblioteca escolar e os ambientes digitais fontes de informação, na possibilidade de reproduzir, ultrapassar e ampliar os serviços das “bibliotecas tradicionais”, aproveitando as potencialidades do armazenamento e comunicação digitais para desenvolver serviços mais personalizados e “amigáveis”. Para promover o acesso e utilização de informação multimédia e reduzir as barreiras de distância (geográfica e organizacional) e tempo no acesso à informação. Margarida Coimbra

A biblioteca escolar e os ambientes digitais Três aspectos principais caracterizam as bibliotecas digitais: Elas irão armazenar e dar acesso a volumes cada vez maiores de informação multimédia (texto, imagem, som, vídeo…) em suportes digitais e diversos formatos, a par da existência do suporte impresso; Em segundo lugar estarão acessíveis aos seus potenciais utilizadores a qualquer hora e de qualquer lugar. E os utilizadores poderão obter não apenas informação secundária (ex. registos bibliográficos), mas também informação primária (conteúdo integral dos documentos...) Margarida Coimbra

A biblioteca escolar e os ambientes digitais Finalmente as bibliotecas digitais permitirão de forma transparente para os utilizadores, a pesquisa e o acesso às suas colecções locais ou a qualquer outra fonte de informação existente nas redes de comunicação onde estejam integradas. A possibilidade de ligação virtual entre todas as bibliotecas transformará cada uma delas num nó de uma biblioteca digital à escala planetária. Margarida Coimbra